TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização E Processo Economico

Por:   •  5/4/2016  •  Dissertação  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 3

Globalização

Globalização se define como  um processo econômico e social que permite um  agrupamento entre os países. Com esse processo é possível que os países se relacionem, proponham ideias, executem procedimentos financeiros e promovam seus aspectos culturais.Começou entre os séculos  XV e XVI com as Grandes Navegações Marítimas. No século XIX os transportes ficaram mais modernos permitindo assim que as pessoas se comunicassem globalmente com maior rapidez. Durante a Segunda Guerra Mundial em 1941 a globalização se afirmou nas comunicações, com notícias de caráter global transmitido em vários países pelas estações de radio americanas. A consolidação desse processo só veio após a Segunda Guerra Mundial  por causa da necessidade dos países em expandir seus negócios, pois internamente os mercados já estavam desgastados. Uma das características mais importantes é a diminuição dos gastos no processo produtivo das industrias, dado que preferem países com mão de obra, matéria prima e energia mais baratas.A globalização é um processo e vem evoluindo no decorrer dos anos, mais especificamente nos últimos 50 anos, se manifesta em diferentes meios que compõe a sociedade e se destaca por trazer expansão não só das comunicações, mas também  dos transportes e do comercio. Outro beneficio da globalização é a formação dos blocos econômicos ou acordos regionais, permite uma transição comercial entre os países.

Outsourcing

Outsourcing significa  terceirização, é  um fenômeno que abrange varias áreas da empresa, sendo o setor de TI o principal. De maneira mais vasta outsourcing é conceituado como transferência de atividades ou processos para outras empresas, é uma relação de cliente e fornecedor. As organizações buscam gastos menores e mão de obra barata. O ideal é que as empresas optem em usar o outsourcing para atividades bem definidas e objetivas, funções operacionais são as favoritas para sua utilização. Outsourcing é uma ferramenta estratégica de otimização de recursos e uma forma de administrar o negocio de maneira efetiva, propiciando a rentabilidade da empresa. As organizações estão cada vez mais competitivas, pois o mercado exige tal conduta, dessa forma  esta é uma ferramenta estratégica de grande valia, uma vez que ocasiona a especificação de cargos ,melhor aproveitamento das habilidades de cada pessoa, agregando valor a organização, ajuda a empresa a focar no que realmente é crucial.

McDonalds Corporation começou com os irmãos Richard e Maurice McDonald em 1940, mas só em 1954 foi fundada pelo empreendedor e vendedor de mil Shake Ray Kroc,  é a maior empresa de restaurantes fast food do mundo, está em 121 países e atua com 35 mil pontos de venda, e é o segundo maior empregador privado do mundo com 1,9 milhão de empregados. O McDonalds foi considerada a marca simbólica da globalização e deve ser reconhecida por elevar  o padrão dos serviços no mercado que ela entra. Começou em uma cidade no interior dos Estados Unidos e um ano depois já existia uma rede com vinte lojas espalhadas pelo o território norte-americano, dez anos depois com mais de mil restaurantes funcionando nos Estados Unidos, iniciou sua ampliação internacional com uma filial no Canadá. A empresa desempenhou o processo de globalização no seu legitimo conceito, colaborou para o crescimento da globalização  e utilizou isso ao seu favor, estendeu suas filiais para diversos países, e atualmente é reconhecida em todo o mundo, é uma marca global, dificilmente nos deparamos com uma pessoa que não conhece o McDonalds. Se divide em franquias, algumas comandas pelos próprios franqueados e outras  pela corporação.Desde 2003 suas ações vem caindo, em virtude de escândalos de higiene e aumento do numero de pessoas obesas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com