TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DA PERSEGUIÇÃO SÓCIO RELIGIOSA AOS ROHINGYAS EM MYANMAR DURANTE O PERÍODO DE 2008 A 2017

Por:   •  9/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.527 Palavras (11 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 11

                               [pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Andressa Belino Lima                                                                                                          Vilma de Souza Leite

AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DA PERSEGUIÇÃO SOCIORRELIGIOSA AOS ROHINGYAS EM MYANMAR

DURANTE O PERÍODO DE 2008 A 2017

João Pessoa                                                                                                                                        2017

Andressa Belino Lima                                                                                          

Vilma de Souza Leite

AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DA PERSEGUIÇÃO SOCIORRELIGIOSA AOS ROHINGYAS EM MYANMAR

DURANTE O PERÍODO DE 2008 A 2017


 
 
 
 

Projeto de pesquisa apresentado para a Disciplina Metodologia Cientifica, curso de Relações Internacionais, na Universidade Estadual da Paraíba. 

Orientadorª: Prof. ª Dr.ª Andrea Pacheco Pacífico 

João Pessoa                                                                                                                                           2017

PROJETO DE PESQUISA


[pic 2][pic 3]TEMA: As consequências sociais da perseguição sociorreligiosa aos Rohingyas em Myanmar, durante o período de 2008 a 2017.

  1. PROBLEMA: Até que ponto a perseguição sociorreligiosa trouxe consequências sociais negativas aos Rohingyas em Myanmar?

2. HIPÓTESES:

2.1. Hipótese Afirmativa: Se há consequências sociais positivas aos Rohingyas em Myanmar, então a perseguição sociorreligiosa deve continuar.

2.2. Hipótese Negativa: Se há consequências sociais negativas aos Rohingyas em Myanmar, então a perseguição sociorreligiosa não deve continuar.

  1. OBJETIVOS

3.1 • OBJETIVO GERAL:

Analisar o processo de perseguição sociorreligiosa aos refugiados Rohingyas, com a finalidade de dar maior visibilidade as violações dos direitos dos mesmos, no território birmanês.  

         3.2 • OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

3.2.1. Descrever os conceitos que contextualizam a situação.

Ex: Perseguição religiosa, minoria étnica, limpeza étnica, diretos humanos, etc.

  1. Analisar até que ponto a perseguição sociorreligiosa trouxe consequências sociais negativas aos Rohingyas.

3.2.3. Compreender esse processo de perseguição à luz de um referencial teórico.

Ex:  - Teoria de segurança humana (Barry Buzan/ Ole Waever, etc).

  - Teorias de direitos humanos.

3.2.4. Sugerir medidas que cooperem no processo de repatriação dos refugiados Rohingyas.

4. JUSTIFICATIVA

Os Rohingyas são uma minoria étnica muçulmana que vive em Burma/Myanmar. O processo de perseguição que acontece com eles é bem peculiar, pois além de sofrerem com a perseguição religiosa por parte de Budistas extremistas, eles também são perseguidos pelo próprio governo, que não os reconhece como cidadãos pertencentes a nação.

É necessário a familiarização com esse processo que já causou a morte de milhares de homens, mulheres e crianças. E recordar a falhas da tentativa de proteção contra as ações de limpeza étnica que foram realizadas por parte do governo de Myanmar sobre os Rohingyas. Tais acontecimentos mostram a contradição do que é afirmado nas temáticas que abordam a proteção da dignidade e dos direitos humanos, e do que acontece em muitas realidades como em Burma.

Com base nestas informações, buscar-se-á nesta pesquisa a ampliação da discussão e análise a respeito da abordagem ocidentalizada, (in)eficiente das teorias dos direitos humanos e segurança humana em relação a culturas não ocidentais. Para isso, utilizar-se-á a situação em Burma/Myanmar como objeto de estudo para exemplificar essa discussão.

O interesse em difundir e discutir a realidade de Burma/Myanmar, especificamente dos Rohingyas, surgiu após uma das autoras assistir um filme biográfico (The Lady) sobre Aung San Suu Kyi, líder e maior representante da oposição ao governo militar ditatorial que governou o país por mais de cinco décadas. O filme contextualiza todo o processo que o país sofreu durante a ditadura. A situação dos Rohingyas foi uma das consequências resultantes do regime.

  1. MARCO TEÓRICO: 

Com o interesse de resolver o problema das consequências sociais da perseguição sociorreligiosa aos Rohingyas em Burma/Myanmar, focaremos nas principais premissas teóricas dos estudos de Segurança Humana e Direitos Humanos, na esteira dos escritos de Barry Buzan e Hansen (2012), dentre outros teóricos.

No que diz respeito aos estudos de Segurança Humana, faz-se necessário compreender que sua principal ideia se constrói em torno da promoção e preservação da segurança dos indivíduos em detrimento dos interesses dos Estados. A teoria de Segurança Humana se destaca dentro das relações internacionais como uma nova teoria, e alguns autores chegam a considerá-la como um paradigma dos Estudos de Segurança Internacional. Nesse contexto, é notório que “Os princípios de segurança ganharam destaque desde a II Guerra Mundial, com a ideia de que os direitos dos seres humanos são tão importantes quanto os direitos dos Estados” (FIERKE, 2015, p. 156-157).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com