TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Senhor Das Moscas

Trabalho Escolar: O Senhor Das Moscas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  4.429 Visualizações

Página 1 de 5

O filme “o senhor das moscas” retrata como um grupo de crianças sobreviveu em uma ilha deserta após um acidente aéreo. Com a morte do único adulto a bordo, os meninos procuram a melhor forma para manterem-se vivos. Primeiramente um dos garotos sugere a eleição de um “líder” para que a situação não perca o controle, de modo que este crie leis e puna aqueles que as descumpram. Diante de tal situação, Ralph é escolhido pela maioria. Porém, sua liderança perde força devido à convergência de opinião entre os garotos.

Percebe-se uma relação direta com as teorias Realistas clássicas na obra. Segundo tal corrente, o homem é egoísta e sedento de poder. Dessa forma ele cria alianças (Estados), que por sua vez, agem apenas de acordo com interesses próprios. Outro ponto do realismo é a necessidade do uso da força para proteção e para permanência do poder. Dos autores realistas, as teorias de Tucídides, Maquiavel e Hobbes são as mais evidentes em “O senhor das moscas”.

O principal ponto da teoria tucidiana presente no filme é a chamada “balança de poder”. Nessa teoria há uma constante busca pelo poder entre os dois polos distintos. Tal fato é claramente identificado em “O senhor das moscas” quando Ralph e Jack disputam a liderança hegemônica do grupo. Diante disso, os garotos se dividem apoiando aquele com quem mais se identificavam e formando polos opostos. Jack, com a lógica de diversão e sobrevivência (já que acreditava ser impossível saírem da ilha), atraiu a maioria dos garotos.

Além disso, o dilema de segurança, ou seja, o fortalecimento do Estado para se defender de futuros ataques é constantemente abordado. Ambos os grupos temem o ataque inimigo, entretanto ações preventivas são mais evidentes no grupo de Jack, já que Ralph acredita em uma conciliação. Assim, o acampamento de Ralph sofre contínuos ataques do grupo oposto, como o roubo dos óculos de Piggy e da faca. Nesse contexto, vale destacar, entretanto, que o maior medo do grupo de Jack e da maioria dos outros garotos era o monstro que supostamente vivia em uma caverna na ilha. Isso faz com que eles fiquem obcecados com a possibilidade de um ataque da criatura, e estejam sempre preparados para enfrentá-la. Tal fato ocasiona na morte de Simon, quando confundido com o ser medonho.

Thomas Hobbes, diferente dos demais realistas, é um autor contratualista, ou seja, acredita que os homens sem um poder soberano vivem em um “estado de natureza” e ao saírem de tal condição criam um Estado por meio de um acordo. No estado de natureza hobbesiano o homem encontra-se em liberdade já que não há uma autoridade que os governe. Tal liberdade tende a gerar um caos, caracterizado pelo medo uns dos outros e ao ataque preventivo para se protegerem. Vale destacar que esse ataque preventivo só ocorre devido à capacidade do homem de ser racional. Assim, com o intuito de eliminar o clima conflituoso do estado de natureza, os homens criam um Estado responsável por controlar a sociedade.

Em “O senhor das moscas” ambos os momentos da teoria de Hobbes estão presentes. No inicio do filme, percebe-se que os meninos encontram-se em um tipo de estado de natureza, já que estão sozinhos na ilha e sem nenhuma autoridade que os governe. Em meio a isso problemas surgem, como roubos. A situação se controla no momento em que decidem criar regras de convivência e escolher um “governante”.

Já em Maquiavel, o líder (a quem ele se referia como Príncipe) deve ser dotado de Virtù e Fortuna. A Fortuna seria o acaso, as circunstancias independentes da vontade das pessoas. Só acontece quando não há resistência do homem e ela os da a opção da escolha e do livre arbítrio. Já a Virtù

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com