TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A crise econômica de 2008 e o impacto na exportação de trigo

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

A CRISE ECONOMICA E O IMPACTO NA EXPORTAÇÃO

Crise de 2008

A crise de alimentos de 2008 foi uma crise na produção e no nível dos estoques mundiais, alguns dos motivos para ter desencadeado essa crise foram o crescimento do consumo de alimentos pelas diferentes classes sociais, os fatores naturais como as mudanças climáticas, a elevação no preço do petróleo também influenciou pois houve aumento nos preços dos insumos agrícolas. Como como consequência houve aumento das taxas de inflação em todo o mundo, além de outros fatores como aumento nos índices de fome, subnutrição até miséria e junto dessa essa crise com todos esses agravantes veio a alta nos preços de diversos alimentos, e um desses alimentos foi o trigo, a crise de alimentos levou uma série de países a levantarem possíveis restrições no consumo, subsidio e até na exportação de determinado bens a fim de solucionar o problema.

Diante de uma grande crise interna de abastecimento no respectivo ano, o Brasil teve os números de exportação de trigo elevado tanto que dentro de um quadrimestre já havia superado 500% o volume do ano todo de 2007, no período de janeiro a abril de 2008, 587,4 mil toneladas de trigo foram exportados, um número que equivale seis vezes mais o total no ano de 2007.

A causa para esse aumento de exportação se deve ao fato do aumento dos preços que ficaram mais atrativos no mercado internacional diante dos estoques mundiais baixíssimos, os menores estoques nos últimos 25 anos, no caso do trigo um fator bem considerável, foi a crise global de crédito originada pelo Estados Unidos que fez com que os investidores procurassem os fundos de commodities como opção para ganhar mais dinheiro, acabando a jogar os preços la em cima, deixando assim mais atrativo a comercialização do grão para o exterior.

O Brasil apesar de ser dependente da importação do trigo para seu consumo, exportou uma boa quantidade do trigo importado, isso ajudou a chegarmos nesse número de exportação, mas a maior parte do trigo exportado em 2008 pelo Brasil saiu do Rio Grande do Sul que é o segundo maior produtor do país ficando para trás apenas para Paraná.

Deste modo para a exportação do trigo a crise de 2008 não foi de todo mal, pelo menos para a exportação do trigo, houve um impacto positivo que foi o aumento de exportação no ano em questão.

Bibliografia

  • http://www.agroplante.com.br/noticias.php?id=324 > acesso em 24/08/2015 ás 13:40 hrs
  • http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/crise-dos-alimentos/contexto1.html > acesso em 26/08/2015 ás 17:26
  • http://ruralcentro.uol.com.br/noticias/brasil-exporta-trigo-apesar-da-crise-e-a-precos-mais-baixos-4217 > acesso em 26/08/2015 ás 18:05

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com