TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS VARIEDADES DO BULLYING

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.068 Palavras (29 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 29

AS VARIEDADES DO BULLYING

                                                         MARIA EUNICE MOREIRA DOS ANJOS

Faisp faculdade interativa de São Paulo

RESUMO

Bullying- é uma prática que sugere vários tipos de agressões físicas ou verbais, que vem ocorrendo de forma repentina e intencional contra um ou mais vítimas.  Podemos dizer que é um fenômeno, e já vem sendo estudado desde a década de 70 na Suécia.

Para uma melhor compreensão, este estudo buscou analisar diversos artigos científicos sobre este ato, pois atingem principalmente as escolas, este tipo de violência envolve uma complexidade de fatores, que esta cada vez mais ocorrendo em todo mundo, seja pela a aparência, por questões de gênero, ou pelo simples fato de agir de maneira diferente dos padrões impostos pela sociedade, não se justifica os motivos. Trata-se de bullying (intimidação). Suas consequências podem gerar traumas e até levar ao suicídio.

Sabemos que o fortalecimento das relações entre escola e alunos, e um maior preparo dos professores e os funcionários, pois são extremamente necessários para minimizar os efeitos e causas de risco a que essas crianças e adolescentes estão expostas a essas práticas nas escolas.

Palavras-chave: escola, compreensão e crianças/adolescentes.

Summary        

Bullying – It is a practice that suggests several types of physical or verbal assaults, which has been in a suddenly intentional manner against one or more victims. We can say that it is a phenomenon, and has already been studied since the 1970s in Sweden.

For a better understanding, this study sought to analyze several scientific articles on this act, since they affect mainly schools, this type of violence involves a complexity of factors, which is increasingly occurring worldwide, either by appearance, for reasons of gender, or simply acting differently from the standards imposed by society, the reasons are not justified. It is bullying. Its consequences can generate traumas and even lead to suicide.

We know that strengthening relationships between school and students, and greater preparedness of teachers and staff, are extremely necessary to minimize the effects and causes of risk to which these children and adolescents are exposed to these practices in schools.

Key words: School, understanding and children/adolescen


1. INTRODUÇÃO        

            O Bulliyng sempre existiu entre o ser humano, com menos influência e também menos conhecimento do fato, porém nos dias de hoje é muito discutido principalmente em meios sociais tais como: escolas, igrejas e amplamente na mídia, pais esta por sua vez vem ganhando espaço e trazendo certo interesse em nossos meios, tanto acadêmico como também na sociedade. Este trabalho tem como intuito de divulgar com característica as causas e consequências no nosso país. Sabemos que o Bullying é multidisciplinar, pois tem despertado interesse de diferentes ramos de várias atividades como a educação, a saúde sem se tratar muito com a justiça.

Ao ter conhecimento do tema específico é necessário entender que o Bulliyng é muito abrangente, quando estiver relacionado e praticado dentro de uma escola, até porque no Brasil pesquisas mostram grandes índices envolvendo esta prática, sem distinção de classe.

Mesmo entendendo que o bullying é um fenômeno que envolve repetida e sempre são intencionais as agressões contra uma ou mais pessoas, com interesse de prejudicar e afetar, é necessário compreender que este tipo de ocorrência é comum em toda nossa sociedade, hoje com uma ampla discussão é vem despertando um interesse crescente em todo meio acadêmico.

Este trabalho tem total intenção de divulgar alguns fatos sociais e suas verdadeiras consequências, buscando esclarecer e propagar as causas e os fatores que o bullying insiste e vem cada vez mais atravessando em nosso meio principalmente nas escolas, aonde geralmente os adolescentes são os agressores e vítimas, mesmo com os veículos de comunicação, e orientação vinda das escolas, família, ainda não é suficiente para alcançar e conscientizar toda a população perante esta causa.

     

 2. METODOLOGIA

           Para se ter uma visão ampla sobre o bullying é preciso que façamos uma análise de vários acontecimentos que por muitos pensadores atuais foram cometidos justamente pela a presença deste novo fenômeno. Desde a década de 1990 o bullying passou a ser discutido, nas escolas, e nas famílias, sendo um assunto com extrema complexidade pelo o fato de ser desconhecido e para muitos seria apenas “uma brincadeira de criança”. Em 2005 o tema passou a ser objeto de discussão em artigo cientifico e em todos os meios de comunicação, sendo matéria de reportagem por presenciarem situações de violência entre alunos, passou a ser uma preocupação para as autoridades escolares e a sociedade em geral, a partir daí, essas formas de intimidar chamou a atenção por seu caráter de complexidade.  

           Estudo tem demonstrado que enquanto os alunos seguem ameaçados, sempre são intimidadas e excluídas pela sociedade por seus pares, as escolas continuam sem perceber que de fato há um problema rodeando o ambiente escolar. Isso comprova que por falta de atitude nossos alunos vêm cada vez mais efetuando o regresso, no que diz respeito à socialização e faz com que distanciem da aprendizagem necessária que o indivíduo necessite para o seu desenvolvimento cognitivo.

           Lopes, (2005) Embora os estudos sobre o bullying escolar no Brasil sejam recentes, o fenômeno é antigo e preocupante, sobretudo em função de seus efeitos nocivos. Um exemplo que podemos considerar um efeito nocivo desse fenômeno foi a tragédia na Columbine High School, em 20 de abril de 1999, os adolescentes Dylan Klebold e Eric Harris concretizaram um plano macabro planejado há meses. “Hoje é o dia em que o mundo acaba”, Eric disse a Dylan. Quando a mãe de Dylan soube pelo noticiário que o filho poderia ser o perpetrador dos acontecimentos em curso, ela já estava detida pela polícia em sua própria casa. Nesse momento, Sue conta que desejou a morte do filho. "Rezei para ele morrer. Algo tinha de pará-lo. Eu demorei meses pra acreditar. Vivi meses de negação extrema. Uma das coisas mais difíceis foi saber que eles iam explodir a escola inteira." Sue diz ainda que "Hoje eu consigo ver que havia sinais (de que o filho tinha problemas). Ele havia sido preso, tinha problemas na escola. Mas eu não percebi que essas coisas eram sinais de um problema mental. Por isso eu escrevi esse livro, para mostrar que quando as crianças demonstram irritação, talvez não seja o caso de dar broncas. Talvez seja um sinal de que elas estão doentes."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)   pdf (239.2 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com