TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

Por:   •  27/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.647 Palavras (15 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

RENATO MIGUEL DE MATOS

JBS/SA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I – PIM I

JALES/SP

2022

RENATO MIGUEL DE MATOS
RA: 1899536

JBS/SA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I – PIM I

Projeto Integrado Mu ltidisciplinar – PIM I, apresentado como

um dos pré– requisitos para aprovação do bimestre vigente, no

Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

Orientador (a): Claudia Roberta Carneiro Leão

JALES/SP
2022

RESUMO

    O Projeto Integrado Multidisciplinar I, do curso superior de tecnologia em comércio exterior aborda o levantamento de informações do grupo JBS S/A que atua no ramo de processamento de carnes bovina, suína, ovina e de frango, e também atua na produção de alimentos de conveniência e valor agregado.

    Tem por objetivo identificar as práticas executadas na organização, assim como, estabelecer relação com as teorias estudadas no curso de Comércio Exterior, tendo como base as matérias: Fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática. Irei analisar de que forma as suas práticas organizacionais estão inseridas dentro de cada conteúdo aprendido, propondo um complemento de aprendizagem de forma prática, através de pesquisas baseadas na literatura conforme referências descritas e com os dados retirados do site da empresa escolhida para análise.

    O projeto foi proposto pelo Curso Superior Técnico em Comércio Exterior da Universidade Paulista – UNIP, além das explicações por meio de referências bibliográficas, o trabalho conta com visões e considerações críticas de grande relevância para o conceito da empresa.

Palavras-chave: JBS; comércio; administração; informática; empresa.

SUMÁRIO

RESUMO ……….………………………………………………………………………… 3

INTRODUÇÃO …………………………………………………………………..……… 5

DESENVOLVIMENTO ………………………………………………………………….. 6

1 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO ………………………………………… 6
1.1 Organograma……………………………………. …………………………………… 6
1.2 Mercados atendidos………… …………………………………………………..…… 8

1.3 Planejamento estratégico ………...………………………………………………….. 8

1.4 Comunicação empresarial ……………………………………………………………9

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO ………………………………………… 10

TÉCNICAS DE INFORMÁTICA ………………………………………………… 12

CONSIDERAÇÕES FINAIS………………………………………………………………14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ……………………………………………………. 15

INTRODUÇÃO

    Pretende-se com este trabalho analisar a estrutura administrativa da empresa baseando-se nas disciplinas aplicadas durante o primeiro bimestre, a fim de demonstrar o grau de aproveitamento obtido durante o curso e ao mesmo tempo ampliar o conhecimento através da pesquisa.

    A empresa escolhida para ser estudada durante o projeto, foi o grupo JBS S/A, que é uma multinacional de origem brasileira, reconhecida como uma das líderes globais da indústria de alimentos. Com sede na cidade de São Paulo, a Companhia está presente em mais de 20 países. Com o uso prático do conhecimento obtido, os dados serão apresentados de forma prática relacionados ao funcionamento atual da empresa e os conceitos aplicados no seu dia-a-dia. As informações necessárias para o desenvolvimento do presente trabalho foram obtidos através de arquivos da internet, arquivo da empresa analisada buscados em sua página oficial e relatórios internos disponibilizados pela mesma, além dos módulos do curso.

    Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas, e pela falta de um planejamento estratégico adequado muitas empresas não atingem seus objetivos e acabam por não prosperar. Sendo assim o trabalho tem por objetivo, efetuar uma análise crítica das ações implementadas, observar os pontos que fazem a empresa escolhida ser referência em seu ramo de atuação.

DESENVOLVIMENTO

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

    A empresa JBS teve seu inicio em 1953, quando seu fundador, José Batista Sobrinho, iniciou as operações de uma pequena planta com capacidade de processamento de cinco cabeças de gado por dia, na cidade de Anápolis, em Goiás. Fundação da Casa de Carnes Mineira, em Anápolis (GO). Em 1968 houve aquisição da primeira planta de abate em Planaltina (DF), e de 1970 a 2001 a JBS expandiu significativamente as operações no setor de carne bovina no Brasil. Por aquisições e investimento nas unidades já existentes, a companhia alcançou a capacidade de abate diária de 5,8 mil cabeças, no período, o grupo passa a operar 21 plantas no Brasil e cinco na Argentina e aumenta sua capacidade de abate para 19,9 mil cabeças por dia. Em 2005, a companhia adquire 100% do capital social da Swift-Armour, maior produtora e exportadora de carne bovina na Argentina, e em 2007 a JBS torna-se a primeira no setor frigorífico a abrir seu capital na bolsa de valores. Expandiu suas operações por meio da aquisição da empresa norte-americana Swift Company, representando seu ingresso nos mercados de bovinos e suínos nos EUA e na Austrália, a Companhia adquire também  a Tasman Group na Austrália, a Smithfield Beef, divisão de bovinos da Smithfield Foods nos EUA, e os confinamentos da Five Rivers, com capacidade para terminar 2 milhões de animais por ano, e em contante crescimento em 2013 a JBS adquire a Seara Brasil, expandindo suas operações de frangos e suínos no país. Com essa aquisição, a JBS passa a ser a maior processadora de frangos do mundo, com uma capacidade de processar 12 milhões de aves por dia, além de passar a deter uma das marcas líderes no segmento de alimentos processados no Brasil, nesse mesmo ano a empresa inicia no ramo de couro, adquire a Zenda, indústria de couro líder no segmento com sede no Uruguai e operações no México, Argentina, Alemanha e África do Sul, escritório comercial e um centro de distribuição nos Estados Unidos. Com esta aquisição, a JBS se torna a maior processadora de couro do mundo fornecendo produtos para os setores automotivo, moveleiro,  de calçados e confecções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (825.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com