TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comércio bilateral

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

O comércio bilateral entre Brasil-Japão

Início das relações Brasil-Japão e o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.

É possível classificar o início das Relações Bilaterais Brasil-Japão com a chegada do navio Kasato Maru, responsável por trazer o primeiro grupo de imigrantes japoneses para território brasileiro em 1908, dando início ao fluxo imigratório japonês no Brasil. A imigração de japoneses só foi possível após a assinatura do primeiro tratado entre Brasil e Japão, O tratado de Amizade, Navegação e Comércio de 1895. Esse tratado foi assinado em Paris e tinha como objetivo estabelecer relações diplomáticas entre os dois países. O objetivo principal do início das relações entre os dois países é estabelecer a imigração, porém a nação japonesa não aceitaria iniciar esse tipo de relação sem antes deixar pre estabelecido direitos aos seus cidadãos que viessem para o Brasil, a fim de evitar que esses sofressem abusos ou fossem explorados de alguma forma. O Brasil já era detentor de má fama no que tange a acordos com países asiáticos ao querer propor para a China um Tratado de Amizade, que assim como o Japonês também visava a imigração, mas que não chegou a ocorrer devido as condições abusivas brasileiras as quais os chineses seriam expostos.

Dessa forma, o tratado entre a nação brasileira e a japonesa demorou para ser firmado, pois  havia um impasse. Por um lado o Japão buscava se estabelecer como uma grande potência asiática e se ver livre de acordos bilaterais abusivos, nos moldes dos quais havia estabelecido com nações europeias e com os Estados Unidos, mas por outro o Brasil não queria aceitar um acordo de reciprocidade com o Japão que oferecesse menos benefícios do que aqueles oferecidos para as outras nações citadas acima. Depois de muito esforço ficou decidido que o acordo seria assinado e as duas nações sairiam beneficiadas com isso, pois o início fluxo imigratório era essencial para o Brasil que, após a abolição da escravidão tinha a necessidade de uma mão de obra que servisse como transição entre o período de escravatura e o estabelecimento do trabalho assalariado branco. Para o Japão era interessante essa imigração por duas razões, a primeira é para começar a estabelecer relações internacionais mais profundas com países da América e ocupar maior espaço no cenário e a segunda razão é no sentido de conter o crescimento demográfico no país, que já se encontrava em níveis alarmantes para a nação japonesa.

É fato que não era vantajoso tanto para o Japão, quanto para o Brasil anteriormente manter relações comerciais. Devido a distância em que os países o comércio de produtos não era vantajoso, pois para o Japão era muito mais confortável fazer negócios com os países vizinhos devido aos custos com a viagem, na mesma situação se via o Brasil em relação a fazer negócios com o Japão, desta forma durante muito tempo a única relação econômica entre os países se encontra focada nas questões de imigração.

-Caráter passivo, Brasil busca muito mais a parceria com a China do que com o Japão devido ao maior crescimento Chinês, a entrada destes na OMC e ao decréscimo que vem ocorrendo na economia japonesa com os anos.

-Crise regional da Ásia que começou na Tailândia, China se saiu bem da crise, Japão sentiu mais as perdas e outros países asiáticos se encontraram mais abertos,  economicamente.

- Preocupação com o multilateralismo comercial japonês após as reuniões da OMC e da Rodada Uruguaia.

- Japão busca parcerias com a ASEAN.

-Busca japonesa por acordos bilaterais de caráter comercial com diferentes parceiros ao invés do multilateralismo.

-Importante notar que o importações de produtos japoneses para o Brasil ,foi maior que a exportação de produtos brasileiros para o Japão. As exportações brasileiras para o Japão ainda são primariamente produtos tradicionais como produtos agrícolas e minério.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com