TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informática na Educação: Conformar ou Transformar a Escola

Por:   •  10/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

Informática na educação: conformar ou transformar a escola

Introdução

Os meios de produção e de serviço estão passando por profundas mudanças,caracterizadas por uma supervalorização do conhecimento.

Certamente, estamos adentrando em uma sociedade em que os processos de aquisição do conhecimento assumirão papel de destaque. Essa mudança implica em uma alteração na postura dos profissionais em geral e, portanto, requer o repensar dos processos educacionais.

A educação não pode mais ser baseada na instrução que o professor passa ao aluno, mas na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento de competências como aprender a buscar a informação, compreendê-la e saber utilizá-la na resolução de problemas.

A tentativa de modernizar ou repensar a educação tem sido feita através da introdução do computador na escola. No entanto, a utilização do computador na educação não significa, necessariamente, o repensar da educação

 O computador usado como meio de passar a informação ao aluno mantém a abordagem pedagógica vigente, informatizando o processo instrucional e, portanto, conformando a escola com a tradição instrucionísta que ela já tem.  Por outro lado, o computador apresenta recursos importantes para auxiliar o processo de transformação da escola.

 FAZER X COMPREENDER

A distinção entre o fazer (savoir jaire) e o compreender é apresentada por Piaget em seu livro Fazer e Compreender (1978).

Piaget observou que a passagem do saber fazer para o compreender se dá graças à tomada de consciência, que consiste na transformação do esquema das ações (que permitem o fazer) em noções e operações (que constituem a conceitualização).

Essa passagem se dá em três estágios: no primeiro estágio a criança negligencia todos os conceitos envolvidos na atividade, no segundo ela coordena alguns conceitos e no terceiro, a criança coordena todos os conceitos envolvidos na atividade.

A qualidade da interação aprendiz-objeto é particularmente pertinente ao caso do uso de diferentes softwares educacionais. Um determinado software não pode analisado independentemente do seu uso. Do mesmo modo que não é o objeto que leva à compreensão, não é o software que permite ao aluno entender ou não um determinado conceito.

A compreensão é fruto de como o software é utilizado e de como o aluno está sendo desafiado na atividade de usar aquele software .

Diferentes usos do computador na educação

O computador pode ser usado na educação através de software do tipo tutoriais, exercício-e-prática, jogos, simulação, multimídia ou software de aplicação mais geral como as linguagens de programação (BASIC, Pascal, Logo), os softwares, nonnalmente denominados aplicativos, como uma linguagem para criação de banco de dados como DBase ou um processador de texto, e os softwares para construção de multimídia.

No caso dos aplicativos, como os processadores de texto, as ações do aluno podem ser analisadas em termos do ciclo descrever-executar -refletir- depurar-descrever. A descrição das idéias é feita através da língua materna e comandos para formatação do texto (centralizar um parágrafo, sublinhar uma palavra, etc.). No entanto, somente os comandos de formatação são executados pelo computador. O conteúdo do texto não é executado. Assim, a reflexão e a depuração somente podem ser feitas sobre a execução do formato do texto. A reflexão e a depuração do conteúdo são feitas por uma pessoa que lê o texto e fornece o feedback. Normalmente é o professor quem exerce esse papel.

Dessa análise dos software é possível entender que a relação entre o fazer e compreender não está restrita ao software mas remete à interação do professor com o aluno que usa um determinado software.

Informática na educação

A utilização do computador para passar informação implica na mera informatização do processo de ensino tradicional. No caso do computador ser usado para ser programado, permite a implementação do ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição, criando as condições para o aluno construir o conhecimento e, portanto, aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com