TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Marx e Bobbio

Por:   •  8/12/2021  •  Resenha  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Disciplina: Teoria Política Aplicada às Relações Internacionais 

Aluno: Paulo Filipe da Silva Castro

Professor: Victor Leandro

O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA - MARX e ENGELS

Karl Marx e Friedrich Engels farão uma colaboração na elaboração do Manifesto do Partido Comunista. A pedido da Liga dos Comunista, uma organização ideológica composta por militantes exilados, os dois autores escreveram o manifesto em um período onde ocorria a primavera dos povos - conflitos liberais, nacionais e socialistas que ocorreram por conta das crises econômicas nos países europeus. Por conta disso, o material produzido por esses pensadores trazia uma ideia de convocação para aniquilar a burguesia

Portanto, eles analisam a história como uma luta de classes. Onde, sempre o proletariado foi oprimido pelas classes que se localizam no topo das pirâmides. Com o fim do feudalismo, fica evidente a opressão que a burguesia exerce sobre o proletariado. Através da iniciativa privada e de suas influências em um modelo capitalista, eles fazem com que o Estado sempre tome atitudes que lhes dê mais lucro.  

Tal exploração do proletariado, pode ser explorado nas extensas jornadas de trabalho e na falta de autonomia presente na divisão do trabalho no modo capitalista de produção. Por conta disso, há muitas reivindicações de trabalhadores referente à mais direitos trabalhistas, melhor remuneração e condições dignas de trabalho. Sendo assim, os pensadores elaboraram a ideia da retirada da burguesia do poder pelo proletariado, fazendo com que quando os trabalhadores assumissem o poder político seria a única forma de conquistar os seus direitos.

Some-se, a isso, os autores do Manifestam julgam a política como um meio de dominação de classes e por conta disso o modelo capitalista melhor se apresentava em benefícios quando a elite estava no poder. Pois, o modelo capitalista preza pelo lucro do patrão e com isso a desigualdade social só cresce e o proletariado se torna obrigado em vender sua força de trabalho.

Desse modo, através do Manifestado, as idéias de Marx e Engels foram espalhadas para que as classes oprimidas obtivessem a consciência de que estavam sendo oprimidas e pudessem reivindicar seus direitos através de uma revolução de classes buscando o poder político.

A ORIGEM DA FAMÍLIA, DA PROPRIEDADE PRIVADA E DO ESTADO - ENGELS

Friedrich Engels escreveu a obra “A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado” no ano de 1884. Sua obra irá trazer uma análise da sociedade e junto a isso, o desenvolvimento do trabalho e da família. Some-se, a isso, a identificação de estado selvagem, barbárie e civilização como estágios pré-históricos de cultura, do autor Lewis Henry Morgan, que serve de base para as teorias de Engels.

Durante a barbárie, a concepção de família começa a se alterar e Engels falará sobre o pátrio poder romano. O pátrio poder romano, pode ser analisado quando ele é aplicado sobre os escravos, pois o domínio paterno será sobre o escravo, seu filho e sua esposa. Dessa forma, as atitudes do homem seria responsável pela morte e vida de cada um que está sob sua liderança e, assim, iniciaria um antagonismo de classes na família, entre o homem e a mulher.

De acordo com o supracitado, o autor diz que isso está claramente ligado à herança familiar da propriedade privada. Ainda segundo o autor, a monogamia representa uma subordinação da mulher ao homem, pois a função da mulher passa a ser somente ter filhos. Logo, segundo Engels, a primeira divisão do trabalho surge como uma opressão do sexo masculino sob o feminino em relação a procriação de filhos.

O trabalho de Engels, tem uma grande contribuição para com o feminismo. Pois, a partir de seu livro é mostrado a origem do patriarcado e a origem da opressão femininas, que não é algo natural, mas claramente histórico. Sendo assim, sua obra tem uma grande importância para o feminismo, pelo fato dele mostrar que somente através da participação social a opressão contra o gênero cessaria e o trabalho doméstico não seria mais a sua obrigação.

        Friedrich Engels irá atribuir a importância dos conceitos de família monogâmica patriarcal, assim como e Estado burguês, enquanto meios que sustentam a acumulação e a desigualdade, evidenciados pelo sistema capitalista. Logo, ele acredita que acredita que as repressões sociais de classes só terão um fim quando as formas de produção capitalistas e o próprio Estado forem extinguidos.

        Deste modo, para Engels, “o matrimônio, pois, só se realizará com toda a liberdade quando, suprimidas a produção capitalista e as condições de propriedade criadas por ela, forem removidas todas as considerações econômicas acessórias que ainda exercem uma influência tão poderosa na escolha dos esposos. Então, o matrimônio já não terá outra causa determinante que não a inclinação recíproca” (p.67).

CONCLUSÃO

        

        Como visto anteriormente, o Manifesto do Partido Comunista foi publicado em uma época de intensas revoluções no continente europeu. Foi um panfleto para incentivar os proletários a mudar a sua realidade e foi muito importante, também, pelo fato de ter trazido as ideias marxianas e engelsianas de forma mais sucinta, com apenas quatro dezenas de páginas. Ainda hoje, é uma obra de extrema relevância para se pensar a realidade político-econômica vivida, uma vez que o choque de interesses entre classes permanece muito forte, ainda que muitos não tenham consciência do seu papel nessa luta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com