TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional - Conceitos Fundamentais E Motivação Nas Organizações Públicas

Artigo: Comportamento Organizacional - Conceitos Fundamentais E Motivação Nas Organizações Públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário 1: Comportamento Organizacional - Conceitos Fundamentais e Motivação nas Organizações Públicas

Question 1

Notas: 1

Diferentes categorias classificam os agentes públicos a partir da natureza das relações que estes mantêm com a Administração Pública. A percepção desses distintos vínculos tende a gerar relações de múltiplas naturezas, comprometimentos e perspectivas de análise do comportamento humano nas organizações públicas. A formulação de Bandeira de Mello (2005) classifica os agentes públicos como:

1) Agentes políticos;

2) Servidores públicos (que podem ser estatutários, empregados públicos ou servidores temporários);

3) Particulares em colaboração com o Poder Público.

Relacione abaixo as descrições com a categoria correspondente.

Agentes públicos cuja relação laboral com o ente público é regida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo ocupantes de empregos públicos igualmente criados por lei e cujo provimento se processa também nos termos do artigo 37, inciso II, da Constituição Federal.

Agentes públicos cujo vínculo laboral com o ente estatal é regulado por estatuto próprio – o estatuto dos servidores públicos, instituído na forma de lei específica.

Agentes públicos que prestam serviços ao Estado sem vínculo empregatício, com ou sem remuneração. Estes podem ser contratados por delegação do Poder Público ou mediante requisição, nomeação, ou designação.

Agentes públicos em seus primeiros escalões, como, por exemplo, os chefes do Poder Executivo (presidente, governador e prefeito) e seus imediatos (ministros e secretários); os membros das corporações legislativas (senadores, deputados e vereadores); os membros do Poder Judiciário (ministros, juízes e desembargadores); do Ministério Público (promotores e procuradores de justiça); e do Tribunal de Contas (conselheiros e auditores substitutos).

Agentes públicos admitidos por prazo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público. Exercem funções públicas sem estarem vinculados a cargos ou a empregos públicos.

Question 2

Notas: 1

O provimento de cargos no serviço público pode ser dado de modo necessidade temporária ". Com base nas distinções entre essas duas modalidades, marque abaixo a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. A reintegração e a transposição de regime jurídico são exemplos de espécies de provimento originário.

b. O provimento derivado só ocorre diante de situações onde o indivíduo é transferido por desmembramento ou fusão de entes estatais.

c. Tanto as formas derivadas de provimento, como também as originárias, pressupõem que o indivíduo não possui nenhum vínculo com a Administração Pública.

d. O provimento originário é aquele constituído em estrita observância às disposições previstas no art. 37 da Constituição Federal e nas fixadas na legislação específica

Question 3

Notas: 1

Ao implementar um programa de avaliação organizacional, o coordenador de Gestão de Pessoas de uma prefeitura optou por um questionário que privilegiasse um conjunto de necessidades, a fim de poder identificar aspectos que deveriam ser implementados para a melhoria da motivação de seu pessoal. Assim, levou em consideração as seguintes necessidades:

I − básicas;

II − sociais;

III − salariais;

IV − de segurança;

V − de desenvolvimento;

VI − de status;

VII − de auto realização;

VIII − de auto avaliação.

Para uma boa avaliação comportamental, segundo o modelo de Maslow, deverão ser contempladas no instrumento apenas as necessidades:

Escolher uma resposta.

a. I, II, IV, VI, e VII

b. I, II, V, VI e VIII

c. I, III, IV, V e VIII

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com