TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HABILIDADES HUMANAS DETERMINANTES PARA GESTÃO DE PROJETOS

Por:   •  5/8/2016  •  Artigo  •  3.503 Palavras (15 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 15

HABILIDADES HUMANAS DETERMINANTES PARA GESTÃO DE PROJETOS

SKILLS FOR DETERMINING HUMAN PROJECT MANAGEMENT

Roberson Luiz Pereira de Jesus

RESUMO:

             Este artigo propõe a demonstrar as principais competências e habilidades de um gestor de projetos, e o real impacto que essas habilidades podem causar na execução dos projetos. Apontando fatores a serem desenvolvidos pelos colaboradores que pretende seguir na carreira de gestor de projetos.

Palavras chave: Habilidades, competências, Gestor.

ABSTRACT:

             This article proposes to demonstrate the core competencies and skills of a manager in projects and the real impact that these skills can cause the execution of the projects. Pointing factors to be developed by employees who want to follow the manager 's career in projects .

Keywords:   Skills, competencies, Manager.


1 INTRODUÇÃO

           Atualmente o mercado de trabalho tem sido comandado pelas diversas mudanças e transformações, pelas inovações tecnológicas e pela concorrência. As organizações determinam a necessidade de entregar projetos dentro do custo, qualidade e prazos estabelecidos exigindo cada vez mais do profissional.

           Este Artigo irá mostrar as habilidades e competências  necessárias para um gestor de projetos ter a capacidade de desempenhar o seu papel de modo a contribuir com sua equipe. Sempre lembrando que a competência do gestor será o motivo do sucesso ou do fracasso de um projeto.

        Attarzadeh, cita que a falta de envolvimento do gestor (atitude) é uma das principais causas de fracasso nos projetos; e o outro fator é a falta e conhecimento (planejamento) e por ultimo é a falta de gestão, seja de pessoas ou de sistema. A falta da capacidade de liderança também vem a ser uma das causas de uma má gestão em projetos, os fatores comportamentais podem de fato comprometer a execução e a realização de um projeto, pois o projeto não depende somente de recurso e matérias, mas principalmente de pessoas.

        

         

                   

         

         

1.1 OBJETIVO GERAL

O Objetivo Geral deste Artigo busca analisar as competências, habilidades e atitudes necessárias para os gestores de projetos aplicarem em suas tomadas de decisões cotidianas, buscando satisfazer as necessidades emergenciais das empresas atuais.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Discutir sobre as competências necessárias para um gestor de projetos.  

  1. Indicar ferramentas que auxiliam na tomada de decisões.
  1. Habilidades que o gestor deve desenvolver
  1. Mostrar em dados o perfil dos novos gestores.

2. JUSTIFICATIVA

Para atender os objetivos propostos neste artigo, e com base na fundamentação teórica, constitui-se o levantamento de referências bibliográficas referente a tomada de decisão e conhecimento, habilidade e atitude para o desenvolvimento de novos gestores, e também para o seu crescimento profissional.

 

3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1 GESTÃO PELA COMPETÊNCIA

           Dutra, define a competência como sendo a aptidão da pessoa em provocar resultados dentro do escopo organizacional.

           A gestão de competências é uma maneira eficaz  para trabalhar com pessoas, sendo que o gestor é o responsável pela motivação de sua equipe, se a motivação for fraca isso irá afetar no desempenho e nos resultados do projeto. Lembre- se que os membros de sua equipe precisa saber exatamente em que consiste suas tarefas para concluir o trabalho dentro do planejado. O gestor é responsável em orientar sua equipe de for mais clara possível.    

        Entre os principais objetivos em uma gestão por competências para Boog. destaca-se:

  • Entender, organizar e disseminar os conhecimentos ligados aos negócios e as estratégias da empresa;
  • Ser o instrumento de comunicação de mensagens de atitude, conhecimentos e habilidades esperadas de cada empregado;
  • Formar uma base de dados sustentável e confiável para as avaliações de desempenho;
  • Servir como valiosa fonte de informação para as necessidades de treinamento, planos de sucessão, carreira, seleção e remuneração;
  • Transparências nas relações internas.

           A competência se define como o quão o indivíduo tem em ser proativo, de ir além das expectativas esperadas.  

         

        Rabaglio, descreve  as competências em três fatores :

  • Básicas: são relacionadas à cultura organizacional e demonstradas nos Currículos de todos os profissionais da empresa.
  • Diferenciadoras: são os comportamentos de maior frequência nos profissionais excelentes e que se distinguem dos profissionais proficientes.
  • Estratégicas: são as competências percebidas como essenciais para viabilizar a visão estratégica da organização.

3.1.1 CONHECIMENTO, HABILIDADES E ATITUDES 

         

 Dutra, descreveu que a competência é baseada em três dimensões (conhecimento, habilidade e atitude), juntando não somente as habilidades técnicas, mas também as habilidades humanas necessárias à execução de um determinado trabalho.

           Quando juntamos as inicias (CHA) é tudo o que uma função de uma empresa exige para que o serviço seja bem administrado e de boa qualidade. No entanto, estas iniciais precisam estar bem definidas e atualizadas.

        Rabaglio (2002) define significados para essas letras, segue abaixo as definições:

          C = Conhecimento (todo conhecimentos adquiridos no decorrer da vida, nas escolas, universidades, cursos, etc.

          Atualmente, o líder atua com um pé no presente e outro no futuro, construindo seu mapa de metas. O tempo não para, então busque antenar-se, procurar ver além das fronteiras, perceber em sua profissão as novas demandas do mercado e buscar as fontes de pesquisa, são um diferencial que tornam a caminhada do gerente mais divertida e rica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (710.1 Kb)   docx (325.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com