TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas sociais

Tese: Problemas sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Tese  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A Questão Social surgiu na Europa no século XIX, com as transformações que ocorriam na sociedade devido a Revolução Industrial.

A compressão de Questão Social esta diretamente ligada às contradições existentes entre o capital e o trabalho, ou seja, a mesma tem sua especialidade conceituada no âmbito do modo capitalista de produção.

“A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”. CARVALHO E IAMAMOTO, (1983, p. 77).

O Assistente Social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito abrangente: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável em todos os sentidos.

2 DESENVOLVIMENTO

A Questão Social tem o seu surgimento na sociedade capitalista no século XIX, onde na mesma há transformações sociais, econômicas e políticas.

‘’O processo de urbanização, somado ao da industrialização, deu origem ao empobrecimento do proletariado, mas ao mesmo tempo, consciencializou essa classe da sua condição de exploração e levou à contestação da mesma. Por isso, a Questão Social atingiu contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que para enfrentá-la recorreu à implementação de políticas sociais. ’’ (Heidrich, 2006, p. 1).

Com a Revolução Industrial a sociedade passou a crescer, devido à saída do campo para as cidades em busca de uma vida melhor, que na verdade em vez de trazer melhorias de vidas a maioria dessas pessoas se depara com problemas, tais como desemprego, fome, problemas de moradias e sem contar com a falta de leis trabalhistas que facilitava a exploração da classe trabalhadora, gerando o descontentamento da mesma.

É nesse cenário que a Questão Social surge, em busca de melhorias de vida dessa população que é explorada e busca melhores condições de vida e trabalho.

O desenvolvimento da sociedade capitalista produz compulsoriamente a Questão Social, que a mesma se expressa através das desigualdades sociais. Pois a industrialização gera o acumulo de riquezas em mão de poucos, a pauperização de grande parte da população, sendo que essas desigualdades desperta insatisfação da classe trabalhadora onde a mesma busca seus direitos.

O Serviço Social no início era vista como caridade, ofertados pela concepção cristã de caridade, onde voluntários católicos praticavam uma assistência baseada na ideia do amor fraterno às famílias carentes, mendigos, doentes etc. Esta era uma prática assistência que não visava interesses pessoais ou recompensas, mas sim era voltada pelo prazer de servir ao próximo, por ser um dever cristão para as classes menos favorecidas, logo assim mostrando um espírito nobre.

O Serviço Social no Brasil teve sua origem a partir do amplo movimento social, desenvolvido pela Igreja Católica objetivando recristianizar a sociedade pelo catolicismo. Coincidem também com o início do processo de industrialização e do crescimento das populações nas cidades.

Posteriormente e ainda hoje, novas ideias foram se somando aos princípios bases do Serviço Social, auxiliando, desta forma, a profissionalização desse ramo profissional tal como vemos hoje.

A Questão Social por ser estrutural gera várias consequências na sociedade, fazendo com que em alguma ocasião haja intervenções para minimizar essas sequelas provocadas pela mesma. Essa intervenção é originada pelas políticas sociais criadas pelo Estado. Essas políticas são exercidas de diferentes formas, pelo fato da existência de modelos econômicos ou políticos que estão presentes em uma sociedade em um determinado momento.

É nesse momento que o Serviço Social é reconhecido como profissão. Esses profissionais trabalham com essas políticas criadas para atender ás necessidades sociais das classes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com