TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Principe

Exames: O Principe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 2

Dizer que um pensador é um clássico significa dizer que suas idéias permancem e que suas idéias sobreviveram ao seu proprio tempo e são partes constitutivas da nossa atualidade.

Maquiavel foi o primeiro pensador político da era cristã que sistematicamente analisou as condições necessárias para o poder e a sobrevivencia. O principe, é um livro sobre poder . O poder politico e que um momento em que cidades-estados ou os principados eram governados por homens chaados de principes . O livro foi escrito para chocar e re-educar o seu leitor, assim desafiando as crenças politicas do seu dia e explicar aos principes e os aspirantes a principes como o jogo é realmente jogado. Ele diz que o principe antes de mais nada deve saber como lutar, ele precisa aprender a ser impiedoso e cruel para mentir, quebrar sua palavra e estar pronto para violar tanto a moral e principios religiosos quando foir necessario. Embora tambem saliente a necessidade de parecer compassivo, defensor da moral e devoto. Alguns dizem que maquiavel inventou a poliica moderna e quando lemos o principe, podemos ver as manchetes de hoje. O livro na verdade é um espelho do proprio tempo de maquiavel. Foi ele que quem disse ‘’compreendamos a realidade’’. Muitos tem sonhado republicas e principados que na verdade nunca existiram. A diferença entre o modo como se deve vive e como se vive é tão grande que o homem que ignora o que é feito realmente e se orienta pelo que ‘’deve’’ ser feito, está a caminho da auto destruição. O foco de maquiavel em como as coisas são realmente, está e sintonia com sua propria epoca. Maquiavel estava tentando dissecar o mundo da politica e o mundo da historia. Uma das descobertas mais feias atribuidas a maquiavel é a ideia de que os fins justificam os meios. Nas ações de todos os homens e especialmente os principes onde não há tribunal de recurso, alguem julga pelo resultado. Maquiavel é muito claro que os fins é o que importam. Maquiavel estava familiarizado com a ambiguidade moral do poder, por ele ser um realista, ele adotou o que alguns estudiosos chamam realismo amoral. Como os politicos de hoje em dia, ele justifica medidas desagradaveis a fraudulentas como necessária para o bem comum, porem seu fco é sobre presença ou ausencia de poder.

A sepração da politica e religião se tornaria para ele, se tornaria um tema importante. Retirar a religião da politica era uma ideia avançada. Ele não contestava os dogmas essenciais da fé católica, ele simplesmente pois tais dogas de lado quando foi pensar e falar de politica.

Na opinião de maquiavel, liderança exige mais do que planos e politicas e a fim de manter seu Estado, um principe é muitas vezes forçado a agir desrespeitando a boa fé, a caridade, a bondade e a reliagião. Ele não deve desviar-se da bondade se for possivel, mas ele deve saber como fazer o mal se isso for necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com