TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Passo: A Indústria de Pneus é uma empresa do Estado do Pará

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.537 Palavras (11 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

UNIDADE DE BARRA DO GARÇAS-MT

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANA VIRGÍNIA DE ARAÚJO POMPEU

RA: 3226417559

DESAFIO PROFISSIONAL

PROF(A)TUTORA EAD KELLY SIMARA E SILVA CAVALHEIRO REZENDE

BARRA DO GARÇAS-MT

30/05/2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.............................................................................................................1
  2. DESENVOLVIMENTO..........................................................................................2-14

2.1. EMPREENDORISMO..............................................................................................2-4

2.2. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL..........................................................5-6

2.3.PROCESSO OPERACIONAL DAS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO.............................................................................................................7-9

2.4. DINÂMICA DA DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO NA EMPRESA.. 10-12

2.5. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DO CAPITAL HUMANO....................................................................................................................13-14

3. CONCLUSÃO................................................................................................................15

4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..............................................................................16

Desafio Profissional

Passo 1:

A Indústria de Pneus é uma empresa do Estado do Pará situada na cidade de São José dos Pinhais que atua no mercado há mais de 20 anos no ramo de fabricação de pneus de bicicletas e motos.

 Esta é a única empresa do Brasil a fazer pneu com borracha natural da região noroeste do Paraná, motivo este que impulsionou a indústria a desenvolver uma parceria com comunidades e os governos municipal, estadual e federal, o que incrementou o extrativismo sustentável desta matéria-prima na região. A fábrica continua a crescer e vem buscando atuar em novos mercados.

Após conhecer um pouco da história da empresa, irei dar início à primeira etapa do meu Desafio profissional.

Neste primeiro passo do Desafio Profissional, realizei análises na Indústria de Pneus onde identifiquei seu modelo de produção bem como seus reflexos positivos e negativos repercutidos dentro e fora desta organização.

A Indústria de Pneus é uma empresa que tem o objetivo principal de reduzir custos de produção ao máximo, pois acredita que dessa forma irá baratear o preço de seus produtos e por conseqüência lhes resultará em maiores consumidores.

Desta forma a empresa da ênfase ao processo de produção em etapas, onde cada funcionário executa uma pequena função que lhe é definida. Importante ressaltar aqui que está atividades não pode ser mudado mesmo quando o funcionário clama por ascensão de cargos ou até mesmo melhorias de salário, ficando clara a total falta de preocupação com estes.

 Para a visão deste empresário não é interessante que seus funcionários conheçam todo o processo de produção, eles dão preferência a uma mão de obra não capacitada.

Os proprietários desta Indústria de Pneus preocupam-se apenas com seus interesses lucrativos da empresa ignorando as necessidades de seus colaboradores que reclamam suas atuais funções, o trabalho repetitivo e desgastante, que reivindicam melhorias, mas que infelizmente tem seus pedidos silenciados e desprezados por esses proprietários, que traduz esses pedidos como meras reclamações comuns de trabalhadores descontentem.

Pois bem, após análise, confesso ter ficado perplexa com a realidade vivida por parte dessa empresa, ficando nítido que estamos diante de uma organização que possui o modelo de produção ainda arcaico na qual irei por meio de um retrospecto nos transportar ao modelo Fordista que existiu em 1914, com o objetivo de apontar inúmeras semelhanças da atual empresa com o modelo Fordista.

O modelo de produção adotado pela Indústria de Pneus muito se assemelha dentro da Teoria da Administração com o Fordismo, segundo essa teoria os funcionários realizavam trabalhos específicos, acreditando que assim eles produziam mais, já que ficariam extremamente treinados em sua função e não precisariam se preocupar com mais nada. Sua principal característica é a fabricação em massa.

O Fordismo baseou-se em uma linha produção, era composto de uma esteira rolante que conduzia os automóveis, e cada um de seus funcionários produzia uma parte de cada veículo, sem precisar mover-se. Isso além de acelerar o processo, exigia menor capacitação dos funcionários, uma vez que só precisavam ser treinados para executar uma única tarefa e não a montagem completa.

O objetivo principal desse sistema era reduzir o custo de produção e com isso baratear o produto, vendendo para o maior número possível de consumidores. Assim como a Indústria de Pneus citada neste trabalho não era necessária a utilização de mão de obra capacitada, afinal cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro da sua etapa de produção.

Assim como a Indústria de Pneus, segundo a concepção Fordista, a fábrica deve seguir o modelo de administração vertical. Em outras palavras, tudo deve ser controlado de maneira centralizada. Esse modelo mecanicista tem suas tarefas bem definidas, a hierarquia é clara de controle e coordenação.

No que desrespeito aos trabalhadores também esta presente dentro da Indústria de Pneu uma forte influência do Fordismo uma vez que estes não são reconhecidos como parte do sucesso dessa empresa.

Enquanto que para os empresários o fordismos é muito positivo, para os trabalhadores ele gerou inúmeros aspectos negativos. Aspectos estes nitidamente visualizados no caso aqui apresentado onde a empresa de Pneus encarrega seus empregados a realização de trabalho repetitivo e desgastante, sem falar da falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional. O sistema também se baseia no pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com