TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

Prof.ª: SAFIRA[pic 1][pic 2]

[pic 3]


Neste trabalho irei comentar um pouco sobre a palestra relacionada a logística da TAM, como foi fundada, local de ação, público entre outros, palestrada pelo RAEDER onde ele aborda vários pontos relacionados a logística e suas particularidades aéreas, segue:

A TAM Linhas Aéreas é uma companhia aérea brasileira sediada em São Paulo, considerada atualmente como a maior companhia aérea do Brasil.[3] A companhia é membro da aliança aérea Oneworld e faz parte do LATAM Airlines Group, um holding entre a TAM e a chilena LAN Airlines. Em 6 de agosto de 2015, foi anunciado que as companhias LAN e TAM passarão a ser uma única marca a partir de 2016, sob o nome de LATAM Airlines. A transição será feita gradualmente e a previsão é que a primeira aeronave com a nova marca seja lançada em fevereiro de 2016.

A frota da TAM é composta por 166 aeronaves da Airbus e Boeing, sendo os modelos Airbus A319, Airbus A320, Airbus A321 usados nas rotas domésticas e o Airbus A330, o Boeing 767 e o Boeing 777 usados nas rotas internacionais. A companhia também tem pedidos de Airbus A320neo e Airbus A350, sendo a companhia lançadora do A350 nas Américas.

O Táxi Aéreo Marília surgiu em 1961, fundado por dez pilotos de aviões monomotores. Na época, eles faziam o transporte de cargas e de passageiros no Paraná, São Paulo e Mato Grosso. Após seis anos, o grupo foi comprado pelo empresário Orlando Ometto, teve a sua sede transferida para São Paulo e inicia o transporte de malotes.

Em 1971, o comandante Rolim Amaro, que já havia trabalhado na companhia em sua fundação, é convidado por Orlando Ometto para ser sócio minoritário da empresa, com 33% das ações. No ano seguinte, o piloto adquire metade das ações da TAM e assume a direção da empresa. Em 1976, a empresa foi renomeada e passou a se chamar apenas TAM. Rolim deteve 67% do capital da nova empresa, com atendimento voltado para o interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

Na década de 1980, a companhia começou a utilizar o Fokker F27, substituindo os EMB-110. Em 1981, a TAM chegou a marca de um milhão de passageiros transportados. Em 1986, a TAM adquire a companhia aérea VOTEC. Com a compra, a TAM amplia seus destinos para as regiões centro-oeste e norte.

[pic 4]

Fokker 100 da TAM.

Em 1991, a TAM recebe os seus Fokker 100, sendo a maior companhia operadora desta aeronave no mundo. Em 1993, a TAM lança o seu programa de milhas, que não previa limitação de assentos para as passagens gratuitas, o que representou um pioneirismo nos programas de milhagens das companhias aéras. Em 1996, a TAM começou a operar em todo o território nacional. A TAM adquiriu a companhia Lapsa do governo paraguaio e fundou a TAM Mercosur, atual TAM Airlines. Foi comprada uma área de 185 alqueires (447hectares) na região de São Carlos, no interior de São Paulo, onde atualmente se localiza a sede do Centro Tecnológico da TAM, também conhecido como TAM MRO.[15] Em 2003, a TAM reestruturou-se internamente e deu início ao compartilhamento de vôos com a Varig.A empresa lançou o e-TAM, um equipamento que permitia aos passageiros fazer o seu check-in em apenas 10 segundos. A companhia fecha o ano com lucro de 174 milhões de reais Em 2004, a TAM fechou uma série de acordos com companhias aéreas regionais. Os acordos envolveram PassaredoOcean AirTotalTRIP e Pantanal. Em 2007, a TAM iniciou um novo processo de modernização de sua frota, comprando 22 Airbus A350 XWB, com mais 10 opções de compra, e mais quatro Boeing 777.

Início das rotas internacionais

Em 1998 foram entregues para a TAM os primeiros Airbus A330 e a empresa fez o seu primeiro voo internacional na rota de São Paulo para Miami. Em 1999, a TAM lançou sua primeira rota para a Europa, tendo como destino a cidade de Paris. Em 2004, a TAM aumentou a frequência diária de viagens para os Estados Unidos e para a Europa, passando a ter 24 frequências diárias.

Em 2005, a TAM inaugurou novas rotas internacionais para Buenos Aires, com cinco frequências diárias, Santiago, com uma frequência diária, Nova York, com duas frequências diárias, e aumentou para duas frequências diárias a rota para Paris. Em 2006, a TAM inicia uma nova rota para Miami, partindo de Manaus e uma rota para Londres. Já em 2007, são iniciadas as rotas para Milão e Córdoba.

O que é Aeroporto?

Aeroporto é um aeródromo público dotado de instalações e facilidades para apoio de operações de aeronaves, embarque e desembarque de pessoas e/ou coisas. Também pode ser referido como base aérea, quando este está designado a servir primariamente aviões militares.

Um pequeno aeroporto é muitas vezes referido por campo de aterragemcampo de aviação (ou simplesmente campo) ou aeródromo.

Aeroportos precisam ser de fácil acesso a estradas, para o transporte de passageiros, trabalhadores e carga do aeroporto a outras cidades. Para esse fim, alguns aeroportos também possuem acesso a ferrovias(carga), metrô e ferries (passageiros). Além disso, aeroportos movimentados possuem equipes de emergência como bombeiros e pronto-socorro, para a eventualidade de um acidente; aeroportos maiores chegam a possuir hospitais completos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (219.8 Kb)   docx (483.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com