TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Exames: Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Tocantins - UFT

Especialização em Gestão Púbica

Especialização em Gestão Púbica

Políticas Públicas

Atividade 04

Modelos de Análise do Processo de Decisão Política.

Aluno: José Luís dos Santos Júnior

Na Apostila de Políticas Públicas (pag. 84-88), a autora descreve de que modo fatores teoricamente distintos (Modelo da Política Racional/Modelo da Política Burocrática) afetam o comportamento dos atores no jogo do poder. Com base na Apostila e no Texto Complementar “Racionalidade e Política no Processo Decisório: estudo sobre orçamento em uma organização estatal” discuta com os seus colegas, por meio do Fórum, qual dos modelos citados acima melhor explicar os acontecimentos ocorridos durante a implementação de uma política pública que você te ou teve contato frequente.

A Racionalidade Política é uma conduta política baseada em evidências confiáveis, logica e coerência de valores, tanto individualmente como coletivamente. Ou seja, o Modelo de Política Racional representa uma perspectiva própria do processo de tomada de decisão, no âmbito das politicas públicas consiste em uma abordagem lógica, sequencial, com uma análise sistemática das alternativas e suas consequências que sejam mais vantajosas e age.

Parte-se da ideia de que os resultados serão racionais, o conceito de racionalidade está ligado a um contexto definido de preferências completas e transitivas que norteiam a tomada de decisão. Ou seja, o decisor está ciente das alternativas e pode calcular a probabilidade de sucesso de cada decisão. Esse modelo de escolha racional apresenta duas vertentes a perspectiva racional pura e perspectiva racional em contexto de incerteza

Atualmente o modelo mais utilizado na política pública é o Modelo Burocrático Político de Allison (1969) de tomada de decisão, por sua vez, utiliza uma racionalidade mais instrumental, apoiada no fato de que Governo e Administração Pública possuem diversos centros de poder em sua estrutura. Desta forma, muitos interesses, pessoais e de grupos, entram em conflito na busca por recursos usualmente escassos. Neste contexto, há, forçosamente, uma divulgação seletiva da informação, bem como o uso político de leis e regulamentos, tudo em benefício de objetivos próprios. Aqui, as decisões saem como resultado de jogos de poder, negociação e consensos obtidos, bem como a maximização é vista sob a ótica política e não econômica.

Esse modelo de política permite perceber como é que uma decisão que, a princípio pode parecer pouco racional, indicando um prejuízo para um ator em determinada política, na realidade pode ter sido o elemento de barganha para que esse mesmo ator obtivesse uma vantagem muito maior em outra política que e principio nada tem a ver com primeira. Ou seja, esse modelo o elemento crucial é definir qual é o interesse em jogo para cada ator envolvido.

Patrimonialismo foi o principal fator que deu causa ao surgimento da burocracia. O modelo de administração pública burocrática foi adotado em muitos países visando a substituir aquele tipo de administração, no qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com