TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA PROFISSIONAL

Pesquisas Acadêmicas: ÉTICA PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUCÃO

O que é ser ético? Ser ético não é somente ser ético no profissional ou no social, ser ético é em qualquer lugar e ocasião. Por isso trate-se também a ética geral, para ter uma ética geral precisa-se de moral, cidadania e todos os contextos que as pessoas se tornem cidadãos.

Ética profissional se aplica como dever da profissão, respeitar seus clientes e colegas. E sempre tendo a responsabilidade de ser bem vista a profissão.

Ser ético é ter a responsabilidade de assumir todos os atos e responder por eles, sempre tendo uma boa conduta com a sociedade. Será tratado a ética como dever e não como virtudes, têm os códigos de ética documentados então são deveres que foram estabelecidos para serem seguidos.

“Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras, vigie suas palavras, porque elas se tornarão atos, vigie seus atos, porque eles se tornarão seus hábitos, vigie seus hábitos, porque eles se tornarão seu caráter, porque ele será o seu destino.” (Poeta anônimo americano)

SÍNTESE

Como a ética profissional é muito semelhante à ética social é importante lembrar que através dela que se pratica o respeito. Afinal, atitudes inadequadas podem afetar o desempenho e a reputação de uma empresa.

CONTEXTUALIZAÇAO DA PESQUISA

Ética profissional é o conjunto de regras que orientam a consciência do profissional e representam normas de conduta dentro do âmbito de trabalho.

Algumas profissões possuem conselhos responsáveis pela criação de códigos de ética específicos, como é o caso dos médicos, dos advogados, das engenharias, etc, onde são necessários por questões de segurança. Esses conselhos prevêem penas disciplinares em lei caso sejam violados.

Para o bom funcionamento do trabalho e o sucesso, todo profissional deve ter e adotar alguns comportamentos, onde os principais são:

Ser uma pessoa preparada técnica e moralmente para exercer uma função dentro de uma organização ou de forma autônoma. Tecnicamente, porque o profissional que diz possuir as habilidades necessárias e na realidade não está preparado prejudica a si próprio e à empresa que o contratou. Moralmente, porque o caráter ético é notado em muitos pormenores de seu desempenho.

Um profissional ético é honesto, sincero, franco, transparente. Por essas características conquista a confiança de colegas, subordinados e superiores. Fala quando necessário e quando deve. Incentiva seus colegas ou subordinados a agirem éticamente, mesmo quando a conduta contrária pode trazer retornos financeiros ou materiais mais fortes.

Sugeri alternativas quando a forma habitual de atuar na empresa ou no ramo de negócios for contrária à moral ou aos bons costumes.

Sabe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com