TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIGAÇÃO DA LETRA PARA A ANÁLISE DA FILME "ESCRITORES DE LIBERDADE"

Tese: INVESTIGAÇÃO DA LETRA PARA A ANÁLISE DA FILME "ESCRITORES DE LIBERDADE". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA

DISCIPLINA: DIDÁTICA

ACADÊMICA (O): Wilton Ferreira Mendes Filho

PROFª Ma.: SIMONE FREITAS PEREIRA COSTA

ROTEIRO DE ESTUDO PARA ANÁLISE DO FILME “ESCRITORES DA LIBERDADE”

ORIENTAÇÕES GERAIS:

ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA INDIVIDUALMENTE OU EM DUPLAS.

ESTE RELATÓRIO DEVE SER ENTREGUE NO DIA 28/03/2014, DIGITADO E IMPRESSO.

CADA QUESTÃO VALE 2,0 (DOIS PONTOS).

A – QUAIS ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PODEMOS IDENTIFICAR NO FILME?

No filme podemos identificar a pedagogia nova, através do ensino da professora em questão, que sempre está se importando com que seus alunos estão aprendendo.

Porém no filme também podemos identificar a pedagogia tradicional, quando analisamos um professor aplicando conteúdo no quadro, e seus alunos apenas copiando e reproduzindo.

B – IDENTIFIQUE O PENSAMENTO DE COMÊNIO, DESCREVENDO UMA SITUAÇÃO DO FILME QUE O CARACTERIZE:

De acordo com Comenius os alunos deveriam ter uma educação em um local escolar arejado, bonito, com espaço livre e ecológico, de acordo com Comenius o aluno deve receber uma educação sem punição mas com diálogo.

No filme a professora tenta construir um local onde seus alunos possam se sentir bem, sempre procurando deixar o ambiente mais agradável, evitando punições violentas como expulsão dentre, outras, procurando exclarecer tudo através do díalogo.

Como em um certo ponto do filme dois alunos se confrontam dentro da sala, e então a professora, contorna a situação no diálogo e não na violência, nem verbal muito menos física.

C – O QUE VOCÊ FARIA DIANTE DE UMA TURMA DE ALUNOS COM A TURMA RETRATADA NO FILME? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:

No meu modo de pensar eu não acho que eu teria capacidade de suportar uma turma daquele calibre, alunos revoltados, xingamentos, alunos armados, eu não teria “pulso” para suportar aquilo tudo, e lutar por aquela turma, no meu modo de pensar, eu teria atitudes mais drásticas, como utilizar os meios legais para conseguir dar minha aula, eu admiro a profissão dos professores, e admiro aquela personagem daquele filme, por sua capacidade de lecionar uma turma daquelas.

Como essa pergunta é pessoal, eu não teria nenhuma atitude plausivel para encarar uma turma dessas.

D – QUANDO A PROFESSORA REALIZA A ATIVIDADE UTILIZANDO UMA FITA ADESIVA DEMARCANDO O CHÃO, ESTA AÇÃO COLOCA OS ALUNOS DIANTE UNS DOS OUTROS, PROVOCANDO-OS A SE “ENXERGAREM”, A SE VEREM. NO SEU ENTENDIMENTO, O QUE ESSA ATIVIDADE PROVOCOU? EXPLIQUE:

Ela fez com que os alunos enxergassem o próximo e percebecem que nem tudo é como eles imaginavam, que o que eles passavam, os outros também passavam, que existe o outro lado da moeda, que toda aquela violência que os negros sofriam pelos brancos, os brancos também sofriam pelos negros, que todos já haviam perdido amigos, e amados.

E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com