TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SECRETARIADO EXECUTIVO – UMA ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A ATUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Por:   •  27/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.515 Palavras (15 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2]

ISABELA MOYSA FERREIRA

SECRETARIADO EXECUTIVO – UMA ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A ATUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Londrina - PR[pic 3]

2018

ISABELA MOYSA FERREIRA

SECRETARIADO EXECUTIVO – UMA ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A ATUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

        

Pré-Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Disciplina 6SEC012, do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual de Londrina.

Orientador: Profª. SIMONE REZENDE


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        4

OBJETIVOS        5

Objetivo Geral        5

Objetivos Específicos        5

Justificativa        6

2. REFERENCIAL TEÓRICO        6

2.1Globalização e internacionalização: um breve levantamento histórico das relações internacionais        6

2.1.1 As relações internacionais atualmente        7

2.2 Globalização e mercado de trabalho        8

2.3 Secretariado Executivo e a fluência em idiomas        9

2.4 Competências e habilidades do secretário contemporâneo.        10

3. METODOLOGIA        11

3.1 O tipo de pesquisa        11

3.2 Universo e Amostra        11

3.2 Instrumentos de coletas de dados        12

3.3 Método de análise        12

4. RESULTADOS ESPERADOS        12

CRONOGRAMA        13

BIBLIOGRAFIA        14

1.INTRODUÇÃO

O presente artigo versará sobre a temática do trabalho de conclusão de curso, juntamente com a sua problemática e propostas para solucioná-la. Pretende-se analisar a possibilidade de o secretário executivo, apenas com a conclusão do curso, atuar frente a tomada de decisão de um escritório de relações internacionais, bem como se há necessidade de outras extensões ou possivelmente uma segunda graduação.  

Segundo Strate Bonzanini (2010), pode-se  fazer a conexão entre o secretário executivo, a Globalização e a Internacionalização, pois o profissional desenvolveu-se com o passar dos anos, deixando de ocupar cargos operacionais para fazer parte do nível estratégico da organização, por assim dizer, com a modernização das atividades consequente do grande avanço tecnológico , a grade curricular da área secretarial também evoluiu e adaptou-se à ciência da assessoria e da gestão empresarial acoplada aos estudos das línguas estrangeiras. 

Outra questão que merece reflexão em busca de respostas para a problemática em questão, trata-se da importância    do aumento da tecnologia que proporciona à profissão de secretariado características como: conhecimento em economia, adaptação às tecnologias de informação, consultoria executiva, organização de eventos, mediação de conflitos entre instituições.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Dada a vasta abrangência teórica oferecida pela grade curricular dos cursos de secretariado executivo das universidades, cujo objetivo é passar aos futuros profissionais visão generalista dos processos administrativos, elencamos como objeto de pesquisa a área de Relações Internacionais em concomitância à de Secretariado Executivo, com a finalidade de encontrar similaridades entre as atividades, e promover essa nova área de atuação para o secretário.

Objetivos Específicos

Afim de alcançar o objetivo geral proposto, elencamos abaixo os objetivos específicos, que nortearão as pesquisas:

  • Elencar as funções e aptidões de um profissional de RI e conhecer as exigências das organizações quanto ao currículo dos profissionais.
  • Analisar as grades curriculares dos cursos de secretariado executivo com a grade do curso de relações internacionais a fim de identificar semelhanças.  
  • Buscar discrepâncias ou similaridades no ensino de línguas entre as duas áreas.
  • Encontrar possíveis dificuldades e obstáculos na junção das áreas.
  • Elencar as aptidões do secretário executivo como profissional para as relações internacionais.

 

Justificativa

A justificativa do estudo se dá pela área de relações internacionais dentro de uma instituição ser um dos principais fatores quando se trata de estratégia empresarial internacional e o secretário executivo é apontado atualmente como agente facilitador deste processo. Portanto, surge a necessidade de afirmar o questionamento para os discentes e futuros graduandos de secretariado.  

Do ponto de vista da pesquisa, a primeira argumentação é o ensino das línguas estrangerias durante a graduação secretarial, sendo assim, o profissional é capaz de atuar nos setores que necessitam do intercâmbio de informações, além desta afirmativa, espera-se encontrar outras possíveis alegações no decorrer do projeto.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1Globalização e internacionalização: um breve levantamento histórico das relações internacionais

A disciplina de relações internacionais surgiu a partir do interesse por parte de estudiosos europeus em compreender os vínculos entre países, durante os conflitos da primeira guerra mundial. Ela nasceu como matéria em uma Universidade no País de Gales, os autores naquele período buscavam se aprofundar na união entre as nações e nas consequências do grande acontecimento.

1- A Guerra de 1914-1918, e o princípio da Nação-Estado da Sociedade das Nações. 2- O fim dos Impérios europeus, em consequência desse princípio: Império Alemão, Império Austro-Húngaro, Império Russo, Império Turco. 3- A distância entre a definição Nação-Estado e sociedade plural dos vários Estados: Espanha, Checo Eslováquia, França, Reino Unido, Itália, Rússia soviética. 4- A especificidade Portuguesa. O princípio da unidade do Minho a Timor, e a distinção entre colonizadores e nativos. A doutrinação de Gilberto Freyre, e a contestação de Fernando Cardoso e Darcy Ribeiro. O significado social do princípio. 5- A Guerra de 1939-1945, e o fim do Império Euromundista decorrente da Carta da ONU: Holanda, Bélgica, França, Reino Unido, Portugal. 6- O princípio terra-povo-fronteiras, em respeito à Conferência de Berlim de 1885. O grito que se traduziu em “deixem passar o meu povo”. (MOREIRA, 2017, p.1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (206.9 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com