TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antecedentes Históricos Revolução Cubana

Por:   •  28/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  1.300 Visualizações

Página 1 de 2

        A Revolução Cubana foi um acontecimento decisivo na história do sec. XX, sendo considerado um dos mais marcantes para história da América no contexto da Guerra Fria.

        Os principais antecedentes históricos que levaram a Revolução Cubana dão início no período da independência de Cuba. Está independência em 1898 foi tardia em relação às outras colônias espanholas na América Latina, que já haviam realizado seus processos de independência em torno de 70 anos antes, restando apenas Cuba e Porto Rico ainda colônias espanholas nesse período.

        Foi parte importante para o processo de independência cubana a participação dos EUA que, baseados nos princípios da Doutrina Monroe (“América para os americanos”), não aceitariam presença europeia dentro de sua respectiva área de influência na América. Sendo assim, os EUA pressionam a Espanha a fim de se retirarem da ilha. Como a Espanha não aceita negociação, os EUA entram em guerra com os espanhóis e os expulsam da ilha, sendo está conhecida como a Guerra Hispano-Americana.

        Com a expulsão dos espanhóis de Cuba pelos americanos, foi proporcionado a independência da ilha. Porém, com a finalidade da promoção dos interesses norte-americanos no país, é adicionado na constituição um dispositivo legal chamado de Emenda Platt. Esse dispositivo proporcionava o direito dos EUA intervir da maneira que lhe convier na ilha sempre que achar que seus interesses estejam ameaçados, ou seja, a Emenda Platt é uma autorização para que os EUA até mesmo invada o país para alcançar seus interesses.

        A partir da década de 30 também é importante o destaque para o ditador cubano Fulgencio Batista. Fulgencio foi um militar que se tornou ditador no período e seu governo se divide em duas fases, sendo que governou por certo tempo, saiu do poder exercendo influência através de presidentes “fantoches” e retorna novamente ao poder em 1952, sendo por mais de 20 anos peça chave no controle político de Cuba. Batista funcionava como um representante dos interesses norte-americanos no país. Seu governo foi marcado pela alta violência, corrupção e autoritarismo. O governo de Fulgencio Batista foi importante para defesa dos interesses dos EUA, porém por outro lado não foi bom para população cubana. Foi principalmente nesse período que Fulgencio Batista estava no poder em que praticamente todas atividades lícitas e ilícitas estavam sobre controle norte-americano, desde hotelaria, telecomunicações, produção de açúcar e tabaco, sendo Batista quem garantia o funcionamento de todo sistema. Portanto uma figura importante para os interesses dos EUA mas que despertava um significativo rancor por parte de grupos nacionalistas cubanos que não concordavam com esse regime de  subserviência.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com