TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico e proposições em uma empresa

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÕES NA EMPRESA CARPOINT

Acadêmicos: Gabriela Klein, Mariane Kunde e Pablo Massmann.

Profº Orientador: Marcelo Blume.

  1. de julho de 2014
  1. INTRODUÇÃO

Muitas vezes as empresas convivem com uma série de problemas, que apesar de conhecê-los nem sempre têm tempo e/ou condições de saná-los.  Este trabalho visa identificar os problemas e as soluções na empresa em estudo.

Utilizou-se como método de diagnóstico a aplicação de questionários anônimos a fim de obter respostas sinceras sem gerar constrangimentos. Esse método foi utilizado com todos os colaboradores da empresa CarPoint. Além disso, realizou-se observação do local e das atividades desempenhadas pelos funcionários.

Após os diagnósticos feitos, os integrantes do grupo analisaram e assim, criaram proposições para solucionar os problemas diagnosticados na empresa.

  1. Apresentação da empresa em estudo

A CarPoint teve seu início no ano 2000 como propriedade de Helio Jorge Hirt, com gerencia e administração de seu irmão Olmiro Hirt e dois funcionários. O local inicial era na Rua 28 de fevereiro, cidade de Horizontina, onde hoje encontra-se a CliniCar. A CarPoint destaca-se por ser uma empresa que presta serviços de balanceamento, geometria, revenda de pneus e rodas, travas elétricas, som, películas e alarmes.

Em 2002 o senhor Helio Jorge assumiu a gerencia e a CarPoint mudou-se de local de atendimento para a Rua Uruguai em Horizontina onde atualmente encontra-se a empresa Bosh Servisse. Neste tempo um funcionário desligou-se da empresa e outro foi contratado.

Em 2003, Guilherme Augusto Hirt, filho do senhor Helio começou a trabalhar na empresa e em 2004 seu outro filho, Charlie Marcelo Hirt, também iniciou seu trabalho na mesma. Após os dois filhos estarem trabalhando com o senhor Helio, resolveram abrir uma filial juntamente com o posto Eckert em Horizontina, onde trabalhavam os dois filhos e três funcionários prestando todos os serviços e o senhor Helio permaneceu na matriz da empresa com mais dois funcionários prestando apenas os serviços de geometria, balanceamento e revenda de pneus.

Em 2008 a CarPoint mudou-se para a Rua Dahne de Abreu nº 653, endereço que se encontra atualmente, contando com uma equipe de nove colaboradores.

1.2 Justificativas pela escolha da empresa

A escolha da empresa em estudo se deu pelo conhecimento de seu histórico de crescimento e sucesso e também pelo conhecimento de alguns problemas existentes. Além disso, há uma proximidade entre a empresa e integrantes do grupo a realizar estes diagnósticos e as proposições de melhoria. Desta forma, acredita-se que será possível realizar um bom trabalho tendo em vista que a empresa está disposta a praticar as propostas aqui apresentadas.

  1. DIAGNÓSTICOS DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA EMPRESA ALVO EM ESTUDO.

2.1 Relações entre as pessoas e os grupos de trabalho

Ao questionar os funcionários sobre a relação entre as pessoas no local de trabalho e a frequência com que acontecem situações desagradáveis em que há estresse, desrespeito ou desvalorização do trabalho todos os funcionários apresentaram em suas respostas estarem contentes com suas condições ao descrever relações tranquilas e agradáveis em que raramente há problemas de relações interpessoais.

2.2 Recrutamento e seleção

Ao questioná-los sobre política de recrutamento e seleção as respostas obtidas foram de que não há regras estabelecidas quanto a isso. Porém, existem alguns hábitos praticados como, por exemplo, levar em consideração a indicação de pessoas de confiança das lideranças da empresa, pessoas com experiência nas atividades a serem desempenhadas e também entrevista pessoal e exames médicos.

De acordo com as lideranças da CarPoint para contratar uma pessoa é essencial que essa seja educada, pontual, responsável e que seja esforçada para adquirir aprendizado no cotidiano de trabalho.

2.3 Estrutura Organizacional

A empresa não tem uma estrutura organizacional elaborada, porém estão claros e definidos os cargos e hierarquia da empresa.

As lideranças da CarPoint são: Helio Jorge Hirt, Charlie Marcelo Hirt e Guilherme Augusto Hirt.

Os demais funcionários (total de seis), não desempenham atividades administrativas, apenas prestação de serviços. O trabalho é distribuído de acordo com a demanda, todos eles estão habilitados para desempenhar as mesmas atividades.

2.4 Avaliações de desempenho e competências

Quanto a avaliações de desempenho e competências questionamos os funcionários a respeito do nível de confiança atribuído a eles na tomada de decisões, a respeito do reconhecimento de suas habilidades e de que maneiras é possível desenvolvê-las na empresa.

As respostas dos funcionários foram muito semelhantes. Todos manifestaram receber confiança das lideranças na tomada de decisões referentes às suas atividades. Porém, surgiram respostas como, ‘geralmente, porém, não sempre’.

Em relação às suas habilidades e o desenvolvimento das mesmas, os funcionários demonstraram-se contentes, pois tem conhecimento reconhecido na área e desenvolvem-se com treinamentos e com os próprios desafios do cotidiano de trabalho. Porém, gostariam de ter treinamentos com mais frequência e ferramentas em melhores condições para facilitar o trabalho.

2.5 Liderança

Os funcionários apresentaram opiniões semelhantes em alguns pontos, porém diferentes em outros.

Ao questioná-los sobre a existência de uma relação colaborativa e transparente entre líder e funcionário todos demonstraram que os líderes reconhecem seus conhecimentos dando-lhes razão em determinados assuntos. Porém, houve resposta em que não se afirmava ter transparência na relação.

Sobre o gerenciamento da equipe, o incentivo aos funcionários realizarem suas tarefas e a identificação de suas necessidades visando metas e o bem comum houve resposta em que o funcionário afirmava que os líderes, na maioria dos casos, não sabiam identificar necessidades, porém, conseguiam interessar seus funcionários no trabalho.

Outra resposta traz um elogio muito positivo em relação aos líderes, pois considera que esses sabem gerenciar sua equipe identificando suas necessidades e auxiliando-os tanto dentro da empresa como fora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (188.3 Kb)   docx (84.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com