TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Tempos Modernos

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório do filme Tempos Modernos

O filme tempos modernos tem como foco retratar a revolução industrial de 1930, realizando uma critica ao capitalismo e modelo industrial Fordista Taylorista. Esse tipo consistia na divisão do trabalho e a especialização do operário em uma só tarefa, além da produção em grande demanda. Os funcionários eram monitorados durante todo o tempo, só podiam parar lanchar, ou almoçar, já que os donos das fabricas só se importavam e maximizar a produção e os lucros. Como retratado no filme, o personagem principal é submetido a uma quantidade enorme de horas repetindo a mesma atividade, que não consegue para de apertar os parafusos mesmo depois de encerrado seu horário de trabalho.

Nessa época a mão de obra era acessiva, e o desemprego era grande, o que levava a uma pobreza extrema, falta de higiene, criação de cortiços, e todos os tipos de problemas sociais, gerados pela grande maça de pessoas desempregadas. Foi dado inicio assim a um embate entre classes sociais, burguesia e proletariado. A classe dominante burguesia estava à beira de um colapso nervoso, pelo descontrole que crescia na classe operaria e usava de todos os meios para tentar vigiá-los, e atrapalhar sua organização. Os operários por sua vez se união para reivindicar os direitos, através de passeatas e manifestações. Nessa época que foram criados os primeiros sindicatos trabalhistas.

No filme o personagem Caritós, foi confundido com um representante de uma manifestação e acabou sendo preso, retratando assim a opressão sofrida pelos trabalhadores na época.

Durante as cenas entre o personagem principal e sua namorada essa realidade da pobreza é retratada, tamanha eram as dificuldades enfrentas por eles. O filme deixa claro que, o que os personagens idealizavam era condições de uma vida com o mínimo de dignidade, emprego, moradia entre outras condições básicas de sobrevivência.

Em suma, o filme Tempos Modernos retrata a alienação pela produção contínua e acelerada, o cenário urbano, a pressão e opressão dos patrões sobre os empregados, a desvalorização do ser humano, o surgimento do regime capitalista, o fortalecimento do consumismo e a crise financeira que afetou principalmente o proletariado e seus sonhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com