TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Da Guerra

Trabalho Escolar: Arte Da Guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 2

A Arte da Guerra de Sun Tzu

Escrito no séc. IV a.C., há cerca de 2.500 anos, por Sun Tzu, um general e estrategista militar chinês, o livro "A Arte da Guerra" composto por treze capítulos, continua ainda hoje a ser admirado como fonte de ensinamentos na área da estratégia. De fato, muitos consideram "A Arte da Guerra" como a origem do próprio conceito de estratégia. Apesar de ser um tratado puramente militar, os conselhos e ensinamentos de Sun Tzu são perfeitamente adaptáveis ao mundo das empresas, dos negócios e da política em geral.

Sun Tzu teve ilustres seguidores que se basearam em seus ensinamentos, e enquanto o seguiam a risca foram amplamente bem sucedidos, como exemplo temos o maior e melhor General da Segunda Guerra Erwim Rommel, General Alemão, ele foi vitorioso mesmo com desvantagem numérica de homens e de material bélico. Não só os alemães utilizaram as técnicas de Sun Tzu os Russos também as utilizaram muito e para finalizar podemos citar Napoleão Bonaparte que enquanto seguiu os preceitos de Sun Tzu dominou quase toda a Europa.

Voltado para as estratégias políticas o presidente da ABCOP (Associação Brasileira de Consultores Políticos) Carlos Augusto Manhanelli escreveu um artigo relacionado, “A arte da guerra - Sun Tzu - aplicada à campanha eleitoral”.

Passo a transcrever trechos do “A Arte Da Guerra”, que serão interpretados segundo as situações e necessidades que surgem em uma campanha eleitoral. Eleição é Guerra, afirma Carlos Augusto. Realmente toda eleição é uma sucessa de batalhas que se travam na luta pelo voto do eleitor. Vence quem ganhar o maior número de batalhas. Esse livrinho escrito pelo chinês SUN TZU há 2500 anos nos traz em seus verbetes verdades que se aplicam ainda hoje a todas as guerras e batalhas, inclusive as eleitorais. A arte da guerra é de importância vital para o Estado. É uma questão de vida ou morte, um caminho tanto para a segurança como para a ruína. Assim, em nenhuma circunstância deve ser negligenciada. Como em O PRINCIPE, de Maquiavel, e O LIVRO DOS CINCO CÍRCULOS, de Myiamoto Musashi, as verdades de Sun Tzu, publicadas aqui, podem, da mesma forma, mostrar o caminho da vitória em todas as espécies de conflitos, comerciais e políticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com