TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Exames: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  3.194 Palavras (13 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÁNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS / PÓLO – TUCURUÍ

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

TUCURUÍ – PA

2013

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÁNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS / PÓLO – TUCURUÍ

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho elaborado para fins de avaliação do Módulo Comportamento Organizacional, do curso de Ciências Contábeis da Anhanguera - Uniderp, sob Orientação da professora EAD Mª Yaeko Ozaki e do Tutor Presencial Marcos Barcelos Ferreira.

TUCURUÍ – PA

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

CAPITULO 1 5

1.1 – DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5

1.2 - SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS 6

1.2.1 - QUADRO COMPARATIVO DE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO 6

CAPITULO 2 6

2.1 - INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL 6

CAPITULO 3 8

3.1 - RELAÇÃO DA FIGURA COM O TRABALHO EM EQUIPE 8

3.2 - OS FRACASSOS NO AMBITO DA LIDERANÇA. 8

CAPITULO 4 9

4.1 - COMUNICAÇÃO, PERCEPÇÃO E A ARTE DE ADMINISTRAR. 9

4.2 - EFICIÊNCIA E EFICÁCIA 11

CONCLUSÃO 12

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 12

INTRODUÇÃO

Nossa intenção aqui é expor de maneira clara e objetiva os conhecimentos adquiridos durante as aulas do modulo de “Comportamento Organizacional”. Pretendemos refletir sobre uma área tão complexa como a do Comportamento Organizacional, sua relevância e suas peculiaridades, pois seu campo é vasto, bem como seu resultado, procuraremos depois descrevê-la, mais do que defini-la, pois as organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.

Assim, iremos destacar a importância do Comportamento Organizacional e abordar de uma maneira pratica o impacto de tal Organização no âmbito da sociedade. Compreender o comportamento de uma organização é um desafio necessário nos dias atuais. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração. Muitas são as variáveis que, se trabalhadas garantem diferenciação à empresa.

O Comportamento Organizacional nos mostra que tipo de impacto que um indivíduo acarreta para uma Empresa, pois, esse impacto pode ser positivo ou negativo.

As Finalidades do Comportamento Organizacional basicamente estão voltadas para o comportamento humano: fatos, acontecimentos, atitudes dos indivíduos, produtividade, entre outras coisas mais.

Portanto, no decorrer do desenvolvimento deste trabalho será possível observar a importância do comportamento organizacional através do seu conceito, comparando os sistemas abertos com os sistemas fechados, explanando sobre a importância da liderança, comunicação percepção e a arte de administrar e também uma pesquisa de campo sobre os que as pessoas de várias faixas etárias entendem por inovação.

CAPITULO 01

1.1. - DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento organizacional se concentra no estudo sistêmico do comportamento humano, focando ações, atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. Preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que diz respeito a sua eficiência, eficácia e efetividade.

É importante ressaltar que o Comportamento Organizacional mostra que a organização formal, ainda que importante, é apenas uma de suas preocupações, inclui entre seus objetos de estudo os indivíduos, os grupos e o ambiente onde opera a organização e que a partir de uma visão sistêmica, procura estudar as inter-relações e interdependências entre os elementos.

As Organizações, como dizia Drucker são ficções legais e, portanto, são os indivíduos que atuam em tais organizações o que efetivamente fazem com que elas sejam eficientes, eficazes e efetivas.

As finalidades do comportamento organizacional correspondem à explicação, o controle do comportamento humano seja no trabalho, em casa, ou seja, na sociedade, tendo como resultados uma boa convivência no meio de pessoas de diversas personalidades. Dando a devida importância às diferenças do individuo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com