TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Estruturas Organizacionais

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Estruturas Organizacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  2.378 Palavras (10 Páginas)  •  1.400 Visualizações

Página 1 de 10

TRABALHO NP1

1. A Empresa multinacional KBSSA fabricante de Asas para Aviões com filial no Brasil tem perspectiva de crescimento de vendas sustentável, mas por outro lado tem sérias restrições quanto ao seu pós-venda havendo reclamações pela demora no atendimento às necessidades dos clientes. Uma alternativa poderia ser passar pela criação de uma departamentalização:

A Geográfica

B Por período

C Por clientes

D Funcional

E Matricial

2. Após certo estágio de crescimento, a empresa CBC fica grande demais para poder ser controlada, e uma crise de burocracia ameaça sua existência. A obediência a normas e procedimentos torna-se mais importante do que a inovação e a iniciativa. Para passarmos esta crise, a empresa adota um comportamento mais livre e flexível, enfatizando o controle social e a autodisciplina, sendo a estrutura matricial utilizada com frequência. Segundo Greiner, a empresa CBC está vivenciando agora uma nova fase de crescimento denominada:

A Coordenação

B Colaboração

C Criatividade

D Autonomia

E Controle

3. A sua Empresa está passando por uma crise. Você dirige a empresa de forma autoritária e centralizada. Os gerentes de níveis inferiores tornam-se cada vez mais especializados e conhecedores das particularidades das suas funções, entretanto têm baixo poder de decisão. Isto acarreta demora na tomada de decisões e muitas vezes erradas, geralmente por níveis superiores que desconhecem os aspectos operacionais da Empresa. Que crise se encontra e qual seria a próxima fase de crescimento que, se vencida esta crise, a empresa passará.

A) Crise de liderança e crescimento pela direção

B) Crise de autonomia e crescimento pela delegação

C) Crise de controle e crescimento pela coordenação

D) Crise de burocracia e crescimento pela colaboração

E) Crise de descentralização e crescimento coordenação

4. Um grupo financeiro recém adquiriu uma empresa de software que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-se que a expansão desejada não vinha ocorrendo devido à falta de agressividade da empresa adquirida, em função de sua estrutura extremamente pesada, inflexível e de pouca interação com o mercado. O grupo decidiu implementar uma transformação radical na estrutura da nova empresa, redesenhando-a como uma estrutura adaptativa. Você, convidado a opinar sobre as ações necessárias à consolidação de uma organização adaptativa, identificou ações imediatas a serem implementadas, entre as quais se destaca:

A) Implementar um programa de vendas arrojado para atender aos antigos consumidores

B) Estabelecer uma estrutura organizacional rígida com desenho mecanístico e clara unidade de comando

C) Rever a política de cargos e salários, estabelecendo melhores salários e maior número de órgãos de staff

D) Promover um downsizing, eliminando níveis hierárquicos e redefinindo a estrutura da organização, de forma a torná-la capaz de aprender e de adaptar-se às mudanças, valorizando a inovação e a criatividade

E) Redesenhar o organograma da empresa de modo a melhorar a pirâmide de necessidades

5. A empresa AGT Consultores Associados propôs a reorganização da estrutura da Construtora Prédio Feito S.A., de modo a privilegiar: – o desenvolvimento de um forte e coeso trabalho de equipe; – a eliminação de mão-de-obra ociosa; – a eliminação de uma extensa cadeia hierárquica; – a melhoria do processo comunicativo nos empreendimentos. Para cada novo empreendimento passou então, a adotar uma estrutura que possibilitasse comunicação horizontal, vertical e diagonal, multiplicidade de comando, menor número de níveis hierárquicos com possibilidades de trabalho em projetos simultâneos e nas atividades operacionais da empresa. Esta estrutura é também conhecida como:

A) Linear

B) Matricial

C) Geográfica

D) Especialista

E) Qualitativa

6. A Cia. Alpha é uma indústria manufatureira de produtos eletrônicos no Brasil. A fabricação está concentrada em duas unidades: uma em Manaus (televisores e aparelhos DVD) e outra em São Paulo (microcomputadores). Cada fábrica possui atividades próprias de desenvolvimento de produtos, compras, produção, finanças e RH. Para sustentar as estratégias de rapidez, baixo custo e qualidade da Cia. Alpha, em cada uma dessas unidades são desenvolvidos projetos de novos produtos e de melhoria de processos, sob a responsabilidade de um gerente de projeto e de uma equipe multidisciplinar composta por pessoas das diversas áreas de cada unidade. As estratégias e diretrizes gerais referentes a desenvolvimento do produto, fabricação, Marketing, finanças e recursos humanos são definidas pelos respectivos órgãos corporativos sediados na matriz da organização em São Paulo.

Com base nessas premissas, o modelo de estrutura organizacional mais adequado às características da Cia. Alpha é:

A Estrutura mista, combinando departamentalização funcional, divisional e matricial

B Estrutura divisional por território e por produto

C Estrutura matricial

D Estrutura funcional

E Estrutura em rede

TRABALHO NP2

1. No novo contexto empresarial as organizações vêm buscando operar no conceito de organização em rede. Dentre as alternativas abaixo, aquela que melhor caracteriza esse conceito é:

A A organização se estrutura em unidades de negócios com autonomia pra a tomada de decisões

B A organização terceiriza praticamente todas as suas atividades e ganha mais flexibilidade

C

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com