TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

Projeto de pesquisa: PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.203 Palavras (9 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE UNIDERP/ANHANGUERA

SERVIÇO SOCIAL

ANA CRISTINA GOMES FERREIRA MARTIM DA SILVA RA 432439

CIBELE FERREIRA SILVEIRA RA 433190 LUCINEIA APARECIDA CORREIA LUZ RA 435425

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

Tutora Presencial: Aline Loubet

Rio Verde de Mato Grosso/ MS

Setembro 2014

ANA CRISTINA GOMES FERREIRA MARTIM DA SILVA RA 432439

CIBELE FERREIRA SILVEIRA RA 433190 LUCINEIA APARECIDA CORREIA LUZ RA 435425

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

Atividades apresentadas como avaliação parcial na disciplina: Psicologia e Serviço Social II, no Curso de Serviço Social.

Rio Verde de Mato Grosso/ 2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar as diversas manifestações culturais, podendo identificar as diferenças entre homens e animais, e associá-las com as demandas da sociedade para ter soluções e respostas para a questão social.

Com base na análise do filme Tropa de Elite, além dos conflitos sociais sendo eles a violência e o uso de drogas, corrupção, há um ponto muito forte, o abuso de autoridade de alguns policiais que deveriam exercer a função de proteger a sociedade e executar a cidadania, mas usam do poder para agredir e se alto beneficiar aplicando punições aos indivíduos daquela sociedade, e o descaso com jovens. Assim, mostrando a realidade da sociedade brasileira, perante seus conflitos sociais influenciando muito na vida psíquica e social das pessoas.

1. Análise do filme Tropa de Elite

O Filme Tropa de Elite tem no seu contexto a implantação da polícia militar no morro das favelas do Rio de janeiro, com a missão de combater o tráfico de entorpecentes e uma reflexão psicológica com uma atuação competente de Wagner Moura.

Quando que a policia militar não consegue resultados satisfatórios, o BOPE foi requisitado para manter o controle. O BOPE é um Batalhão de Operações Especiais, uma tropa de elite da polícia, treinada especialmente para o combate em diversas situações e para o resgate de reféns, foi criado em 1978 no Rio de Janeiro e está presente em alguns estados brasileiros.

Após se instalarem no morro, faziam com que comerciantes, se rendessem aos policias com pagamentos de propinas ou eram assassinados, donos de casas de jogos de bichos que também pagavam para os policiais passarem vistas grossas. Portanto, o filme relata como o BOPE se comporta diante dos conflitos sociais e a demanda empenhada pelo fim da corrupção.

Retrata também a realidade de uma policia corrompida, mal preparada, mal comandada e bem mal remunerada, porque seriam as únicas explicações por tanta falta de profissionalismo.

Um dos pontos fortes com a corrupção é afetar diretamente no bem-estar dos cidadãos quando diminui investimentos públicos na saúde, educação, em infraestrutura, segurança, habitação entre outros direitos. Se já não bastasse a classe do proletariado ser sugada pelos governantes, não justificando as causas, mais abrindo os olhos para os responsáveis pela geração de outra problemática que é tão ligada quanto, o uso e tráfico de entorpecentes. Uma vez que o próprio governo tira proveito disso.

Os seres humanos são animais racionais, ou seja, animais que possuem capacidade de raciocinar, não agindo somente por instinto.

Por isso, somos capazes de inventar muitas coisas que facilitam o nosso dia a dia, levando mais conforto para nossas vidas. Os animais não inventam, mas se adaptam ao ambiente em que vivem, suprindo suas necessidades.

Segundo Eliane Rapchan:

A questão é que, do ponto de vista das ciências sociais, o engendra mento da cultura depende profundamente das relações sociais em seu conjunto. A cultura material ou a unidade familiar, separadamente, são aspectos da vida social que, aliás, não existem isoladamente. É até possível tomá-los separadamente, e momentaneamente, por estratégia de pesquisa, mas enquanto fenômenos, sociedades e culturas humanas operam integrando todas suas dimensões simultaneamente. (RAPCHAN, 2004, p. 107).

O homem com sua capacidade de estabelecer obrigações a partir de uma atribuição de valores nos diferenciam dos outros animais, tornando o ser humano em um ser histórico, um ser que constrói a própria história.

Com o processo de criação de valores, a cultura deu-se no momento em que os seres humanos instituíram para si mesmas regras e normas de conduta que asseguravam a preservação da comunidade. Portanto, consciente dos seus próprios atos e responsável por eles.

A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano, estando acima da diferença da condição social.

De acordo com Strey, “o termo cultura pode ser definido inicialmente de maneira simples, como um conjunto de hábito, instrumentos, objetos de arte, tipos de relações interpessoais, regras sociais e instituições em grupo” (STREY, 2012).

Este filme além de fazer uma crítica à corrupção da polícia carioca também mostra a hipocrisia da classe média, representada por estudantes universitários que fazem trabalhos em ONGs nas favelas. Eles criticam a violência policial, mas, no enredo do filme que não está longe da realidade da sociedade, estes mesmos estudantes, realizam o consumo e o tráfico de drogas nas festas e na própria universidade e assim favorecendo a violência urbana.

As manifestações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com