TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário para estudo de prova

Por:   •  28/9/2019  •  Dissertação  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário para estudo da prova

  1. Comente sobre a história da importação do açúcar da era Colonial até os tempos atuais.

Durante o Império, o país dependeu basicamente do cultivo da cana e da exportação do açúcar, calcula-se que naquele período da história, a exportação do açúcar rendeu ao Brasil cinco vezes mais que as divisas proporcionadas por todos os outros produtos agrícolas destinados ao mercado externo.

Oficialmente, foi Martim Affonso de Souza que em 1532 trouxe a primeira muda de cana ao Brasil e iniciou seu cultivo na Capitania de São Vicente. Lá, ele próprio construiu o primeiro engenho de açúcar. Mas foi no Nordeste, principalmente nas Capitanias de Pernambuco e da Bahia, que os engenhos de açúcar se multiplicaram.

  1. Fale sobre a abertura econômica da década de 90.

Devido ao neoliberalismo que influenciou a corrente principal do pensamento econômico no início dos anos 90, o Brasil intensificou a abertura comercial com diminuição de restrições e redução de tarifas de importação.

  1. O que é balança comercial?

É um termo econômico utilizado para quantificar a diferença entre o volume de exportações e importações de um país.

  1. O que é déficit e superávit em comércio exterior?

Déficit: Quando o volume de exportações é menor do que o de importações.

Superávit: Quando o volume de exportações é maior do que o de importações.

  1. O que é importação definitiva?

Podemos explicar o significado de uma importação definitiva quando uma mercadoria estrangeira é importada e nacionalizada, independente se há a existência de cobertura cambial, o que significa integrá-la à massa de riquezas do país com a transferência de propriedade do bem para qualquer pessoa aqui estabelecida.

  1. O que é importação não definitiva?

Ocorre quando não é feita a nacionalização da importação. É como se o produto fosse emprestado para um determinado país, ficando lá temporariamente.

  1. O que é nacionalização?

É o ato de tornar nacional uma mercadoria que era estrangeira. Ou seja, o produto de procedência estrangeira é importado de forma definitiva e são realizados todos os procedimentos necessários para que sua entrada no país ocorra em conformidade com a lei.

  1. O que é radar e quais os tipos?

É o Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros, que consiste em um registro obrigatório para empresas de todos os tamanhos que desejam atuar como importador ou exportador. Os tipos são Expresso, Limitado e Ilimitado.

  1. O que é despachante aduaneiro, suas funções e qual sua importância no processo de importação?

Ele é o responsável por representar formalmente os importadores e exportadores no trato com a Receita Federal e outras entidades governamentais, fiscais, comerciais, transportadores, armazéns. Dentre suas funções estão a formulação da Declaração Aduaneira, o preparo e a emissão dos documentos, firmar termos de responsabilidade, verificar quais tarifas deverão ser pagas e providenciar o pagamento desses tributos, acompanhar as vistorias físicas das mercadorias. Devido ao seu conhecimento, o despachante é fundamental para movimentar a economia e garantir boas oportunidades de negócio, já que ele possibilita negociações internacionais mais seguras, simplificando os trâmites burocráticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com