TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS GERENCIAS RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Por:   •  8/5/2016  •  Ensaio  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

GESTÃO HOSPITALAR

ALICE FERREIRA DE AQUINO

PROCESSOS GERENCIAS

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

TUTOR: JANAÍNA SANCHES SANTOS

LAVRAS

2015


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        ....01
  2. FORMAS DE COMUNICAÇÃO INTERNA E AS TECNOLOGIAS EXISTENTES........................................................................................................02
  3. IMPORTÂNCIA DE UMA VISÃO SUSTENTÁVEL PARA UM GESTOR HOSPITALAR CONTEMPORÂNEO....................................................................05
  4. PAPEL DO GESTOR HOSPITALAR NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E TROCA DE INFORMAÇÕES INTERNAS............................................................07
  5. FLUXOGRAMA INTERNAÇÃO CIRÚRGICA ELETIVA......................................09
  6. REFERÊNCIAS....................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

A comunicação tem por finalidade fazer participar muitos de um só elo, ou seja, é a ligação entre pessoas a respeito de uma informação. A comunicação se dá em todos os aspectos da vida social, profissional e pessoal. Ela parte da natureza do homem, e seu resultado é o diálogo. Sendo assim, não é uma técnica e sim um acontecimento natural necessário para os relacionamentos interpessoais.

Além de a comunicação fazer parte da vida pessoal, ela também está na vida profissional. A comunicação nas organizações na era da informação é um dos processos mais importantes. Através dela é que as pessoas interagem, é uma necessidade fundamental das pessoas. O sistema comunicacional é indispensável para o procedimento administrativo interno e para o relacionamento das organizações com o ambiente exterior. Caracterizada como comunicação cultural, comunicação administrativa, comunicação social e sistemas de informação. Através destas considerações, percebe-se que a comunicação não é apenas mais um elemento nas organizações, mas sim um processo que passa por todas as áreas e pessoas dentro da instituição.

O aspecto tecnológico é fundamental nos relacionamentos organizacionais, são as inovações tecnológicas que revolucionaram as comunicações, permitindo maior acesso à informação e o uso dos seus benefícios. Sendo assim, para que a comunicação interna alcance seus objetivos, deve estar relacionada à políticas, estratégias, qualidade, conteúdo e linguagem, pessoal responsável e uso das novas mídias com adequação das inovações tecnológicas.

Percebe-se que a tecnologia revolucionou a comunicação, mas além de seus benefícios, é preciso adaptar as informações existentes à sua linguagem e objetivos, além de estimular o público interno a interagir como essa ferramenta.


2 FORMAS DE COMUNICAÇÃO INTERNA E AS TECNOLOGIAS EXISTENTES

A Comunicação Interna engloba todas as práticas e processos comunicativos de uma determinada organização com o seu público interno (funcionários, colaboradores, acionistas). Sendo estabelecida de forma correta, além de resultados positivos nas áreas administrativa, mercadológica e econômica, consegue tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e agradável para todos que constituem a empresa. A comunicação pode ser:

  • Verbal :
  • Interna – quando o processo acontece dentro da empresa
  • Externa – quando o processo ultrapassa os limites da empresa, ocorrendo entre esta e funcionários ou instituições de fora da empresa

Transmissão da mensagem

  • Oral (contatos, reuniões de integração, avaliação, análise, controle e feedback)
  • Escrita – Comunicados internos, circular.
  • formal (realizada através da hierarquia)
  • informal (realizada fora do sistema convencional).

  • Não verbal – O propósito deste tipo de informação é exprimir sentimentos sem usar a palavra. Exemplo: balançar a cabeça para indicar um “sim”.
  • Ambiente – espaço físico. Exemplo: a decoração do escritório ou hotel escolhido para uma reunião de negócio.
  • Posição do corpo – apresenta-se a uma pessoa em um estilo esportivo pode indicar aceitação ou ser interpretado como desleixo.
  • Postura – inclinar-se em direção a outra pessoa sugere ser favorável em relação à mensagem.
  •  Gestos das mãos – aplausos e, se, com as palmas abertas para cima – perplexidade.
  • Expressões e movimentos faciais – aspectos da face e movimentos com a cabeça podem indicar aprovação, desaprovação ou descrença.
  • Timbre de voz – podem comunicar confiança, nervosismo ou entusiasmo.
  • Vestuário, adorno e aparência – comunicam mensagens como:”acho esta reunião importante”.
  • Reflexão – muitos sinais não verbais são ambíguos. Exemplo: um sorriso indica calor humano, mas, às vezes pode indicar nervosismo.

Seja através da comunicação verbal ou não verbal, a informação é indispensável aos funcionários de uma empresa como base para atingir metas. É através da informação que se pode detectar áreas problemáticas capazes de impedir a consecução de objetivos. É também, por meio dela que são avaliados desempenhos. Atualmente, existem diversos meios tecnológicos de transmitir as mensagens.Exemplo:

  • Painel eletrônico Mídias eletrônica Minidoor Móbile marketing Rádio e TV internos que devem se localizar em pontos estratégicos e de visibilidade dentro da organização pode ser descrito como um mural onde são dispostos os comunicados oficiais da instituição. Hoje, com o avanço da tecnologia, algumas empresas optam pelo mural eletrônico, que ao invés de se localizar no corredor, fica disponível na internet
  • Eventos Nesta categoria, destacam-se congressos, palestras, seminários, workshops, feiras e festas de confraternização. São muito eficazes por gerar visibilidade, trabalhar com a emoção e aproximar pessoas. Cicloturismo Escola Profissional de Aveiro
  • Painel eletrônico único equipamento que pode ser visualizado mesmo sob intensa luz solar. Telão e vídeos convencionais não possuem a mesma capacidade de visualização
  • Mídia eletrônica se destacam os portais, blogs, intranet, e-mails, chats e fóruns. As vantagens estão na velocidade com a qual se transmite a informação e no grande número de receptores.
  •  Móbile marketing: Torpedo SMS enviado via celular por meio de mailing preestabelecido. Além de auxiliar na comunicação interna, pode ser uma ferramenta de marketing direto. São funcionais em período de processos seletivos e outras divulgações especiais organização.
  • Rádio e TV internos Esses veículos, que podem ser produzidos pelos próprios colaboradores e gestores da organização, além de integrar recursos potenciais como som e imagem, podem divulgar diariamente os eventos e expor os profissionais da instituição.

O Sistema de Informação Gerencial, abrange uma coleção organizada de pessoas, procedimentos, software, banco de dado e (Management Information System – MIS) é um sistema de informação, tipicamente baseado em computadores, utilizado no seio de uma organização. Podemos descrever um sistema de informação como um sistema que consiste na rede de canais de comunicação numa organização, exijam atenção para uma eficiência operacional. Dispositivos que fornecem informações rotineiras aos gerentes e aos tomadores de decisão.O sistema de informação gerencial pode, sob variadas condições, trazer os seguintes benefícios para as empresas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (370.7 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com