TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Filosofia

Por:   •  8/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

1 - O que faz com que uma cultura comece a reflexão filosófica?

Para retomar uma expressão de Hegel, podemos dizer que o surgimento da filosofia é marcada por uma ruptura, por uma cisão interna de uma sociedade cujos valores e representações se tornam questionáveis e que, por isso mesmo, não consegue mais viver a vida em sua imediatidade. Quer dizer, num determinado momento histórico, a filosofia é a respostas que uma sociedade traz à dupla exigência de refletir criticamente e de se explicar teoricamente quanto aos valores e representações que tornam inteligíveis, ou pelo menos aceitáveis, para os indivíduos que nela vivem um modo de ser, isto é, um modo de viver e morrer, de imaginar e de conhecer, de amar e trabalhar, de mandar e obedecer, etc., que constitui um legado da tradição, e que os indivíduos deve assumir e, de fato, já assumiram antes mesmo do poder responder por ele, ou justificá-lo diante da própria razão (...).

2 - O que significa dizer que a filosofia tem um aspecto judicativo?

A filosofia tem, pois, um aspecto judicativo, um aspecto censorial da vida (ela é a censora da existência, ela critica, no sentido original dos gregos, que quer dizer julgar). A filosofia apresenta, assim, esse aspecto fundamental de ser crítica e um juízo de vida; (a filosofia) é a razão que é chamada a decidir os problemas que surgem quando a vida não é mais capaz de justificar-se a si mesma como experiência imediata.

3 - O que caracteriza uma civilização filosófica?

É uma civilização que vive permanentemente um estado de divisão interior, um estado de cisão, uma civilização obrigada a produzir teorias sobre si mesma, mesmo que estas teorias não tenham um conteúdo filosófico no sentido estrito. A exigência de teorizar é o que caracteriza uma civilização filosófica.

4 - Quais são as duas principais expressões de cultura e como o homem se comporta nelas?

A cultura tem duas expressões principais: quando esta no processo de elaboração mediante a atitude criativa do homem que a produz para enfrentar com ela a natureza e a vida, e quando, criada, consolidada sua estrutura, se constitui em hábitos, usos e costumes e se transmite por herança a sucessivas gerações que a recebem e nela habitam sem terem tido qualquer participação em sua gestação. No primeiro caso a cultura proporciona todo o repertório de instrumentos e soluções que permitem ao homem vencer o meio ambiente e fazer da história sua natureza; no segundo, se sobrepõe à vida individual, até que o homem se revolta contra ela, nega seu valor e se decide a construir seus próprios instrumentos para enfrentar os novos problemas. (1ª - elaboração; 2ª – consolidar).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (28.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com