TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TRES VISOES DO NEOINSTITUCIONALISMO QUESTIONARIO

Por:   •  24/11/2015  •  Dissertação  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

AS TRES VISOES DO NEOINSTITUCIONALISMO QUESTIONARIO

O termo “neo-institucionalismo” é utilizado na ciência política para designar uma perspectiva teórica que atrai muita atenção e também certas críticas. Reina, contudo, grande confusão no que concerne ao sentido preciso do termo, às diferenças que o distinguem de outros procedimentos, e ao tipo de esperanças e de problemas que ele suscita. Pretende-se aqui fornecer algumas respostas provisórias a essa questão mediante um exame de alguns trabalhos representativos dessa escola na sua fase de expansão, nos anos 80 até meados dos anos 90.

  1. No que ele se difere dos outros?

Se admite que ele não constitui uma corrente de pensamento unificada. Ao contrário, pelo menos três métodos de análise diferentes, todos reivindicando o título de “neo-institucionalismo”, apareceram de 1980 em diante.

  1. Quais os 3 tipos? institucionalismo histórico, institucionalismo da escolha racional e institucionalismo sociológico.

  1. O que elas tem em comum e o que se diferem? todas elas buscam elucidar o papel desempenhado pelas instituições na determinação de resultados sociais e políticos. As imagens que apresentam do mundo político, contudo, são muito diferentes.

INSTITUCIONALISMO HISTORICO.

1- No que seus teóricos mantinham o enfoque? a ideia de que o conflito entre grupos rivais pela posse de recursos escassos é central à vida política, mas buscavam melhores explicações, que permitissem dar conta das situações políticas nacionais e, em particular, da distribuição desigual do poder e dos recursos. 

Onde acharam a explicação para a distribuição desigual de poder e recursos? Eles encontraram essa explicação no modo como a organização institucional da comunidade política e das estruturas econômicas entram em conflito, de tal modo que determinados interesses são privilegiados em detrimento de outros. Nisso eles se inspiraram numa tradição mais antiga da ciência política, que atribui importância às instituições políticas oficiais ao mesmo tempo que desenvolve uma concepção mais ampla das instituições que têm importância e do modo como essa importância se manifesta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com