TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GÊNERO UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro de Filosofia e Ciências Humanas – Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas

Curso de Graduação em Relações Internacionais

Matéria: História Contemporânea

Gênero: Uma Construção Social

Yuri Machado Cabral

  1. Introdução

        Gênero: Uma construção Social        

        Para compreender os processos de construção de gênero, é preciso entender que ser mulher ou ser homem é agir de acordo com o que a sociedade espera ser feminino e masculino, pouco ou nada tem a ver com natureza biológica de cada corpo. Entretanto, é sobre o corpo, com um sexo definido biologicamente, que são atribuídas as características do gênero e, devido a uma naturalização das formas de ser mulher e de ser homem, são muitas vezes percebidas como parte da natureza de cada um.

         Desta forma, a construção das identidades de gênero acontece a partir das diferentes interações dos papéis de gênero e dos estereótipos nas interações sociais/contextos sociais. Assim, pode se entender o gênero como uma categoria social, que se refere aos papéis comportamentais predeterminados que uma sociedade espera como sendo apropriados para cada gênero.    

        O conceito de gênero deve ser entendido de uma forma relacional e não como algo estático, já que se desenvolve a partir de algo que as pessoas fazem e não de algo que elas têm. Assim, pode-se dizer que o gênero é da ordem situacional, já que são comportamentos produzidos, vistos por terceiros como masculinos ou femininos em dada situação. Logo, o gênero é feito nas interações sociais, respondendo a situações específicas no momento em que são definidas as condições das relações sociais.

        Nesse sentido, vale a pena questionar, já que o gênero é uma construção: A quem essa estrutura favorece? Como ela afeta a sociedade e o indivíduos? É uma estrutura necessária?

  1. Diferenciando Sexo, Orientação sexual, Identidade de Gênero e Expressão de Gênero

 

        Para se desenvolver esses questionamentos é necessário primeiro ter clareza quanto alguns conceitos básicos, entre eles: Sexo, Orientação Sexual, Identidade de Gênero e Expressão de Gênero.

Sexo: refere se ao seu órgão genital, pode ser observado fisicamente e compreende sexo masculino (presença de pênis); feminino (presença de vagina) e intersexual (uma combinação dos dois).

Orientação Sexual: refere se ao quem você se atraí fisicamente/emocionalmente/psicologicamente e compreende assexuado (não se sente atraído sexualmente por ninguém); heterossexual (se sente atraído sexualmente pelo sexo oposto); bissexual (se sente atraído sexualmente por ambos os sexos); e homossexual (se sente atraído sexualmente pelo mesmo sexo).

Identidade de Gênero: refere se a como o indivíduo pensa seu significado, como ele se identifica em sua própria cabeça, majoritariamente sendo compreendido como Homem e Mulher.

Expressão de Gênero: refere se a como o indivíduo demonstra seu gênero (pela forma de agir, falar, se vestir, interagir, se expressar, etc), majoritariamente sendo compreendido como Masculino, Feminina e Andrógena (uma combinação dos dois).

        A diferença entre sexo e gênero é melhor compreendida se pensarmos na diferença entre Identidade Sexual e Identidade de Gênero. Enquanto a primeira se relaciona a traços genéticos de cada sexo, a segunda está relacionada com a identidade psicossocial de cada um (valores/comportamentos) que a sociedade considera como apropriados em função do sexo biológico. [pic 2]

  1. O Binarismo

Sendo então o conceito de gênero algo construído, não natural, seria interessante entender a quem essa estrutura favorece. Pensando se na sociedade ocidental atual, que se baseia no patriarcado, a lógica é de uma divisão binária, onde se divide dois caminhos possíveis (e opostos): homem x mulher ou masculino x feminino; e nessa linha de raciocínio não há outras combinações possíveis, não há interseções. Porém, sendo a identidade de gênero um fenômeno social, uma característica fundamental da experiência humana e que ajuda a constituir o ser humano como sujeito do mundo social, as definições tradicionais de gênero não seriam limitadas ou até prejudiciais?

Ainda nesse sentido, pode perceber também a relação sexo-gênero ou identidade-sexualidade. Nessa compreensão, a partir de um determinado gênero haveria a “obrigatoriedade” de uma determinada sexualidade, homem se atraí por mulher e mulher se atraí por homem (heterossexual) e a homossexualidade seria a exceção que confirma a regra, ao ser considerada algo errado, algo não natural.

        Outra linha desse pensamento binário ainda predominante é a naturalização do que é feminino ou masculino, tentando basear esse processo na ordem do biológico. Os homens seriam naturalmente mais racionais enquanto que as mulheres seriam naturalmente mais emocionais, e, sendo culturalmente a razão mais valorizada que a emoção, é fácil identificar porque vivemos em uma sociedade que a relação de poder se dá do homem sobre a mulher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (330.3 Kb)   docx (143.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com