TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Desempenho

Trabalho Universitário: Gestão De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Cada vez mais, as empresas estão cientes de que precisam melhorar os processos, os produtos e os serviços, a fim de se obter vantagens competitivas sustentáveis. Nesse cenário, as empresas de pequeno porte passam a enfrentar o desafio de ter que desenvolver diferentes competências e reduzir as improvisações e decisões intuitivas. Conforme o Sebrae (2007b),essas pequenas empresas enfrentam dificuldades relacionadas à gestão deficiente do negócio, dentre elas a falta de planejamento prévio e a carência de controles gerenciais eficientes.

A contabilidade gerencial pode auxiliar essas pequenas empresas, fornecendo instrumentos que permitam aos gestores desses negócios tomarem melhores decisões e assim obter melhor desempenho e aumento das chances de sobrevivência de suas empresas. Dessa forma, o presente estudo discute um modelo de gestão do desempenho para uma empresa de pequeno porte do ramo de embalagens. O trabalho foi desenvolvido para responder a seguinte questão-problema: como gerenciar o desempenho de uma pequena empresa do ramo de embalagens?

Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho é desenvolver uma abordagem para a gestão de desempenho de uma pequena empresa do ramo de embalagens, fundamentado no Balanced Scorecard.

DESENVOLVIMENTO

No sentido de buscar vantagens competitivas, as empresas investem em sistemas que oferecem informações estratégicas, entretanto, apesar de haver inúmeras ferramentas que auxiliam a gestão empresarial, poucas têm foco no gerenciamento das pequenas empresas, e essas empresas muitas vezes possuem carência no que se refere a planejamento, organização e controle de suas atividades e resultados. Visando contribuir para a melhoria do desempenho das pequenas empresas, neste trabalho propõe-se um modelo de gestão do desempenho para uma pequena empresa de embalagens, fundamentado no Balanced Scorecard (BSC). Como metodologia, utilizou-se a pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, e os procedimentos técnicos empregados foram pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O BSC é um instrumento gerencial utilizado pelas organizações que desejam traduzir sua estratégia de acordo com a missão, permitindo que objetivos, indicadores e metas direcionem as ações da empresa.

Através do estudo de caso, foi possível verificar a viabilidade da elaboração de modelos de gestão do desempenho para as pequenas empresas, de forma a possibilitar aos gestores desses negócios a identificação de iniciativas que podem levar a empresa a alcançar seus objetivos, além de proporcionar ao gestor a capacidade de estabelecer prioridades e programar mudanças, através do acompanhamento dos indicadores de desempenho.

A empresa Embalex localizada no bairro da Terra Firme , na Avenida Perimetral, em Belém-PA, é uma pequena empresa do ramo de embalagens, que produz e comercializa embalagens.

A empresa escolhida para a atividade foi a Embalex por se tratar de uma empresa do segmento embalagens que se destaca pela qualidade dos seus serviços e produtos, não deixando de desenvolver e atualizar-se constantemente.

Diretora-presidente

Heloisa Mesquita Andrade

(91) 3222-0000

HM.Andrade@gmail.com.br

A Embalex atua no mercado Paraense desde 2006, oferecendo soluções em embalagens, objetivando atender seus clientes. A empresa pertence a uma única proprietária, que atua como diretora-presidente e possui uma equipe de 20 colaboradores. A empresa possui uma estrutura organizacional baseada nos princípios da departamentalização, onde cada unidade de trabalho tem a responsabilidade de cumprir sua tarefa. A empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com