TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Civilização

Por:   •  17/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Discuta acerca da periodização e as falhas que a periodização pode acarretar

R: A periodização é o processo de divisão da história de forma cronológica. Porem não é tão simples assim, pois essa depende de vários fatores culturais, etnológicos e ideológicos de quem a observa, ou seja, não há uma única periodização histórica correta. O método de periodização que nos é apresentado atualmente é o eurocêntrico, o que quer dizer que foi feito e direcionado de acordo com os acontecimentos da Europa. Sabendo que a história não ocorreu em um único continente, esse método limita a um único ponto de vista, gerando o anacronismo, o qual podemos definir como a utilização de um ponto de vista de outra época ou cultura para analisar uma época/período histórico que nãos e enquadra dessa forma gerando uma analise incorreta sobre esses acontecimentos.

  1. O conceito de Civilização é discutido de diferentes maneiras. Defina o tema e seus problemas

R: O problema de conceito de civilização começa quando entendemos que uma sociedade civilizada é aquela que é mais evoluída na nossa concepção. Porém não há como determinar qual civilização é mais evoluída que a outra, e evolução nada tem a ver com civilização. Durante toda a história, que por este conceito errado, muitos povos e impérios ao se considerarem superiores a outros iniciaram colonização, onde sua cultura “mais civilizada” era imposta sobre uma cultura mais primitiva, acarretando a perda de muita bagagem cultural. Pode-se dizer que o conceito civilização é quando uma sociedade possui uma característica moral, ética, artística e material de uma determinada época.

  1. A definição de História passa por diferentes formas ao longo do tempo. Apresente a definição mais atual.

R: Um indivíduo no tempo, com as relações contextuais de quem observa e de quem é observado, criando assim um movimento de interação entre os momentos e entre os indivíduos. A história é a interpretação de quem está olhando e com isso não à verdade absoluta na história.

  1. O foco central da história e o modo como podemos entender os processos e objetos vai se modificando ao longo do tempo. Como a História das Relações Internacionais propõem uma solução?

R: a história das Ris acontece paralela a história do mundo, podemos afirmar que o processo de utilização atualmente deu-se início já com Tucídides, onde seu processo de analisar a história fazia mais sentido para o nosso campo de estudo. Mas a história das Ris em si se inicia com Pierre Renovin que encabeçava o movimento e faz uma organização acadêmica desse processo. Assumindo assim o conceito de forças profundas, que podem ser por exemplos: carisma, economia, cultura. Afirmando que também se faz necessário o entendimento da história como um processo, ou seja, não apenas um fato passado ou acontecimento, mas sim como algo que é constante, onde há documentos como monumentos e que muda conforme o olhar de quem observa. Para se ter uma boa documentação e analise de qualquer período da história e sua importância paras as Ris se faz necessário identificar as estruturas econômicas, políticas e sociais do mesmo.

  1. Apresente qual a visão grega de cidadania

R: Na Grécia, era considerada cidadão grego, apenas homens, maiores de 21 anos e que possuísse terras. Apenas eles eram permitidos a votar e opinar em questões políticas, econômicas e sócias.

  1. Para os povos Helênicos a escravidão era diferente da escravidão negra que vemos posteriormente. Quais as diferenças?

R: A escravidão de helênicos eram os prisioneiros de guerra, comprados ou filhos de pais escravos, o não cumprimento de dividas. Faziam os trabalhos pesados (agricultura, artesanato ...) e tinham seus direitos negados, mas não podiam ser maltratados. Já na escravidão negra passou a ser justificada por razões morais, religiosas e baseada na crença da suposta superioridade racial e cultural europeia, onde eram submetidas tarefas desprezíveis.

  1. O Governo macedônio é caracterizado por um modo de conduta distinto do governo grego clássico. Apresente e discuta a questão.

R: A macedônia era uma Cidade-Estado grega, mas por ela não ser uma cidade de peso, os gregos não consideravam a população macedônia, gregas. Mas com o governo de Felipe e Alexandre, mostrou para todos o seu poder. Expandindo território de forma não destrutiva, estrutura de comercio internacional, desenvolvendo instrumentos de guerra e profissionalizando os militares. As estruturas sociais eram antigas em relação ao Estado, havia uma assembleia militar e a monarquia, a estrutura política era de realeza hereditária e sua economia tinha um padrão monetário. Mas o governo começou a se consolidar.

  1. O modo de dominação política e imperial macedônica é diferente dos de outros locais. Apresente e discuta a questão.

R: Com a consolidação de uma dominação não destrutiva, e por haver diferentes povos em seu governo, existe a difusão cultural e política, com isso facilitava as expansões territoriais e as anexações de outros povos, mas isso os prejudicou, dificultando a administração dos povos pois é causado um choque cultural.

  1. Apresente e discuta sobre o mito da fundação de Roma e seus usos na história.

R: Romulo e Remo, filhos de deuses, que foram jogados em um cesto nas águas do rio Tibre. Foram encontrados e amamentados por uma loba. Por eles terem sido alimentados pela loba, eles sugaram toda sua vitalidade e força, sendo assim mais forte que o inimigo, que assombrava a sociedade pastoreia da época. Romulo funda a cidade e a nomeia Roma em homenagem a seu irmão.

  1. Apresente e discuta as principais características da República Romana

R: Durante o período de República, o Senado Romano ganhou grande poder político. Os senadores, de origem patrícia, cuidavam das finanças públicas, da administração e da política externa, os patrícios sempre buscando se beneficiar. A sociedade era escravista.  As atividades executivas eram exercidas pelos cônsules e pelos tribunos da plebe. a criação dos tribunos esta ligada às lutas dos plebeus por um a maior participação política e melhores condições de vida (magistratura)

  1. Apresente e discuta as principais características do Império Romano

R: O império Romano foi uma das mais fortes potencias econômicas, políticas e militares do seu tempo. Caracterizado por uma forma de governo autocrático, liderado por um imperador e por extensas posses territoriais em volta do mar mediterrâneo na Europa, África e Ásia.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com