TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças na condição do Estado e os novos desafios de segurança

Por:   •  29/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

Mudanças na condição do Estado e os novos desafios de segurança

Venezuela

Estudo do Caso

Desde a segunda metade do século XX, diversas mudanças na condição do Estado ocorreram na Venezuela. Em 1945 chegou ao fim a ditadura militar comandada pelo general Isaías Medina Angarita, e então Rómulo Bittencourt, fundados do partido Acción Democrática (Ação Democrática), tornou-se presidente provisório, até as eleições livres de 1947, que levaram o escritor Rómulo Gallegos à presidência. Após uma operação militar, o ditador Pérez Jimenez assumiu o poder e instalou novamente a ditadura no país andino.

Após protestos populares e revoltas militares, o ditator Pérez Jimenez foi deposto do cargo em 1958, e então diversos partidos políticos, com exceção do Partido Comunista da Venezuela, assinaram o Pacto de Punto Fijo, e assim foi instaurado um longo período democrático no país.

No ano de 1973, que ocorreu a eleição que teve como vencedor Carlos Andrés Pérez, o país se viu numa crise petrolífera, que elevou exponencialmente o preço do petróleo, e depois de 3 anos, em 1976, toda a indústria petrolífera foi nacionalizada, elevando maciçamente os gastos públicos e aumentando a dívida externa, continuando até 1980, quando a economia venezuelana foi gravemente afetada. Então o governo tomou diversas medidas, uma delas foi a desvalorização da sua moeda, o bolívar venezuelano, que resultoi numa diminuição drástica no nível real de vida dos habitantes. Isso tudo seguida de diversas políticas econômicas fracassadas e o aumento da corrupção, levou ao aumento da pobreza e do crime, agravando os indicadores sociais e aumentando a instabilidade política.

Durante a crise econômica que durou até 1990, ocorreram duas tentativas de golpe, ambos fracassados, e o impeachment do então presidente Carlos Andrés Perez.

O clima de instabilidade e a falta de confiança nos partidos políticos da época ajudou Hugo Chávez a chegar ao poder em 1998, e logo lançou a Revolução Bolivariana, que começou com uma Assembleia Constituinte em 1999 a escrever uma nova constituição.

Em janeiro de 2002, aconteceu uma greve geral nacional que durou 2 meses, além de uma greve na estatal petroleira PDVSA. Estes movimentos geraram um grave problema econômico, fazendo o PIB cair incríveis 27% apenas nos 4 primeiros meses de 2013.

O ex-presidente Hugo Chávez ficou no poder até o dia 5 de Março de 2013, quando morreu após uma luta de dois anos contra o câncer. Nicolás Maduro foi seu sucessor, eleitor nas eleições de abril do mesmo ano, que foi marcada por diversos problemas políticos, devido a duvidas na legitimidade do candidato.

Em fevereiro de 2014, centenas de milhares de venezuelanos protestaram contra os cada vez mais altos níveis de violência criminal, inflação e pela escassez crônica de produtos básicos devido às políticas do governo federal. Os problemas persistem até os dias atuais, em que o país está cada vez mais fechado, gerando cada vez mais falta de produtos básicos e ocasionando a saída de empresas extrangeiras do país.

Um dos mais graves problemas enfrentados pelo país em 2015 e 2016 é a crise energética, tendo como consequência a diminuição da jornada de trabalho para dois dias, e escolar para 4 dias, por semana. Os centros comerciais estão sendo diretamente afetados, diminuindo suas horas de funcionamento. Os opositores do atual governo já estão agindo para que o presidente seja retirado do poder.

Analisando o caso de acordo com o tema proposto, percebemos diversas mudanças na condição do estado, passando diversas vezes por períodos ditadorias, e tendo períodos democráticos extremamente conturbados. A Venezuela atualmente é um Estado Moderno, mas caminha lentamente para se tornar Pós-Moderno. Seu governo é bastante centralizado, tendo os militares um monópolio da força, controlados pelo governo federal. É uma nação que durante um curto período de tempo teve influências externas, sendo a cultura local (linquistica, cultural e histórica) bastante uniforme. Já a economia, devido a fatores impossíveis de serem ignorados, se mostra mais aberta, sendo país dependente de insumos importados e participante de diversas organizações internacionais e acordos econômicos.

Os atuais problemas do país não mudam seu status, mas demonstra que está regredindo cada vez mais, em quesitos como o governo, nação e economia.

Referências Bibliográficas

CIA. The World Factbook. Disponível em <https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/ve.html>. Acesso em 28 de Março de 2016.

BBC. Profile: Hugo Chavez. Disponível em <http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/1925236.stm>. Acesso em 28 de Março de 2016.

BBC. Profiles: Pedro Carmona. Disponível em . Acesso em 28 de Março de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com