TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Minerais Estratégicos

Por:   •  29/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

INTEGRAÇÃO ECONÔMICA DA AMÉRICA LATINA E OS RECURSOS MINNERAIS ESTRATÉGICOS.

EDUARDA BOMFIM BARBOSA SALES

SÃO CRISTÓVÃO

NOV/2018

QUAIS AS RAZÕES PARA UMA REGIÃO RICA EM RECURSOS ESTRATÉGICOS POSSUIR UM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO TÃO MOROSO?

INTRODUÇÃO

O processo geológico de formação terriorial da America Latina favoreceu os países da região no que diz respeito à quantidade de recursos naturais disponiveis para exploração econômica e consumo. Esses recursos abundantes em nossa região, com o avanço da indústria global tornaram-se essenciais na participação da acumulação capitalista, muitas vezes associados à algum tipo de indústria, como produção de máquinas, comunicação e transportes, desenvolvimento de tecnologias, geração de energia, ou até mesmo para a manutenção da vida, como a água. No entanto, a má gestão financeira sobre os recursos desencadeia graves falhas no desenvolvimento regional. Dentre os recursos naturais estratégicos que mais se destacam na região -petróleo, gás, biodiversidade, água, minerais-, a produção mineral tem recebido grande destaque por estar presente na maior parte do território e por receber crescentes investimentos no setor. No que diz respeito à produção mundial de minerais, treze países da América Latina ficam entre os 15 miores produtores do mundo, de acordo com a CEPAL. O Brasil possui uma grande produção de Ferro, O Chile é o maior produtor mundial de Cobre, Peru possui uma vasta produção de Prata, Cobre, Ouro e Chumbo, etc. No entanto, os países Sul-americanos permanecem sendo fornecedores de matéria-prima barata,  possuindo sua força de trabalho explorada e se deparando com uma estrutura de comércio desigual. Salienta-se também, que a  necessidade de potências  estabelecidas historicamente garantirem sua estabilidade economica e segurança estratégica promove o investimento internacional -principalmente dos EUA e da China- na exploração dos recursos Latino-americanos, no entanto esse processo pode acabar tornando a economia da região ainda mais vulnerável. Desse modo, pensar em soluções para a situação vigente torna-se indispensável para o desenvolvimento científico-tecnológico e econômico dos países periféricos do Sul.

Conceitos Envolvidos

Recursos Naturais Estratégicos; Exploração Econômica; Integração Econômica; Desenvolvimento Econômico; Soberania; CEPAL; Produção Mineral;

Hipótese

Além de considerar os aspectos históricos de dominação dos países Sul-americanos através do colonialismo, que proporcionou desigualdade econômica entre os países,  com o passar dos anos não se desenvolveu estratégias necessárias para a integração da região. Nesse sentido, a lucratividade das exportações ainda não são traduzidas em investimentos de desenvolvimento de longo prazo, posto que não há a elaboração de mecanismos que assegurem o investimento publico eficiente da renda da exploração dos recursos em educação, saúde, infraestrutura, inovação e desenvolvimento tecnológico.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Analisar de forma crítica os impasses que circundam a exploração de minerais estratégicos na América Latina impedindo o seu desenvolvimento.

Objetivos Específicos

  • Mapear quais os minerais mais explorados em cada país integrante da América Latina e suas respectivas utilidades no setor industrial;
  • Entender quais as intenções dos EUA e da China ao investir em nossos recursos;
  • Avaliar a questão das Terras-Raras no Brasil;
  • Estudar a situação da exploração Lítio como meio de integração regional;
  • Pesquisar possíveis soluções de gestão pública do capital recebido com os recursos;

JUSTIFICATIVA

A análise dos impasses tangentes à exploração e o investimento na produção mineral na América Latina é imprescindível para a garantia de um desenvolvimento regional que promova a equiparação dos países do sul com as grandes potências globais. Países como Peru, Brasil, Chile, Bolívia, Argentina, Colômbia  e outros arrecadam milhões  com investimentos extrangeiros para a exploração mineral. Esse orçamento mais que triplicou dentro de um período de 2003 a 2010, passando de 566 milhões para 3,024 milhões. Nesse sentido, cabe pensar até quando os países Sul-americanos servirão de base para o acúmulo de riqueza e poder dos grandes centros de poder mundiais, ao passo que possui em suas terras os recursos estratégicos tão essenciais para o desenvolvimento econômico. Ademais, é preciso buscar métodos efetivos que promovam uma boa utilização da capitação com esses recursos, principalmente nesses períodos de alta dos preços, a fim de que essa renda extraordinária seja investida em setores importantes.  Dessa forma, o desenvolvimento científico-tecnológico, econômico, educacional e social será garantido de forma gradual.

REFERENCIAL TEÓRICO

As obras e artigos que tratam do tema da exploração dos recursos naturais estratégicos enfatizam a desigualdade referente à realidade econômica entre os países e a potencialidade de recursos presente no hemísfério sul. Ademais, abordam também do investimento de monitoramento dos países estrangeiros sobre os nossos recursos.

“O atual auge dos preços internacionais dos metais é determinado fundamentalmente pelo aumento sustentado da demanda mundial por bens primários, que se expandiu em função do crescimento econômico da China e de outros países asiáticos a partir da década de 1990 e, especialmente, na última década, quando se observaram aumentos anuais de mais de 30% no consumo de diversos minerais, como alumínio, cobre, níquel, chumbo e zinco. Cabe assinalar que a demanda por metais como ferro, cobre e alumínio, entre outros, está associada ao crescimento dos setores da construção, da infraestrutura e da manufatura (que necessitam de aço, condutores elétricos e metais industriais, entre outros). Esses setores apresentaram uma rápida expansão no âmbito do processo de aceleração do desenvolvimento econômico que as economias emergentes vêm experimentando.” (CEPAL, 2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com