TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme Um Senhor Estagiário sob a Óptica da Gestão de Pessoas

Por:   •  10/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  4.975 Visualizações

Página 1 de 8

Análise do filme Um Senhor Estagiário sob a óptica da gestão de pessoas na Sociedade do conhecimento.

1) Resumo do filme e justificativa sobre escolha do tema.

O filme Um Senhor Estagiário, datado de 2015, conta a história de um Senhor de 70 anos, Ben (Robert De Niro), viúvo, aposentado, experiente, que tinha viajado por vários lugares e feito vários cursos, mais que ainda queria fazer algo diferente e se sentir útil. Por outro lado, temos uma jovem empresária, Jules (Anne Hathway), que acaba de lançar uma empresa no mercado, cujo foco é a venda de peças de roupas pela internet.

Tudo começa quando um certo dia ao sair de um mercado, Ben ver um panfleto com um anuncio para estagiário a cima de 65 anos, algo que lhe desperta interesse. Porém de cara ele já se viu em um desafio, pois a entrevista exigia que o candidato gravasse um vídeo de apresentação, algo que ele nunca tinha feito. Contudo, ele aprendeu como fazer, gravou o vídeo e enviou para empresa, dando início ao processo seletivo e as mudanças em sua vida. Após várias entrevistas, Ben foi aprovado para vaga em uma Startup de moda, a empresa “Sob Medida” criada pela visionária Jules, que criou a empresa sozinha, inicialmente com 20 funcionários, mais que logo chegou a 250. Designado para ser estagiário da Jules, Ben teve que lidar com novos desafios, principalmente os tecnológicos, e encarar o fato de não lhe não lhe confiarem muitas tarefas inicialmente. Contudo o personagem começa a observar e aprender sobre o dia a dia da empresa, principalmente a rotina da sua chefe, e começa a fazer coisas simples, sempre com muita atenção e carisma, ganhando confiança e amizade de todos, fazendo com que Jules perceba que ele é muito útil para ela e para a equipe.

Há um momento do filme em que a Jules está cercada por problemas referentes a estoque e entrega, bem como problemas da sua vida pessoal, e os investidores da empresa decidem que ela deve contratar um CEO para ficar à frente da companhia, sendo que ela mesmo teria que fazer as entrevistas e a escolha do mesmo. Isso não a deixou feliz, pois, na sua visão, a contratação lhe tiraria o poder de decisão na empresa. Dessa forma ela define pela não contratação, convencida de que só ela tem a cara e a identidade da empresa, devendo permanecer no comando, contando com carinho e apoio da equipe.

Ben, por sua vez, consegue ao final da história atingir o seu objetivo inicial: arrumou uma namorada, um emprego que gosta, com vários amigos em volta, e a confiança e amizade da sua chefe, pessoa por quem ele tem toda admiração. E assim a sua vida passa a ter todo sentido, nos deixando a breve lição de que nada acaba antes do fim e que há sempre uma nova oportunidade, perspectiva.

Justificativa da escolha do filme

É um filme de fácil entendimento, linguagem simples, agradável de ver e que pode ser assistido em família. Que retrata, facilmente, através das suas cenas e desenrolar da história, os temas estudados e aprendidos durante as nossas aulas de Gestão de Pessoas na Sociedade do conhecimento, como por exemplo: Recrutamento e Seleção, liderança, gerações, diversidade, adaptação a mudanças, cultura organizacional, etc.

2) Relação do tema e /ou cena com os assuntos das aulas

Abordaremos nesse tema a Cultura Organizacional, Recrutamento e seleção, Liderança, Comunicação, Gestão de Conflitos, Gerações, Avaliação de desempenho e Desenvolvimento de Competências.

2.1 Cultura organizacional:

Percebe-se ao analisar a cultura da empresa que tudo está muito voltado aos valores, tradições e normas, direcionados para o maior e melhor aproveitamento da produção. Pode-se notar que a dona da empresa, Jules, prefere acompanhar de perto o trabalho e a entrega dos setores, preocupada em fazer com que tudo funcione muito bem, cuidando de forma pessoal de todos os problemas, algo que toma todo seu tempo. Por essa postura ela tenta manter a cultura organizacional da empresa arraigada no bom atendimento ao cliente, no fácil e rápido acesso e na forma de montagem e envio das peças de roupa. Também é possível perceber a preocupação da empresa com a causa social, inclusão social, ao contatar uma pessoa aposentada com 70 anos, Ben. Outro ponto que está presente na cultura é o trabalho em equipe, proximidade e comunicação. Destaques interessantes da cultura é o fato de tudo ser marcado e conversado através de mensagens e e-mails; a empresa disponibilizar até massagista e celebrar pequenas vitórias, como forma de motivar e deixar bem os colaboradores. Em uma das cenas, um aniversário é comemorado dentro da empresa, uma forma simples de valorizar um membro da equipe. A cultura da empresa, de um modo geral no filme, está atrelada a uma gestão feminina moderna, que prioriza redução de custos, maior qualidade e maior resultado.

2.2 Recrutamento e Seleção:

No filme, o recrutamento e seleção é feito inicialmente através da divulgação da vaga em um panfleto, em que o personagem Ben, fica sabendo da vaga para estagiários idosos na empresa Sob medida.com que vende roupas pela internet. Requisitos da mesma é que o candidato grave um vídeo de apresentação que pode ser enviado por e-mail ou descarregado no You tube. Podemos perceber que a exigência (gravação do vídeo) não é muito comum para pessoas nesse perfil de idade e que não dominam aparatos tecnológicos.

Percebemos que o recrutamento e seleção, apesar da empresa ser moderna, apresenta suas falhas. A julgar pelos seguintes fatores: a linguagem das perguntas nas entrevistas não serem adequadas para idade do participante, talvez por a empresa não está preparada para esse tipo colaborador; a comunicação do programa dentro da própria empresa eu nã foi muito difundida, uma vez que a própria secretária não sabia que estavam selecionando estagiários mais velhos.

2.3. Liderança:

Podemos notar que a Jules está sempre próxima e envolvida em todos setores, uma líder presente, demonstrando sempre motivação e vontade de fazer as coisas para atender os seus clientes. Porém é uma pessoa que tem dificuldade de se envolver com seus próprios colaboradores, passando a imagem de uma pessoa sem tempo para nada, consumida pelo trabalho, que precisa ter mais pessoas que possam dividir a gestão, compartilhar as responsabilidades. Uma líder centralizadora que não delega funções.

2.4. Comunicação

Percebemos no filme que para facilitar a comunicação e interação entre as pessoas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com