TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Filme Um sonho Possível

Por:   •  25/3/2016  •  Resenha  •  3.454 Palavras (14 Páginas)  •  2.141 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

4º Semestre

RESENHA

FILME UM SONHO POSSÍVEL

ORISLEI VASCO DE OLIVEIRA                         RA 9904006762

               

 TUTOR (a) PRESENCIAL: MARY VIEIRA DA SILVA

SOBRADINHO / DF

OUTUBRO DE 2015


UM SONHO POSSÍVEL

Um filme de grande sucesso hollywoodiano que premiou a atriz Sandra Bullock em 2009 com o globo de ouro e do Oscar como melhor atriz. Á historia contada nesta belíssima obra revela aquilo que podemos ser quando somos compartilhados de igual para igual, ou seja, aquilo que nós fazer ser, verdadeiramente humanos uns com os outros. A lição que o filme passa é como um exemplo de vida para qualquer pessoa que esteja à procura ou não de um motivo para uma maior valorização da vida, ou seja, aprendermos a cada dia mais, com as superações de nossos próprios conceitos a respeito do próximo.    

No filme percebe se que vários momentos representando a bibliografia de um jovem, eram como se fosse a minha própria vida passando em um slide, ou seja, onde um adolescente negro, pobre, gordo e quase analfabeto sem um lar familiar. O jovem de 17 anos Michael Oher, este é o nome deste americano nascido em Menphis Tennessee.

Michael Oher foi adotado por uma família de classe econômica alta americana, logo após de ganhar uma bolsa de estudos em uma escola particular, onde os filhos da família Tuohy estudavam. Esta família formada por Leigh Anne Tuohy e seu esposo Sean Tuohy e seus filhos Collins Tuohy e Sean Tuohy Jr. Michael Oher conseguiu a bolsa depois de ser apresentado ao treinado de futebol Americano da escola, por um conhecido que se preocupava com ele e o seu filho, esta pessoa aparece no filme como um mecânico de automóveis de uma oficina da periferia da cidade, que tem um filho de 13 anos amigo de Michael Oher, desde que nasceu os dois jogavam futebol na rua então o treinado viu o talento de Oher, ao vê-lo arremessar uma bola de basquete no pátio da escola neste dia em que Big Tonny pai de seu amigo o levou á escola. Naquele dia a vida de Michel começou a ter um novo rumo, os dias foram passando Oher tornou amigo do filho caçula da família Tuohy um menino de 10 anos, Sean Tuohy Jr freqüentava a primeira fase do ensino fundamental, Oher estava atrasado nos estudos devido a sua difícil trajetória de sua vida, onde a sua mãe biológica foi diversas vezes entregue ao conselho tutelar da cidade por envolvimento com drogas, onde acabará de perde a guardas dos filhos.

Michael Oher, antes de ser adotado pela a família Tuohy vivia pela as ruas com uma sacola plástica de supermercado, onde levava uma camisa, porém pensava ele ter um guarda roupa, certa noite a senhora Leigh Tuohy voltava de uma apresentação teatral do seu filho Sean Tuohy Jr, onde avistara Oher, perambulando pela a rua em uma noite de muito frio, pois a família o aborda e acaba levando a casa deles, lá no lar da família Tuohy, Oher passa a noite em um sofá do valor de 10 mil dólares, ao amanhecer a família convida para ele ficar com eles para participar do almoço do dia de graças, neste momento Oher surpreende a todos quando ele procura uma mesa para fazer a refeição, a senhora Leigh Tuohy se comove com a situação ao vê a sua família reunida na sala de TV, se alimentando e o jovem Oher sozinho na sala de jantar, neste momento a Sr, Leigh faz com quer toda a família se alimente na sala de janta, junto a Michael Oher. Naquele momento o jovem que nunca havia participado de uma refeição de ação da graças com uma família de verdade, onde todos agradeciam pelas as suas virtudes em poder de está ali naquele momento de confraternização e outras coisas mais do lado espiritual.

Em minha opinião eu nunca abriria as portas de minha casa, para receber um jovem em situação de risco, sem ao menos saber o seu verdadeiro nome, para mim a família Tuohy, estavam tão preocupados em poder ajudar o jovem que nem se quer passaram, em suas cabeças os riscos que correram de acolher o jovem nestas situações em seu lar, pois a única coisa que eles sabiam era que Oher freqüentava o ginásio da escola para recolher restos de alimentos, como refrigerantes, sanduíches e pipocas nas embalagens deixadas nas arquibancadas. Por muitas vezes o Sr, Sean Tuohy presenciou estas cenas bem ali na escola de seus filhos, para ele deve ter sido muito difícil, porém ele como empresário dono de diversos restaurantes na cidade, a sua esposa Leigh Tuohy convidou Oher para morar com eles.                            

 O único talento que levou Michael Oher a conseguir uma bolsa de estudos na tradicional escola, particular para alunos de famílias bem sucedidas daquela cidade do estado do Tennessee,foi deste pobre adolescente saber jogar futebol americano.Mesmo com todas estas características ,os preconceitos ainda o persegue do ambiente escolar aos campos de jogos.A família Tuohy sempre sobre lhe dar com estas diferenças dentro e fora de casa,sempre procurando melhorar a situação de vida de Oher, dentro de uma sociedade hostil com seus próprios semelhantes.Michael Oher com ajuda de professores particulares conseguiu,melhorar as notas na escola, matéria pós matérias,onde ele provou que não era um completo estúpido de não poder conseguir aprender as matérias correlatas ao desenvolvimento educacional básico .        

Várias cenas do filme da biografia de Michael Oher mostram a dificuldade que ele tem em adaptar ao time de futebol da escola, o seu treinador já estava quase desistindo de apostar no jovem. Mas quando a sua mãe adotiva Leigh Tuohy, pede para o técnico deixar- La poder instruir, Oher nos treinos, por diversas vezes ela ouviu dos professores dele que a melhor nota dele demonstrava que ele tinha um alto nível do instinto protetor, ou seja, que ele sempre procurava a defesa para se livrar dos problemas de infância, onde a sua mãe biológica mandava fechar os olhos, para ele não vê-la a se drogar e também, quando a policia aparecia em sua casa para cumprir mandatos de retiradas de guardas dos seus filhos.

Leigh Tuohy ao entrar no campo para instruir Michael Oher, faz com que ele veja a sua equipe de futebol, como a sua familiar e, portanto, que ele os protejam bloqueando o bloqueador do time adversário, estas regras são do futebol americano, onde o time ganha pontos ao conseguir a melhor Jarda na área do campo, que é a mesma coisa de dominar a maior área possível do campo do time adversário. A inspiradora jornada de jogador de futebol profissional de Michael Oher começou naquele dia com as instruções de sua mãe adotiva, ao trocar a sua posição de jogo no time, onde mais tarde ele será reconhecido como um dos famosos e mais talentosos atletas dos Estados Unidos da America. O filme mostra uma troca de benefícios entre a famlia Tuohy e o adolescente pobre sem lar e também sem família ao adotarem como um filho; em uma cena do filme a Sra. Tuohy tomar chá acompanhada, por algumas amigas da alta sociedade,quando questionada sobre a sua ação de adotar um jovem negro em situação de risco,ela responde as suas amigas, dizendo as que Oher mudou a sua vida e não somente a dele,porém ela percebera que ela e sua família foram as mais beneficiada.No meu entender é que a família Tuohy tinha de tudo do bom e  melhor ,mas tudo isto ao mesmo tempo fazia a sensação de que eles não tinham nada dentro deles um imenso vazio!Ou seja, é o que acontecem todos os dias com muitas pessoas que apenas alvejam os bens materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (212.1 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com