TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSOLIDAÇÃO DOS CONCEITOS DE EMPREDEDORISMO

Por:   •  9/5/2020  •  Resenha  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (EAD)

Lato Sensu Ead - Espec. Em Gestão Estratégica de Negócios

Ana Paula Pereira Silva

CONSOLIDACAO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS SOBRE EMPRENDEDORISMO

EMPREENDEDORISMO E NOVOS NEGOCIOS

São Paulo

2020

ANA PAULA PEREIRA SILVA - 91965748

“PROCESSO E OS ELEMENTOS DE EMPREENDER”

Tarefa apresentada à Universidade Presbiteriana Mackenzie EAD, disciplina Empreendedorismo e Novos Negócios - turma 01Y com o objetivo de composição de notas.

Orientador: Marcos Roberto Morita

São Paulo

2020

“PROCESSO E OS ELEMENTOS DE EMPREENDER”

        

O Planeta tem passado por transformações ao longo do tempo, essas mudanças porem se intensificarão no Século XX, quando os maiores números de invenções surgiram, e mudaram o modo de vida de muitas pessoas desde então. As invenções são sobre coisas novas, ou já existentes que passaram a ser utilizadas de forma diferente, nunca pensada antes.

O empreendedor se destaca diante dos demais por sempre ousa fazer o diferente, tem a iniciativa de desenvolver algo novo, nunca feito ou desacreditado pelos demais. Outro ponto que se destaca e a Capacidade de Planejamento que possui, onde idealiza as metas, as acompanha e as cumpre. Apresenta também autoconfiança, liderança e perseverança. A paixão também acompanha esses visionários, e se destacaram por terem feito a diferença em seu tempo, querem ser reconhecidos pela obra, e deixar o seu legado na história.

A ênfase do empreendedorismo se dá com as mudanças tecnológicas, e com a rapidez que elas ocorrem, pois a barreira comercial e cultural tem sido eliminada por eles, globalizando, encurtando a distância entre pessoas em diferentes hemisférios, criação de novas relações de trabalho como Home Office, além de novos empregos, em área nunca pensadas, gerando assim, cada vez mais riqueza para a sociedade. Outro ponto importante e o engajamento de pequenas equipes, motivadas e o resultado enorme que possa se conseguir com o combustível certo no momento correto, isso era impossível de se pensar a alguns anos.

A 20 anos atrás as faculdades formavam profissionais para administrarem empresas e não para criá-las, isso passou a ser considerado a partir do momento em que houve a mudança de cenário, da necessidade da criação de novas empresas para atender as necessidades de novos consumidores. A partir da década de 1990 a 2000, onde o empreendedorismo passou a ser tratado no centro das políticas públicas. Um exemplo disso são os projetos criados para esse nicho de profissionais, subsídios governamentais para criação de novas empresas.

O Empreendedorismo e tão fundamental para sobrevivência da economia mundial que se tornou tema do Fórum Econômico Mundial, realizado na Suíça com os principais líderes Econômicos.

O Governo dos Estados Unidos investiu Bilhões para a criação do SBA (Small Business Administration), O Reino Unido e outros países da Europa também seguiu o exemplo dos Estados Unidos.

O Projeto GEM (Global Entrepreneurship Monitor) uma iniciativa entre Estados Unidos e Inglaterra, que hoje conta com mais de 30 países, com o objetivo de medir a atividade empreendedora e relacionar com o crescimento econômico no País.

O GEM desenvolveu um medidor de criação de novos negócios, que recebeu o nome de Atividade Empreendedora Total (TEA). Que mede a dinâmica empreendedora existente no País, realizando assim um ranking entre os países envolvidos.

O empreendedorismo no Brasil

 No Brasil o movimento do empreendedorismo passou a tomar forma na década de 1990, quando foram criadas as entidades como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software). Antes disso a criação de pequenas empresas e o empreendedorismo não era falado. O Sebrae se destaca com o Órgão mais conhecido pelo pequeno empresário brasileiro que busca suporte para a criação ou reestruturação do seu próprio negócio.

A Softex criou programas voltados para a ciência da computação e informática, foi também através dela que se ouvi falar em plano de negócios (business plan) que eram até então desconhecidos em nosso mercado.  Segue abaixo exemplos de investimento no empreendedorismo no Brasil:

  1. O programa de Geração de Novas Empresas da Software, criados na década de 1990, estimulando o ensino de disciplina em Universidades e a geração de novas empresas de Software (Start-ups). O projeto foi reformulado e continua ativo.
  2. O Programa Brasil Empreendedor, do Governo Federal, que foi dirigido para capacitação de mais de 6 milhões de empreendedores em todo o Brasil, juntamente com liberação de 8 bilhões em investimentos. Vigorou de 1999 a 2002 e obteve mais de 5 milhões em operações de credito.
  3. Criação dos programas Empretec e Jovem Empreendedor do Sebrae, de lideram as procuras de novos empreendedores.
  4. Santa Catarina possui o Programa Engenheiro Empreendedor, com objetivo de capacitar estudantes de Engenharia em todos pais.  
  5. As iniciativas mais recentes foram a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016, onde tivemos a oportunidade de criação de novos negócios, que de forma positiva contribuíram para a economia local.

O Brasil se destacou no GEM, por aparecer como pais com melhor relação entre o número de habitantes adultos a começar um novo negócio e o total dessa população: 1 em cada 8 adultos. Esse ranking e importante, pois demonstra a capacidade de empreender exercida Pais. O GEM também pode perceber que quando o projeto da empresa e bem estruturado, ele gera riqueza, e está fortalecendo a economia, quando o negócio não e estruturado, chamado de empreendedorismo de necessidade, onde o empreendedor se aventura na jornada de empreender por falta de opção, o que por falta de planejamento em conhecido levam a pequena empresa a fracassar de forma rápida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com