TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Empresas

Trabalho Universitário: Administração De Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  7.495 Palavras (30 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 30

Evolução da Teoria da Administração com relação.

A teoria da administração recebeu contribuições e influências variadas, de importantes correntes de pensamento administrativo e também de cientistas de diversas tendências. A classificação das escolas de administração nos permite visualizar cronologicamente estas etapas lógicas de aprendizado.

"Teoria Geral de Administração - 3º Edição Revista" revela como o estudo da evolução de uma teoria e, de modo especial, da teoria da administração, é uma experiência fascinante. Os objetivos deste trabalho são apresentar importantes elementos conceituais para alunos e pesquisadores da área e elaborar uma análise crítica dos diversos estudos da teoria administrativa.

Chiavenato (2003) diz que cada uma das teorias dá ênfase a alguma das seis variáveis abaixo. Ele salienta que cada uma delas provocou ao seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da teoria geral da administração.

Habilidades do administrador: quais são?

Para que o administrador consiga fazer isto com sucesso, é necessário que ele tenha habilidades e competências.

Habilidades: associadas ao saber fazer, ação física ou mental que indica a capacidade adquirida.

Exemplos: identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar.

As habilidades dever ser desenvolvidas na busca das competências

Vejamos algumas habilidades necessárias ao administrador.

Habilidades Interpessoais: Saiba que muitas pessoas são despedidas por deficiência de habilidades interpessoais, isto ocorre devido ao fato das pessoas não conseguirem trabalhar em grupo ou com indivíduos. Assim é necessário desenvolver habilidade de relacionamento.

Habilidade de Negociação: esta está relacionada à capacidade de resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais.

Habilidades de comunicação: A habilidade de comunicação, não se resume a simplesmente falar bem. Para uma comunicação eficiente é necessário também saber ouvir. A habilidade de comunicação também exige a necessidade de saber lidar com documentos técnicos específicos.

Habilidade de lidar com desafios: o mundo contemporâneo exige constantemente que o ser humano seja flexível, assertivo, criativo, paciente e principalmente persistente diante dos obstáculos impostos diariamente.

Habilidade de Gestão: conhecer as organizações (com suas especificidades) e o ambiente que a cerca, sabendo assim planejar, organizar, liderar e avaliar.

Habilidades de lidar com conflitos: O conflito é algo que sempre existiu e que sempre existirá. A capacidade de lidar com ele irá determina as consequências que ele terá.

Quando não há conflito cria-se estagnação e quando os conflitos são demasiados criam-se rupturas.

Habilidades de Delegação

A habilidade de delegação é a atribuição de autoridade para que a outra pessoa realize atividades especificas. Assim como uma profissional deve ter a capacidade e maturidade para receber ordens, ele também deve saber ordenar, ou seja, delegar.

elas se alteram durante o tempo?

Chiavenato (2003) em seu livro – Introdução a Teoria Geral, diz que o segredo para acompanhar as constantes mudanças e transformações é necessário adquirir competências duráveis. Ou seja, aquelas que, mesmo em tempos de rápida mudança, não se tornam descartáveis nem obsoletas.

Assim ele apresenta as competências duráveis do administrador:

| |

Para Robert Kantz (1955) o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com as pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade, ou seja, depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é.

Para ele existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido. As habilidades técnicas, humanas e conceituais.

Habilidade Técnicas:

Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas. Estão relacionadas com o fazer, isto é com o trabalho com “coisas”.

Habilidades Humanas:

Consiste na capacidade de trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações.

Habilidades Conceituais:

Consiste em compreender a complexidade da organização global e o ajustamento do comportamento das pessoas dentro da organização.

|Quais as principais mudanças que acontecem no desempenho de um profissional quando ele progride das atividades Técnicas para as |

|atividades Conceituais? |

visão sobre o ser humano: como cada teoria via o indivíduo.

teoria da administração

COMO CADA TEORIA VIA O INDIVIDUO

Esses pontos de vista, às vezes destoantes, se construíram em situações e motivações distintas. Marx apregoava que a ciência social deveria modificar a realidade das pessoas, que atualmente não era boa. Weber focava o indivíduo e o impacto que as ações do indivíduo – em especial a religiosidade – esclarece que as variáveis tratadas no seu livro tem a ver com a moral protestante e a dimensão atitudinal (habitus) que serve de base ao sistema. O espírito do capitalismo só pôde triunfar ao vencer as formas tradicionalistas de comportamento econômico.

TEORIAS DO TRABALHO

2) Teorias do trabalho.

1.Demonstre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com