TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Assédio Sexual - resumo

Por:   •  19/11/2015  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  2.921 Visualizações

Página 1 de 2

Cassia Mayumi Cardoso – RA 20209853
8 Semestre – Relações Internacionais - Noturno  - Paulista I

RESENHA - ASSÉDIO SEXUAL

O filme Assédio Sexual, dirigido por Barry Levinson, trata-se da história do executivo Tom Sanders, interpretado por Michael Douglas, que esperava ser promovido em sua empresa, porém o cargo desejado foi atribuído à outra pessoa, Meredith Johnson, a personagem de Demi Moore. A trama principal move-se ao redor da personagem de Moore, que assedia sexualmente Sanders dentro da empresa, mas o culpa pelo assédio e se utiliza do poder para chantageá-lo, com a ameaça de destruir a carreira do executivo. Porém, em trama paralela, há a questão da ética e transparência nos negócios, porque o assédio neste caso está relacionado à relação de poder, e não ao sexo propriamente.

Dentro da empresa, a posição de Meredith é a de vice-presidente, porém ela é novata na empresa. Tom Sanders não conseguiu o cargo, porém é veterano na empresa e conhece bem os projetos e produtos que estão sendo desenvolvidos. Dentro da empresa, há um conflito de autoridades e no decorrer do filme, paralelamente à trama do assédio sexual, Sanders passa por diversas reuniões que fazem cair sobre ele (com influência de Meredith) a culpa pelos erros ocorridos na linha de produção de um dos produtos da companhia.

A Digicom, empresa retratada, apresenta o processo de sua internacionalização para a Malásia e as negociações que ocorrem com o governo local. A forma de produção, através do serviço manual em vez do automático, traria maior oferta de empregos aos trabalhadores locais e o custo de produção seria menor. Porém, os erros que vem ocorrento na linha de produção afeta a qualidade do produto e há a preocupação de que ele não cumprirá as necessidades do governo.

Teoricamente, no filme Assédio Sexual, há duas relações de poder que podem ser destacadas: a de empresa x empresa e a de governo x empresa. Ao inserir a empresa no cenário internacional, o governo local espera desenvolvimento econômico, portanto promove incentivos para que ela se estabeleça no país. No caso do filme, a Malásia facilitou os custos de produção da Digicom, em uma situação de barganha. Este tipo de situação exige que os dois negociadores encontrem um ponto em comum para flexibilizar a operação.

Na relação empresa x empresa, no filme está ocorrendo a fusão entre duas companhias, a Conley-White e Digicom,  sendo o carro chefe da negociação o produto da Digicom. Em suma, o sucesso da fusão (e internacionalização) da empresa se dá  através da boa negociação no meio que se pretende incorporar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com