TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia E Macroeconomia TrABALHO EM GRUPO

Trabalho Escolar: Microeconomia E Macroeconomia TrABALHO EM GRUPO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 6

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de nota nas disciplinas Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade; Seminário.

Professores: Regina, Marcelo, Wilson, Marcia, Henry.

Olho D’Água das Flores - AL

2013

INTRODUÇÃO

O propósito principal deste trabalho está correlacionado com as disciplinas estudadas nesse Primeiro Semestre de Administração, sendo que esse consiste nas partes das quais serão abordadas em conceitos de taxa de juro, inflação, taxa de câmbio, medidas de tendência central, de dispersão, de amostragem probabilística, números – índices, deflação de dados e por fim a importância da gestão nas organizações, bem como o tipo de politica que as mesmas devem ser escolher para sua manutenção.

Portanto, podemos identificar que tais ferramentas acima citadas entram em todo o ambiente da empresa, buscando coletar dados pertinentes e transformá-los em informações que venham a ajudar os executivos na solução dos problemas.

DESENVOLVIMENTO

Atualmente a sociedade moderna vive um momento de transformações dinâmicas e contraditórias, que exigem do profissional contemporâneo um dinamismo para poder enfrentar as características desse momento histórico, ou seja, as organizações na contemporaneidade são complexas estruturas produtivas, não possuindo a simplicidade de outro tempo.

Diante deste contexto, podemos salientar que as exigências do ambiente de trabalho, tem imposto um profissional atento às transformações que o mundo empresarial faz entrar, ou seja, com as mudanças que a própria sociedade dita e perpassam.

Bem assim, as empresas faz entrar os indicadores econômicos, que contemplam as áreas de produção, comercio, emprego, renda, juros, inflação, entre outros. Assim, a inflação no nosso país mede tanto a evolução dos preços no nível do consumidor, quanto medem o comportamento dos preços no atacado. Assim, “não haveria dificuldades em se medir a inflação se a questão fosse conhecer a variação de preços de único bem”. (GREMAUD; VASCONCELLOS; TONETO JÚNIOR; 2004, p. 118).

Cabe destacar que a taxa de juro tem o papel fundamental nas decisões dos agentes econômicos, pois interferem nas decisões de investimentos, pois, quanto mais elevadas às taxas de juros, menos os empresários estarão dispostos a investir. Isso porque de um lado o custo de tomar o recurso emprestado fica mais alto e de outro, porque pode ser mais alto, e de outro, porque pode ser mais atraente aplicar o recurso no mercado financeiro do que na atividade produtiva.

As taxas de juros tem papel importante para as contas externas. Quando o país está necessitando de dólares, as taxas internas de juros podem ser elevadas para atrair recursos do exterior, que vem em busca de rendimentos mais altos. (LANZANA, 2002, p, 60).

Mediante esse contexto, as taxas de juros podem causar uma depreciação nos preço de diversos ativos, assim como pode contribuir para o crescimento das taxas de inflação e diminuição do crescimento econômico do país, já que a inflação adentra no aumento dos preços de todos os utensílios ligados ao desenvolvimento humano, assim como ao desenvolvimento da sociedade, ao mesmo tempo, quanto maior a inflação, maior lucro para como o mercado empresarial. Bem assim, a inflação está intrínseca ao Índices Geral de Preços, Índices de Preços no Atacado, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, Índice de Preços ao consumidor Amplo, Índice Nacional do Custo da Construção e ao Custo Unitário Básico.

Já a taxa de câmbio, constituísse na moeda estrangeira e ou brasileira, como por exemplo, o dólar e o real, refletindo o custo da moeda do país, sendo esse mecanismo um dos mais importantes da Macroeconomia, bem como quando se caracteriza ao mercado internacional.

A armadilha da taxa de câmbio é mais letal que a da taxa de juros, porque ela facilmente termina em crise de balanço de pagamentos, enquanto a primeira ode terminar em crise de dominância fiscal, embora seja difícil que isso ocorra. A taxa de câmbio apreciada reduz exportações e aumenta importações. Os índices de endividamento externo do país se deterioram, as perspectivas de piora na margem se agravam e, subitamente, os credores decidem suspender a rolagem da dívida externa, como aconteceu em 1998 e 2002. (Bresser-Pereira, 2007, p. 244).

Medida de tendencia central é o valor que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com