TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DE CONJUNTURA

Por:   •  20/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DE CONJUNTURA

Apresentar uma análise completa do acontecimento: Ataque às torres gêmeas em 11 de  setembro.   Análise os seguintes aspectos:  acontecimentos, cenários, atores, relações de força e relação entre “estrutura” e “Conjuntura”

    Os acontecimentos podem ser definidos como fatos que adquirem um sentido especial para um país, classe social, pessoa ou grupo, Assim sendo, os acontecimentos em torno do ataque às torres gêmeas em 11 de setembro de 2001 foram capazes de afetar o destino de um grande número de pessoas e a sociedade como um todo.

    Desse modo, cabe apontar tais acontecimentos: atentado terrorista ocorrido no dia 11 de setembro de 2011 nos Estados Unidos, marcado pela colisão de dois aviões nas torres do World Trade Center, em Nova York, e pela queda de um avião no Pentágono, na capital Washington DC, o que resultou na morte de milhares de pessoas; o grupo islâmico Al-Qaeda assumiu responsabilidade pelos ataques aos Estados Unidos, que, por sua vez, decidiu invadir o Afeganistão coma justificativa de encontrar o líder do Grupo Asama Bin Laden; o governo dos Estados Unidos implementou uma política de Guerra ao Terror, acarretando numa mudança significativa no que diz respeito à segurança internacional.

    Nesse contexto, convém destacar os cenários desse contexto, ou seja, as ações da trama social e política que se desenvolvem em determinados espaços. Os cenários incluem: o endurecimento das políticas de segurança por parte do governo dos Estados Unidos diante do impacto na segurança do país após o atentado que deixou milhares de mortos e feridos, além das perdas materiais; o movimento de invasão ao território do Afeganistão pelos Estados Unidos; a aflição e temor no âmbito internacional diante do contexto.

    Dentre os atores que desempenham papéis nesta trama social destacam-se o governo dos Estados Unidos, o grupo Al-Qaeda, a sociedade dos Estados Unidos, o governo do Afeganistão, a sociedade afegã e a comunidade internacional.

    No que diz respeito às relações de forças entre os atores sociais, elas podem ser de confronto, coexistência e cooperação, revelando uma relação de força, domínio, igualdade e subordinação. No contexto do 11 de setembro, as principais relações se configuram como: relações de confronto entre o governo dos Estados Unidos, a Al Qaeda e o Afeganistão; relações de subordinação da sociedade estadunidense às políticas implementadas pelo governo; relações de cooperação entre o governo dos Estados Unidos e a comunidade internacional.

    No contexto do ataque, o governo e a sociedade dos Estados Unidos estavam subordinados à Al Qaeda. Após o ataque, essa relação se inverteu, colocando o grupo islâmico e o governo afegão em uma posição de subordinação aos Estados Unidos. A relação entre “estrutura” e “conjuntura” ocorre a partir dos acontecimentos ou ações desenvolvidas pelos atores sociais, que geram uma situação e definem uma conjuntura estão relacionadas a história com o passado, relações sociais, econômicas e políticas estabelecidas ao longo de um processo mais longo que estão situadas em uma determinada estrutura que define características dos acontecimentos.

    Nessa perspectiva, os acontecimentos em torno do 11 de setembro marcaram a conjuntura, sobretudo social e política, dos Estados Unidos e do mundo, estando atrelados à estrutura daquele contexto. Sendo assim, as leituras sobre os acontecimentos do ataque às torres gêmeas podem ser realizadas a partir do ponto de vista da lógica de poder daquele contexto que, por um lado, colocou a segurança dos Estados Unidos em posição de vulnerabilidade em relação à organização Al Qaeda, o que possibilitou que o ataque acontecesse; por outro lado, o ato em si resultou na implantação de políticas contra terroristas, colocando o Afeganistão e sua população em uma posição de subordinação em relação aos Estados Unidos e suas políticas, gerando consequências visíveis até os dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com