TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A arte da guerra

Tese: A arte da guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  Tese  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 3

O livro em si nos mostra um tratado milenar que pode ter seu conhecimento empregado até hoje, mas em um campo de batalha um tanto quanto diferente. Ai venho com essa resenha , com a finalidade de demonstrar os melhores pontos sobre o livro. “A ARTE DA GUERRA”, um tratado militar escrito durante o século VI a.c, do estrategista chinês SUN TZU ( na tradução de Adan Sun; Conrad Editora; 143 páginas; 2008) na qual também encontramos publicações em muitas outras versões, sendo assim um grande sucesso na atualidade do mundo da literatura e no mundo empresarial.

Essa magnífica obra estrategista é dividida em 13 capítulos, sendo eles:

1- Criando estratégias;

2- Fazendo a guerra;

3- Ataque com utilização de estratégias;

4- Estratégias e táticas;

5- Energia;

6- Pontos fortes e pontos fracos;

7- As manobras;

8- Variações táticas;

9- O exército em campanha;

10- Terreno;

11- As nove situações;

12- Atacar com fogo;

13- Espiões.

Todos esses variáveis temas, o autor nos retratam estratégias de guerra a fim de obter a vitória no final de cada batalha, onde o autor nos aponta a natureza para explicar como o comandante deve guiar seu exército, além de identificar aspectos físicos e pisicologicos como armas poderosas.

SUN TZU discorre sempre em volta dos seguintes conselhos:

- A vitória não depende da guerra, o vitorioso é aquele que subjuga o inimigo sem precisar lutar.

- A vitória depende do auto conhecimento e do conhecimento de seu inimigo e suas intenções.

- Nunca se mostra sãs estratégias e sempre deve-se buscar enganar seu inimigo.

- Em caso de ataque, deve ser feito o mais rápido possível de preferência de surpresa e inesperado.

Em fim, o livro a “ARTE DA GUERRA” vem nos mostrar que as estratégias que são usadas ao mundo empresarial cotidiano. Compara-se o comandante como o administrador, os soldados como funcionários, o inimigo como a concorrência e a batalha como o mercado.

Quando uma empresa é gerida por um chefe que deixa claro as regras e o que espera de seus funcionários, acaba se tornando referência dentro e fora da empresa, sendo um exemplo no mercado. Mas quando o setor da empresa é mal administrada e cada membro age da maneira que o convêm , isto levará a empresa a um caminho oposto o que fará muitos a serem demitidos por seus maus comportamentos ou seja cabeças podem ou irão rolar como na lição de Sun Tzu.

Outra citação de Sun Tzu é: " Um pequeno exercito bem disciplinado é invencível sob o comando de um bom general". Sendo assim, quando todos colaboram com o planejamento de seu superior mesmo que a equipe seja pequena irá se destacar sobre as demais existentes. Sun Tzu se tornou uma lenda no mundo das guerras, mas também se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com