TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resenha Documentário Disparity

Por:   •  22/9/2022  •  Resenha  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

Disparity

- Nos países ricos, a maioria das pessoas vivem bem. Enquanto em países pobres, como a Índia, há pessoas que vivem na linha da miéria.

-  A entrevistada conta a trajetória de uma mulher miserável que passa fome e trabalha arduamente para construir um palácio para um homem rico. Seus filhos não estudam e trabalham muito, enquanto o filho do rico estuda e “acha seu lugar no mundo”.

- A desigualdade vem crescendo muito, inclusive entre os países. É um problema político, econômico e social.

- É exposto o dado de que 1 CEO da bolsa de valores ganha o mesmo em um ano que 10000 pessoas que trabalham em fábricas em Blangadesh.

- O capital é concentrado na mão de uma pequena porcentagem de pessoas e famílias. Os ricos conseguem consolidar seu poder institucional e empurram os mais pobres para a base da pirâmide e uma prova disso é que a taxação de impostos maiores nos mais ricos não é uma realidade, que vai contra a opinião pública.

- Como resultado da desigualdade, há diversos conflitos sociais. Parcelas de pessoas são marginalizadas, há grande onda de crimes, migrações e etc.

- questiona-se se os mais pobres serão capazes de usufruir dos benefícios da globalização ou apenas reféns dos seus malefícios.

- é exposto o dado de que em 2012, cerca de 85% da população dos países em desenvolvimento vivia com menos de 13 dólares ao dia

- a pobreza não é inevitável, ela é construída dentro do sistema capitalista e importa ás pessoas devido a corrupção, guerras, desperdício etc.

- a desigualdade se traduz rapidamente em desigualdade de poder político. Assim como a riqueza, o poder político é autogerado e se perpetua, o que leva a decisões que perpetuam a desigualdade. Países que visaram diminuir a desigualdade instauraram políticas públicas para diminui-la.

- A ajuda (aid) vem sendo cada vez ais focada na pobreza.

- A Ajuda Internacional ao Desenvolvimento (ODA) visa que os países deem 0,7% do PIB para a ajuda internacional (internacional aid).

- O fato é que a porcentagem é pequena e não afetaria o orçamento desses países ricos, mas mesmo assim são poucos os que alcançam sequer os 0,7%.

- é exposto o dado de quem em 2016, 63 vítimas morreram devido a ataques terrorirstas globais, enquanto 15343 crianças morreram antes dos 5 anos devido à pobreza.

- Historicamente, muito da ajuda externa foram programas bilaterais, que são programas governamentais doadores individuais. É uma política externa estratégica do país e o seu objetivo central não é o desenvolvimento. Há, muitas vezes, barreiras e condições para que tal país (como o Reino Unido ou o Japão) forneça ajuda externa.

- Há um lobby na ajuda (aid), pois parte do dinheiro dessa ajuda deve ser gasto com empresas do país que está cedendo a ajuda.

- é citado o caso do arroz doado para ao Haiti, onde o arroz doado pelos EUA dizimou o mercado de arroz do país.

- é exposto o fato de que para vários países doadores, mais de 75% dos contratos são adjudicados a fornecedores de sua própria jurisdição.

- A foreign aid serve, muitas vezes, a interesses geopolíticos. Um exemplo claro é o Egito, que não é o país mais pobre da África Subsaariana, mas é o que mais recebe aid dos EUA, devido sua decisão de aliar com Israel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com