TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão de Conteúdo – Gestão Ambiental

Por:   •  5/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 2

                                  Revisão de conteúdo – Gestão Ambiental

1- A avaliação ambiental de locais e organizações conforme a norma NBR ISO 14015:2003 é definida como tipo de Processo? Comente sobre o processo.
Auditoria ambiental de segunda parte, que busca adequar a empresa ás leis ambientais dentro de uma postura defensiva.

2- Um estudo do inventário de resíduos sólidos de uma indústria têxtil aponta que 5% dos resíduos foram classificados como um resíduo perigoso – classe I, de acordo com a NBR 10004:2004 segundo a norma os resíduos perigosos apresentam quais características?
Apresentam periculosidade, ou seja, riscos á saúde pública ou riscos ao meio ambiente. Podendo ter estes propriedades físicas, químicas, infecto-contagiosas, inflamáveis e corrosivas.

3- Descreva no mínimo 4 ferramentas que podem ser utilizadas no processo de implementação dos princípios da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) nas organizações visando contribuir com a sustentabilidade.
Indicadores ETHOS, Declaração dos Direitos Humanos, Metas do Milênio, Guia ETHOS, Balanço Social, Banco de Práticas, Balanço Social IBASE, Pacto Global, ISO 14000.

4- Cite ações aplicadas ao quesito: Não conformidade, ação corretiva e ação preventiva de um SGA estruturado na NBR ISO 14001:2004.
Não Conformidade significa qualquer evidência que fosse dos padrões estabelecidos com base nos aspectos legais.

Ações corretivas são procedimentos que possibilitam a eliminação da não conformidade e sua não reincidência.

Ações Preventivas apóia-se na possibilidade de ocorrência da não-conformidade, estabelecendo procedimentos para verificação de suas causas potenciais.

5- Cite comportamentos necessários para desenvolver o conceito de ecologia industrial.
Ferramentas de inventário; Ferramentas de melhoria; Ferramentas de Priorização; Ferramentas gerenciais.

6- A ótica preventiva da política ambiental dos anos 80 cedeu lugar á outra integradora que passou a combinar os aspectos econômicos, social com os ambientais. Qual foi o principal documento que representou esses esforços?
Relatório de Brundtland

7- Na NBR ISO 19011, cite os fatores essenciais para execução de auditoria.
Conduta ética; Obrigação; Consciência Profissional; Independência; Evidência. Os critérios podem incluir também políticas e procedimentos aplicáveis á organização, normas, requisitos legais, regulamentos, requisitos contratuais, sistema de gestão, entre outros.

8- Em relação à ecologia industrial cite os comportamentos necessários para desenvolver esse conceito.
Ferramentas de inventário; Ferramentas de melhoria; Ferramentas de Priorização; Ferramentas gerenciais.

9- Quais são os objetivos do marketing ambiental?
Impulsionar os negócios de uma organização promovendo a fidelização de clientes, bem como prestar, desta forma, contas para a sociedade sobre as relações transparentes entre os meios de produção e o meio ambiente.

10- Na análise crítica da administração de SGA, estruturado na NBR ISO 14001 considera-se que a análise cubra o escopo do SGA, apenas de todos os elementos precisam ser analisados de uma só vez. Quais são consideradas as entradas para a análise pela administração?
Devem incluir resultados das auditorias internas e das avaliações do atendimento aos requisitos legais e outros subscritos pela organização, comunicação proveniente de partes interessadas externas, incluindo reclamações, o desempenho ambiental da organização, extensão na qual foram atendidos os objetivos e metas, situação das ações corretivas e preventivas, ações de acompanhamento das análises anteriores, mudança de circunstância, incluindo desenvolvimentos em requisitos legais e outros relacionados aos aspectos ambientais, e recomendações para melhoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com