TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética no uso de sistemas de informação

Tese: Ética no uso de sistemas de informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Tese  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

Ética no uso dos Sistemas de Informação

A tecnologia da informação e os sistemas de informação podem ser uma faca de dois gumes. Ela pode ser uma fonte de muitos benefícios. Uma grande conquista dos sistemas de informação baseados em computador contemporâneos é a facilidade com que as informações digitais podem ser transmitidas e compartilhadas entre muitas pessoas. Mas, ao mesmo tempo, essa poderosa capacidade cria novas oportunidades para violar a lei ou tirar benefícios de outros. A cópia de software e de outras mídias digitais é uma das questões éticas urgentes suscitadas pelos sistemas de informação atuais.

O processo de crescimento dos sistemas de informação, tem contribuído significativamente para o surgimento de atitudes antiéticas relacionadas a conduta dos usuários da Internet, ferindo princípios éticos e morais fundamentais para garantir as relações humanas na sociedade. Diante disto, o tema da ética começa a chamar a atenção da sociedade a partir da reflexão de vários fatos de condutas antiéticas na política, na economia, como também no uso indevido do sistema de informação Internet.

A ética deve garantir o direito ao anonimato e à privacidade. A Unesco ressalta que um conceito maduro de ética da informação inclui livre acesso a conhecimento público, e o armazenamento de conteúdo em formatos abertos.

Laudon e Laudon, colocam que os desafios de administração da informação são inúmeros e entre eles destacam:

-Entender os riscos morais da nova tecnologia. Mudanças tecnológicas rápidas significam que as escolhas que os indivíduos enfrentam também mudam rapidamente, bem como o equilíbrio de risco e recompensa e as probabilidades de apreensão de atos errados também. A cópia de software emergiu como uma nova questão ética precisamente por isso, além de outras questões. Nesse ambiente, será importante para a gerência conduzir uma análise do impacto ético e social das novas tecnologias. Nem sempre haverá respostas corretas sobre como se comportar, mas no julgamento gerencial devem ser levados em conta os riscos morais da nova tecnologia.

-Estabelecer políticas éticas comuns que incluam questões de sistemas de informação. Os gerentes são responsáveis por desenvolver políticas éticas comuns e por executá-las e explicá-las aos empregados. Historicamente, a área de sistemas de informação é a última a ser consultada, e muito mais atenção tem sido dispensada à integridade financeira e às políticas de pessoal. Contudo, a empresa deve ter uma política de ética na área dos sistemas de informação abrangendo assuntos tais como: privacidade, propriedade, responsabilidade, qualidade de sistema e qualidade de vida. O desafio será como instruir os gerentes fora da área de sistemas sobre a necessidade dessas políticas, e como formar a sua mão-de-obra.

Turban et al [2] afirmam que o uso da TI levanta muitas questões éticas, desde o monitoramento da correspondência eletrônica até uma potencial invasão de privacidade de milhões de clientes, cujos dados estão armazenados em bancos de dados públicos e privados. Os autores colocam que as questões éticas são muito importantes na economia digital e que o uso disseminado da TI e a natureza abrangente da Internet criaram inúmeras oportunidades para atividades que muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com