TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Afetividade Entre Professor E Aluno

Trabalho Universitário: Importância Da Afetividade Entre Professor E Aluno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 5

.

Objetivos Específicos

• Conhecer a legislação que norteia o processo de alfabetização nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

• Pesquisar sobre as etapas do desenvolvimento em que se encontram as crianças em idade de alfabetização – 6 a 8 anos.

• Estudar como acontece o processo de construção da leitura e da escrita pela criança.

• Investigar em bibliografias específicas possíveis dificuldades que o aluno pode apresentar no decorrer do processo de alfabetização.

• Refletir sobre o papel do educador diante das dificuldades de aprendizagem apresentadas por alunos que estão sendo alfabetizados.

7. Fundamentação Teórica

A educação brasileira está avançando a partir de mudanças importantes na sua organização. Uma delas foi a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos que traz consigo alterações no currículo e a proposta de alfabetização até o terceiro ano deste nível de ensino sem retenção. Passado o impacto inicial desta reforma no ensino, surgem os desafios, sendo um deles a questão da diversidade de níveis de aprendizagem em uma mesma sala de aula.

Para compreender todo este processo, a partir da pesquisa bibliográfica, o presente estudo esta organizado nos seguintes tópicos:

7.1 Orientações legais acerca da alfabetização no Ensino Fundamental de 9 anos

Esta parte inicial da pesquisa irá situar o leitor sobre a legislação vigente e das orientações passadas através dos pareceres e diretrizes nacionais curriculares. Este esclarecimento irá contribuir para que o professor alfabetizador desmistifique algumas questões e compreenda outras, relacionando-as com a sua realidade.

7.2 Quem é a criança em fase de alfabetização?

Como forma de documentar e contribuir na formação formal e continuada de educadores alfabetizadores, neste estudo constará uma pesquisa bibliográfica sobre as etapas do desenvolvimento da criança de 6 a 8 anos, para que o educador compreenda o que é esperado dela nesta faixa etária nos aspectos cognitivos e afetivos. Este conhecimento será construído com base em teóricos do desenvolvimento infantil como Piaget, Vygotsky e Wallon. Estudos sobre estes pesquisadores são encontrados em obras como as de Cool (2004), Castorina (1995) e Piletti (2012).

7.3 Alfabetização enquanto processo

É importante que o educador alfabetizador compreenda como acontece a construção da leitura e da escrita, tendo respaldo teórico para sua prática. Essa compreensão é fundamental para nomear os estágios de aprendizagem e criar estratégias para que o aluno avance. Para tanto, Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999) contribui com a psicogênese da língua escrita, Dalla Vale (2011) apresenta referencial sobre metodologia da alfabetização e Magda Soares (2010) sobre alfabetizar e letrar.

7.4 Dificuldades de aprendizagem – na leitura e na escrita

O que mais desafia o educador são as crianças que apresentam dificuldades em aprender a ler e escrever. São estes alunos que irão avançar de ano com especificidades aquém do esperado para o momento. Parte-se da hipótese de que o educador pode contribuir na superação destes desafios, para tanto, são necessários conhecimentos acerca das dificuldades de aprendizagem e sobre sua conduta. Daniela Leal (2011) apresenta um olhar psicopedagógico que poderá responder a muitas angustias pedagógicas sobre dificuldades de aprendizagem, Chabanne (2006) contribui com o estudo sobre a falta de habilidade escolar.

7.5 O papel do educador diante das dificuldades de aprendizagem no período de alfabetização

Seguindo a linha de raciocínio: legislação -> desenvolvimento infantil -> alfabetização -> dificuldades de aprendizagem, finalmente chegaremos ao coração da pesquisa: momento de responder ao questionamento sobre o papel do educador diante das dificuldades de aprendizagem.

Certamente o referencial teórico construído até então proporcionará uma bagagem de reflexões que irão direcionar os resultados da pesquisa. Para subsidiar e complementar, autores que trabalham com a formação de professores como Nóvoa (1995 e 1997), Borges (2004) e Veiga (2010) farão parte do estudo.

Estes são os itens a serem desenvolvidos no decorrer da pesquisa, os quais estão relacionados com alguns autores, sendo que poderão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com