TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação em Contexto Culturais Diversos

Por:   •  14/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.965 Palavras (16 Páginas)  •  1.581 Visualizações

Página 1 de 16

Xº GRUPO

Negociação em Contexto Culturais Diversos

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos com Habilitação em Higiene e Segurança Social no Trabalho.

Universidade pedagógica de Moçambique

Beira

2015

Abílio Baulane

Duque Raimundo

Lánia  Lubrine

Negociação em Contexto Culturais Diversos

Trabalho de pesquisa cientifica apresentado ao curso de Gestão de Recursos Humanos e das organizações, Departamento de Contabilidade e Gestão.

                                                                                                 Docente:  

                                                                                            Msc. Ivan Lameque

                   

                                                                       

               

Universidade pedagógica de Moçambique

Beira

2015

INDICE

INTRODUÇÃO        

OBJECTIVOS        

Objectivo geral        

Objectivo específico        

METODOLOGIA DE PESQUISA        

NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL        

CULTURA        

FACTOR CULTURA NA NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL        

MODELOS DE NEGOCIAÇÃO        

O Modelo de Frank Acuff em 1998        

O Modelo de Geert Hofstede em 1980        

NOVO MODELO DE DIVISÃO DE CONTEXTOS        

O Modelo de Edwin Hall em 1976 e 1989        

O MODELO DE PHATAK E HABIB        

CONCLUSÃO        

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

INTRODUÇÃO

O trabalho tem como abordagem Negociação em contexto culturais diversos, Negociações e encontros internacionais estão cada vez mais presentes nas agendas de empresários e executivos de grandes empresas. Falhas nesse tipo de negociação podem comprometer a acção do interessado no exterior. Quando se trata de uma negociação internacional o problema se agrava, pois há diversos factores desconhecidos que podem intervir no decorrer da negociação. Um negociador despreparado para lidar com a influência da cultura pode comprometer a acção da empresa. Além de outros factores mencionados neste trabalho, destaca-se a cultura uma vez que afecta cada um dos demais factores e pode intervir na negociação a qualquer instante. O objectivo geral do trabalho é Estudar a Negociação em contexto culturais diversos.

Em uma negociação internacional, o negociador leva consigo todos os elementos culturais para fora de seu país, tornando isso sua estrutura de apoio, porque independentemente do que se está negociando, sempre deverá haver uma interacção entre as pessoas. Mesmo assim, existem grandes problemas devido ao choque cultural na mesa de negociação, o conflito de valores, a discriminação e o uso de várias línguas.

Assim, ao realizar negócios em outros países, o domínio das habilidades de negociação internacional passa a ser um requisito fundamental para o negociador.

Pois, em qualquer país que se deseje atingir, é necessário adquirir conhecimento da cultura e de seus costumes, analisando sua capacidade de penetrar no mercado. Todas as culturas são diferentes e evoluem através da relação entre pessoas e países, por isso, o processo de negociação serve para esclarecer os detalhes de um acordo.

Enfim, a cultura pode ser vista como a personalidade de um ser humano, logo, construir um conhecimento sobre várias culturas proporcionará maior flexibilidade de negociar em qualquer lugar do mundo.

OBJECTIVOS

Objectivo geral

  • Estudar a Negociação em contexto culturais diversos

Objectivo específico

  • Descrever a cultura nas negociações internacionais.
  • Definir os modelos de negociações internacionais.

METODOLOGIA DE PESQUISA

A metodologia usada neste trabalho constitui, uma abordagem qualitativa com o estudo exploratório, dialogo inicial estado experimental, a análise do desempenho, o nível de pesquisa básico a meta e saber, satisfazer uma necessidade intelectual.

Quanto ao procedimento de colecta de dados não experimental: não teve uma intervenção activa para obter os dados sem controlar as variáveis, pesquisa de acção não envolveu o pesquisador.

Os estudos de campo qualitativos não tem um significado preciso em quaisquer das áreas onde sejam utilizados. Para alguns, todos os estudos de campo são necessariamente qualitativos e, mais ainda, como já comentado, identificam-se com a observação participante.

NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL

A negociação internacional é extremamente complexa e envolve uma série de habilidades e elementos. Os negociadores internacionais devem ser persistentes, visando obter um vínculo duradouro.

De acordo com Acuff (2004, p. 28): Negociação é o processo de comunicação de mão dupla cujo objectivo é chegar a um acordo mútuo sobre necessidades e opiniões divergentes.

Negociar significa persuadir, ao invés de usar força bruta. Além do mais, negociar quer dizer que o outro lado sentir-se-á satisfeito com o resultado da negociação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (213.3 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com