TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Arquitetura da Destruição

Por:   •  30/7/2020  •  Resenha  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

O filme traz Hitler como o arquiteto da destruição, que permeado ao seu ideal de estética e arte como instrumento político em conjunto as suas aspirações de ser uma artista/arquiteto renomado, matou mais de 11 milhões de pessoas, majoritariamente, os judeus.

A Alemanha estava vivendo uma época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi quista como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Hitler chega até mesmo a elaborar duas exposições de arte, uma divulgando a "arte sadia", condizente com suas concepções estéticas da raça ariana, e outra exposição, desta vez da "arte degenerada", mostrando ao povo alemão como era a arte que eles não deveriam apreciar. E assim chega ao ponto de comparar diversas obras modernistas com fotos de casos de malformação congênita, retiradas de revistas médicas da época, o filme mostra o acervo da cultura hitlerista capturados pelos seus seguidores.

Para o nazismo, as obras modernas deformavam o valor humano e na verdade representavam as distorções genéticas existentes na sociedade; em objeção defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e consequentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Dessa forma nasce uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.

Essa relação dos nazistas com a arte que pode ser interpretada como algo positivo e negativo, positivo porque promove uma ressurreição da cultura; negativo, porque ao mesmo tempo combateu uma arte autêntico e extraordinário. Entende-se porque os nazistas combateram esses artistas modernos: a maioria deles também usava a arte como instrumento político, e tinham, na sua maioria, inclinações para o marxismo. Entretanto, é bastante perceptível e assustador o alto preço dessa bela arte clássica nazista para quem não se encaixava nos seus paradigmas.

a arte como arma/instrumento político

O documentário evidencia a obsessão paranóica dos nazistas na procura de um modelo de embelezamento da sociedade alemã, dessa forma é feito o uso da medicina para legitimar o discurso de “limpeza da Alemanha” dos males físicos das pessoas e coisas vistas como fora dos padrões, e a comparação em mensagens subliminares da etnia judaica a pragas, pestes e doenças, como ratos.

Judeus, ciganos, comunistas, homossexuais, deficientes físicos e mentais, ou simplesmente não ser a favor desta conjuntura proposta como plano de mundo, sob a ótica nazista deveriam ser aniquilados da sociedade, porque precisavam ser retirados do mundo para não contagiar a raça pura ariana.

Cientistas, artistas, intelectuais, arquitetos, políticos e tantos outros indivíduos considerados a nata da sociedade alemã contribuíram para as mais criminosas práticas cientificas, culturais, sociais no estado alemão durante o governo de Adolf Hitler, instigados pela perspectiva nazista de progresso cientifico e social através da ciência e de uma “racionalidade superior” as demais. O mais curioso disto tudo é como os atos genocidas cometidos pelo nazismo( por ordem de seus chefes e mandatários)foram executados por homens e mulheres comuns, pessoas nada excepcionais, demonstrando toda a faceta banal que o mal pode assumir.

Além disso, a arte vai ter um papel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com