TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética profissional no filme "Amor sem pesos"

Trabalho acadêmico: Ética profissional no filme "Amor sem pesos". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 9

Junho/2013

SUMÁRIO

1. Introdução (Ética e Administração).....................................................................

2. A ética profissional no Filme “Amor sem escalas”...............................................

2.1. Sinopse do Filme

2.2. Analise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração

3. Conclusão................................................................................................................

4. Referências Bibliográficas.......................................................................................

1. INTRODUÇÃO

Para atender as solicitações acadêmicas contidas na etapa 1 da ATPS da disciplina Ética e Relações humanas de trabalho, abordaremos o conceito de Ética e o conceito de Ética profissional nos parágrafos a seguir.

Entendemos por ética aquilo que pertence à propriedade do caráter, está vinculada ao estudo do juízo das condutas humanas e sua aceitação, baseando-se em valores morais como comportamento humano em sociedade, que são seus costumes, regras, convenções estabelecidas por cada sociedade e cultura, é um conjunto de comportamentos e normas em procura da moralidade e consciência e meios de alcança- lós, objetiva situar o bem tanto ao individuo quanto a sociedade. Encontra-se presente em toda sociedade, no mundo, no dia a dia não só para a qualidade de vida enquanto pessoa, mas enquanto profissional e consiste em um bem para auxiliar as atitudes e comportamento no exercício pessoal e profissional.

A ética é um conjunto de atitudes e valores que é aprendida e se expressa a partir do interior do individuo e está sempre em evolução, é cumprir os valores postos pela sociedade para possibilitar a convivência.

Segundo Marilena Chaui, a conduta ética só tem vida, quando existe um agente consciente, ou seja, quando o individuo consegue distinguir o que é certo do que é errado, a diferença entre o bem e o mal, entre o permitido e o proibido.

Foi observando as relações humanas em todo o seu contexto e principalmente na formação de grupos ou organizações, que o homem percebeu a necessidade de oficializar as regras de convivência através de uma resolução normativa a qual se denominou Código de Ética Profissional. Sua finalidade é padronizar e orientar os indivíduos que compõe um determinado grupo, a adequar o seu comportamento possibilitando a sua inclusão e permanência dentro deste.

A ética profissional tem como intuito promover entre os funcionários e organização um bom relacionamento, e por consequência um aumento no índice de confiança entre si favorecendo um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável e por fim o aumento da produtividade, que é o foco principal das organizações.

1. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

Ainda que em pleno século XXI, tentemos explicar algumas atitudes, com a evolução da tecnologia, com a demanda das novas necessidades e com a luta pelo poder e sobrevivência das organizações, nada justifica a falta de ética e respeito nas relações humanas.

Em meio à desenfreada concorrência e luta pela permanência no mercado, as organizações buscam estratégias para reduzirem despesas (custos), e aumentarem suas receitas (lucros).

É fato que o lado emocional dos funcionários elencados para a demissão, vinha à tona quando eram chamados para concretização do comunicado. O trabalho é considerando como atividade fundamental para a sobrevivência do homem, e toda a sua vida se desenvolve em torno desta atividade, ou seja, o trabalho é a fonte que possibilita ao homem, sonhar e realizar esses sonhos.

Embora todas as demissões ocorressem dentro do mesmo cenário, sem justa causa, eram diversas as reações dos demitidos, mas todas com algo em comum, a indignação pela forma com que fora conduzida. Todos sem exceção, desde os mais jovens até os com mais idade e tempo de empresa, esboçavam decepção e desespero, ao se depararem com a condição “desempregado”.

A dura realidade de sermos desligados de nossas atividades dentro da empresa que trabalhamos e garantimos o nosso pão através de nossos empenhos, poderia ser “amenizada” se fosse gerida pelo corpo de profissionais da própria empresa, pelo seu chefe direto, e de forma transparente. Assim existiria a possibilidade de redução do impacto causado pela situação, considerado o vinculo que se estabelece com a instituição e pessoas com as quais convivemos diariamente.

Conseguimos observar que o que é ético para uns, para outros não é. Ainda que a ética seja algo estático, ou seja, que não deveria mudar independente da posição de cada individuo o que se enxerga é que mediante a condição de se obter vantagens, os profissionais mudam seu conceito.

Alguns argumentos eram usados pela companhia no momento das demissões, podemos perceber que a ética empregada, visava benefícios somente para a organização, não existia uma real preocupação e consideração por funcionários que por anos se dedicaram as suas atividades. Em uma reunião de treinamento para os profissionais que realizariam tal trabalho, eles citam algumas frases que justificam a crise econômica do pais, com o intuito de motivá-los para a realização das demissões. de forma a não deixar com que estes profissionais não se impactassem pelo lado emocional da situação e levassem em consideração que este era um mercado promissor naquele momento.

“O varejo caiu 20%”

A indústria automobilística está no buraco”

“A indústria imobiliária está por um triz”

Estamos passando por um dos piores momentos da economia Americana”

ESSE É O NOSSO MOMENTO!

Neste cenário, existem duas faces, aquela que sofre a perda e a outra que ganha vantagem frente a crise.

Concluindo, a ética é utilizada no filme “Amor sem escalas” sem equidade, ou seja, beneficia alguns em detrimento de outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com